placa de advogados

5 dicas para aprender a escolher a sua placa de advogados

12 novembro, 2016 3:23 pm | Criado por | sem comentários | 11 meses

Embora os anos de experiência divisem os calouros dos veteranos advogados, toda a categoria possui algo em comum, independentemente dos anos de atuação: a necessidade por uma boa placa de advogados para figurar à frente de sua porta ou consultório.

Afinal de contas, ela é um cartão de visitas estático e fixo, mas crucial para, literalmente, dar nome ao seu talento e habilidade de advogar, agregando mais valor ao que você tem a oferecer, captando mais clientes de advocacia.

Quer saber um pouco mais sobre esse pequenino, mas fundamental item que pode acompanhar você por toda a sua carreira? Então saiba tudo a respeito das placas de advogados no nosso post de hoje!

08 - eBook - Guia para criar sua id visual e divulgar sua marca-CTA-600x200px

Saiba mais: Qual a importância da identidade visual na advocacia?

5 dicas práticas para fazer uma placa de advogados com qualidade e bom gosto

Quando em Roma, faça como os romanos! – já dizia o antigo provérbio, tão conhecido dos advogados.

O mesmo podemos dizer sobre adentrar em áreas do conhecimento que não dominamos. Da mesma forma que um designer que queira se aventurar na defesa de suas próprias causas jurídicas, sem a assessoria adequada, não terá bons resultados, é bem provável que um advogado também não conheça as melhores práticas da identidade visual para aplicar na confecção de sua placa de escritório ou mesa.

Por isso, se quiser mostrar com sua empresa é moderna e bem preparada para atender ao público com ajuda deste material de comunicação, sugerimos dar um olhada em nossas dicas e, se possível, consultar também um profissional habilitado!

Confira: Conheça 9 símbolos da advocacia

1- Por que investir em placas de advogados?

Porque estamos falando da sua identidade visual como pessoa jurídica, em primeiro lugar.

A sua placa de advogado irá preceder sempre a presença profissional que os seus clientes esperam de você, sem falar que ela contém as suas principais informações pessoais e profissionais, como o seu nome, registro da OAB e a sua especialidade.

E, apesar da maioria das informações estarem inseridas em um ambiente digital, os serviços jurídicos prestados por advogados ainda concentram grande parte de sua rotina diante de pessoas, como o tato pessoal em tribunais e as reuniões em seus escritórios de advocacia.

Assim, a sua imagem física ainda é de grande, senão fundamental, valia para a prosperidade da sua carreira.

Veja mais: Escolha o melhor modelo de cartão de visita para advogado

2- O que colocar na placa de advogado?

Anteriormente, falamos um pouco sobre isso.

Para uma melhor coerência e perspectiva da sua marca, a placa de advogado deve seguir a mesma identidade visual que você tem aplicado em todos os seus outros materiais de divulgação, como sites, blogs, redes sociais, cartões de visita, envelopes, folders e papéis timbrados, entre outros.

Isso impacta, diretamente, em outro aspecto que deve ser levado em conta, antes mesmo de criar a sua placa de advogado: a sua identidade visual.

Isso concentra duas questões que devem ser levadas em conta e comentamos nos tópicos a seguir.

Veja também: Dicas para criar folder para escritório de advocacia

3- Logotipo para advogados

Este é um dos principais elementos divulgadores do profissional jurídico que você é, pois, para o advogado, o logotipo pode significar o valor da marca que ele se apresenta e representa para os seus clientes.

Portanto, o logotipo deve ser pensado em primeira instância para, posteriormente, ser impresso na sua placa de advogado, pois ele irá traduzir aquilo que as poucas palavras da plaquinha significam, como a especialidade do advogado, por exemplo.

Por isso, é importante que se dê o devido valor ao logotipo de advogado.

Confira também: Logo advocacia: deve ser bem equilibrado, como a boa justiça

4- As cores da sua identidade visual

Qual é a mensagem que você deseja transmitir aos seus clientes?

Pense bem nisso, pois as cores escolhidas para a sua identidade visual possuem grande impacto na percepção do consumidor.

Assim, caso queira transmitir a sobriedade da sua profissão, opte pelo cinza ou o marrom – cores em alta no exercício da profissão – ou mesmo evoque a neutralidade da justiça com detalhes em branco, na sua identidade visual.

Tudo isso, inclusive, é fundamental para compor placas de advogados. E a sua, em especial, pois pode ser composta por esses detalhes que aparentam tão pouco, mas significam tanto!

Saiba mais detalhes sobre este assunto: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

5- Qual material escolher para a placa de advogados?

Por fim, vamos falar do momento definitivo da sua placa de advogados: o material de sua composição.

Em geral, os principais materiais utilizados na confecção desse tipo de placas são:

  • Metal.
  • Acrílico.
  • Plástico.
  • Vidro.
  • Madeira.

Aqui, não há certo ou errado em suas escolhas, apenas o material que melhor se adapta à identidade visual que você está construindo e deseja transmitir aos seus clientes.

Explore bem essa questão, e retransmita-a em todos os aspectos visuais da sua carreira. Acredite, contar com uma placa de advogados na sua mesa, ou na porta do seu escritório, e que tenha tudo a ver com você, faz muita diferença!

Mais inspirações: 5 dicas e 20 modelos de cartão de visita para advogados

Como criar materiais de comunicação com agilidade e bom preço?

Seja para um escritório de advocacia ou para qualquer outro tipo de empresa, criar materiais de comunicação, muitas vezes, não é a atividade fim do negócio, mas um meio de se divulgar.

Por isso, em meio a tantas responsabilidades para gerir seu negócio, contratar pessoal, lidar com clientes, fazer a administração financeira da empresa e diversas outras tarefas, não há como dedicar atenção plena a estes trabalhos ligados à comunicação e o marketing, por exemplo.

Neste contexto, a terceirização e o uso da internet têm sido grandes aliados dos empresários e profissionais liberais.

criação de logo e papelaria

Seja para criar papelaria, logotipo, cartão de visitas e outros itens, conte com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina.

Confira mais detalhes: Como funciona a We Do Logos

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura