negócios do futuro

Tecnologia e sustentabilidade são os negócios do futuro: aposte neles

18 novembro, 2017 1:04 pm | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Você gostaria de saber quais são os negócios do futuro e investir neles agora?

Com base no presente é possível prever quais são os negócios do futuro e pensar no que investir para se tornar um empreendedor de sucesso ou um profissional alinhando com os avanços tecnológicos e sociais.

Ao conversar sobre o futuro, nosso pensamento facilmente se direciona para artefatos tecnológicos: computadores, smartphones, além de softwares e outras tecnologias facilitadores da comunicação e transmissão de dados, como a internet.

Por isso, um dos principais negócios do futuro será a evolução de profissionais que atuem em plataformas online, como ferramentas de marketing digital e mídias sociais. Espera-se também que desenvolvedores e programadores se tornem ainda mais numerosos e relevantes no mercado de trabalho.

Empresas voltadas para o desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, tendem a se multiplicar, assim como a quantidade de Startups voltadas para o setor tecnológico.

Veja, nesta postagem, algumas dicas de com encontra negócios de futuro.

Saiba mais: Montar pequenos negócios em casa é mais fácil do que você imagina

Tecnologia como sinônimo de negócios do futuro

Automação de pessoas

Dentre os negócios do futuro não podem faltar os empreendimentos focados no desenvolvimento da automação de processos. O objetivo de inúmeras empresas e profissionais tende a ser automatizar funções que precisariam ser realizadas diariamente para que possam ser executadas em menos tempo e com menor esforço.

Investir em automação de processos significará também mais qualidade de vida.

 

Para que isso seja possível, será necessário um crescimento exponencial de empresas e profissionais focados em criar sistemas de automação cada vez mais específicos.

Cada negócio possui uma peculiaridade que precisará ser atendida por sistemas de automação únicos, pensados e desenvolvidos de forma personalizada.

Veja também: Como começar um empreendimento com reais chances de sucesso?

Internet das coisas

Denominada como Internet das Coisas, a tecnologia aplicada a dispositivos possibilitando a comunicação entre eles e tem se mostrado um dos principais marcos transformadores de uma era.

A expansão da conectividade de dispositivos como computadores, tabletes e até mesmo maquinários industriais possibilita a captação de informações, a análise de dados e até mesmo a formulação de respostas e soluções sem a necessidade da intervenção humana.

A consolidação de informações e a própria fabricação de produtos ou a realização de serviços através da automação tornam os resultados mais assertivos e deixam os profissionais mais livres para criar e inovar em vez de apenas executarem funções repetitivas.

Os profissionais, teoricamente, precisam se preparar para entender essa nova realidade e investir em processos automatizados para estar um passo à frente rumo aos negócios do futuro.

Confira: A era da inovação nas empresas com os intraempreendedores

Negócios do futuro e sustentabilidade

A busca pela sustentabilidade também fará parte dos negócios do futuro. O mercado de produtos sustentáveis, que ganha cada vez mais adeptos, é uma opção de investimento segura, já que cada dia mais é possível notar uma transformação social com pessoas que realmente se se importam com a procedência dos itens que consomem.

Produtos veganos, cosméticos produzidos com bases naturais e não testados em animais, além de roupas e calçados fabricados de forma sustentável estarão cada vez mais presentes no dia a dia.

Qualidade de vida

Além disso, ser sustentável está diretamente ligado à qualidade de vida, já que produtos orgânicos, por exemplo, além de serem cultivados de forma menos agressiva ao meio ambiente também estão livres de agrotóxicos, prejudiciais para a saúde.

Habitações sustentáveis

Ainda no campo da sustentabilidade, arquitetos e engenheiros civis, por exemplo, são profissionais que tendem a caminhar cada vez mais para a preservação ambiental através da produção de industrializada de empreendimentos em vez de utilização de recursos naturais diretamente.

A fabricação industrial de paredes, portas e até de toda a fundação de uma construção já é uma realidade e a tendência é que essa cultura se desenvolva cada vez mais. Esses profissionais precisam, portanto, acompanhar essas mudanças para atender às novas demandas.

Fique ligado: 8 grandes eventos de empreendedorismo em 2017

Seja flexível e adaptável

O mercado se transforma constantemente e para ser um empreendedor ou profissional de sucesso com futuro promissor é essencial ter flexibilidade e alto índice de adaptabilidade. É preciso deixar de temer as mudanças e aceitar que a evolução tecnológica e social são tendências contínuas.

Acompanhar os novos cenários é fundamental para a sobrevivência do seu negócio, independente de qual área seja, desde um restaurante a uma fábrica de calçados: todos os ramos são diretamente atingidos pelos avanços da tecnologia e da mudança de consciência e prioridades da sociedade.

Depois destas sugestões sobre negócios do futuro, já tem um projeto em mente?

Veja mais dicas de nosso blog sobre empreendedorismo e se prepara para um futuro de sucesso:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.