Como abrir uma loja de artesanato: as dicas que você precisa

Se você está pensando em como abrir uma loja de artesanato, o primeiro passo é se atentar para o seguinte detalhe: existem 4 opções básicas de lojas neste segmento! Além disso, é necessário tomar uma série de providências administrativas e de divulgação.

Os 4 tipos de loja de artesanato são:

  1. Uma loja que vende artigos artesanais feitos por você.
  2. Uma loja com o objetivo de vender artigos artesanais, peças feitas à mão, de qualquer procedência, não necessariamente feitas por você.
  3. Um comércio especializado em artigos para se fazer artesanato, como colas, papeis, tesouras especiais, matérias-primas etc.
  4. Uma loja que faça tudo isso: tanto venda artigos artesanais prontos, como materiais para abastecer artesãos.

Bom, não tem como abrir uma loja de artesanato sem decidir isso primeiro.

Os públicos são bem diferentes e o seu planejamento de negócio também será.

Dica: quer abrir sua empresa? Então você precisa conhecer o Guru PME.

Depois de decidir isso, você terá que se planejar e organizar muito bem. Para ajudar você nessa tarefa, vamos passar algumas sugestões das providências administrativas necessárias e também os segredos para divulgar seu negócio e criar a identidade visual.

E já que estamos falando em organização, que tal usar um site com um programa online gratuito que te ajuda a planejar seus projetos? Visite o Trello e saiba como ele pode facilitar muito a sua vida de empreendedor!

07 - Ebook Trello WDL

Veja mais: 10 dicas práticas para melhorar a produtividade no trabalho

Como abrir uma loja de artesanato

São muitas as providências a serem tomadas. Vamos elencar aqui algumas delas para que você possa ter uma boa ideia de como organizar uma loja de artesanato e, a partir daí, tomar as devidas providências.

Providencias administrativas

Se você quer mesmo saber como abrir uma loja de artesanato, deve começar com os seguintes pontos:

Ponto comercial

Onde vai abrir sua loja? Pense em um local em que seu público possa ser facilmente encontrado, com um bom movimento, mas que tenha um aluguel que caiba em seu bolso.

Estrutura e layout da loja

Já pensou que sua loja vai precisar de uma área para exposição de produtos, um local para o caixa, uma parte administrativa e outra de estoques? Além disso, como abrir uma loja de artesanato sem mobiliário? Você vai precisar de prateleiras, expositores, um balcão e móveis de escritório, sem falar em equipamentos, tais como computador, máquinas de cupom fiscal, de cartão de crédito, impressora e telefones. Pense no valor destes investimentos!

Papelada para abrir loja de artesanato

Registros, alvarás, CNPJ, vigilância sanitária, bombeiros, Junta Comercial… estes são apenas alguns dos muitos trâmites que seu contador terá que lhe ajudar.

Confira também: Como registrar o nome de uma empresa: conheça os segredos!

Equipe treinada

Já decidiu se terá atendentes e vendedores? Quantos? Alguém para ajudar na parte administrativa? Defina sua equipe, pesquise salários e comissões e veja quanto isso tudo pode custar por mês. Lembre-se de fazer um bom treinamento para eles!

Matéria prima, estoques e preços

Estas são as partes mais delicadas de como montar loja de artesanato. O ideal é fazer muitas contas e ter certeza de que não está nem com excesso de mercadorias estocadas, nem com falta. Além disso, a precificação é um fator importante. Não basta colocar o simples custo do que foi comprado, mas é preciso ratear as despesas de aluguel, luz, salários etc. para cada produto vendido, sem falar nos impostos…

Mas calma!

Veja mais detalhes sobre isso nestes 2 artigos do SEBRAE:

Divulgando sua loja de artesanato

Não há como montar uma loja de artesanato sem pensar na divulgação. É provável que você não vá investir, pelo menos inicialmente, em mídias como TV e rádio. Mas existem outras formas de se fazer isso: desenvolvendo um site, marcando presença nas redes sociais e criando matérias de comunicação como panfletos e e-mail marketing, além de poder fazer promoções para atrair clientes.

Conheça a Elo7, eles são um dos principais sites do Brasil e certamente podem te ajudar como abrir uma loja de artesanato e divulgar ela para milhares de pessoas.

Uma dica é começar com uma festa de inauguração, convide amigos, parentes e os comerciantes das lojas próximas e organize esta comemoração de lançamento dentro de suas possibilidades, de preferência já entregando um belo panfleto de propaganda!

E para providenciar tudo isso, o primeiro passo é definir sua identidade visual, que são os elementos de comunicação que identificam sua loja, como cores, formas, tipografias e símbolos.

Normalmente, esses elementos são definidos em uma peça principal que dará o tom de sua comunicação: o logotipo.

site para criar logo

Dê uma olhada: 12 logotipos mais criativos para te inspirar

Para criar um bom logotipo é preciso que ele transmita os diferencias e o posicionamento de sua loja, além de se encaixar nos valores e preferência de seu público-alvo. A melhor maneira de se conseguir isso é com ajuda de profissionais de design. Sem eles, sua identidade visual pode ficar comprometida.

Um ótimo exemplo de como a identidade visual auxilia nas vendas, principalmente em pontos de venda, é o case de sucesso de nosso cliente, o restaurante carioca Point do Macarrão. Depois de ter aberto seu restaurante, um de seus proprietários aconselhou o sócio a investir em identidade visual e design de marca. E os resultados foram incríveis! Em pouco tempo já perceberam aumento nas vendas, além de receberem até propostas de franquiar seu negócio.

Veja também: Dicas para criar logotipo para artesanato

Aqui na We Do Logos nossos designers e redatores fazem sempre o melhor para vencerem as concorrências e entregarem um ótimo resultado para sua empresa. Quer ver? Então confira estas 50 opções de logotipos criados para um site de artesanato online enviadas por 38 de nossos designers. Além de tudo, este desafio pedia que fosse incluída uma mascote no logo!

Deu para perceber que para entender totalmente como abrir uma loja de artesanato é preciso muita dedicação e trabalho. E a gente tem certeza que isso você tem de sobra!

E se você está pensando em como abrir uma loja de artesanato e precisar de ajuda profissional para criar logotipo, papelaria, folder, layout para site ou diversos outros materiais de comunicação, faça como milhares de outros empreendedores e use os serviços de design da We Do Logos. Você se cadastra rapidamente no site, envia seu pedido de material, tudo online e muito ágil, e logo estará recebendo dezenas de opções de layout para opinar, pedir ajustes e refinar o trabalho até chegar no resultado perfeito! Você escolherá a melhor dentre as dezenas de propostas enviadas e, se por acaso não gostar de nehuma, recebe seu dinheiro de volta!

Conheça mais sobre a We Do Logos e revolucione a maneira de fazer comunicação em sua empresa:

nomes para docerias