plano de negócios escritório de contabilidade

Aprenda a fazer um plano de negócios para escritório de contabilidade

3 julho, 2017 10:17 pm | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Você sabe o que é um plano de negócios e qual é a sua importância na condução de um empreendimento? Pois, neste artigo, vamos solucionar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Além disso, vamos trabalhar a questão com base em um foco mais direcionado, que é a relevância do plano de negócios para escritório de contabilidade.

Assim, poderemos tratar devidamente não apenas a relevância desse tipo de planejamento comercial, mas também a sua aplicação para o seu ramo de atuação e na configuração de um plano de ação eficaz.

Saiba mais: Plano de Metas: como fazer, acompanhar e atingir resultados

Plano de negócios para escritório de contabilidade: veja como fazer

Não adianta simplesmente se sentar em uma mesa e começar a escrever ideias ou preencher planilhas. Um plano de negócios de contabilidade, ou de qualquer outro tipo de empresa, precisa ser feito com calma e cuidado.

Por isso, antes de entra nos detalhes, vamos entender melhor este conceito e como aplicá-lo em seu negócio.

Veja também: Confira como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro

O que é um plano de negócios

Antes de inaugurar o seu negócio próprio — durante aquela etapa em que todos os cenários são previstos e imaginados para garantir a solidez ao seu empreendimento — é possível elaborar o plano de negócios tendo em vista o sucesso de sua empresa.

Afinal, o documento consiste em ter um propósito claro, que é o de apresentar a viabilidade do seu negócio vingar, bem como as estratégias para atingir esses objetivos. Isso porque, quando bem elaborado, o plano de negócios para escritório de contabilidade, por exemplo, ajuda a entender as perspectivas sob os seguintes aspectos:

  • Estruturais
  • Administrativos
  • Estratégicos
  • Mercadológicos
  • Técnicos
  • Operacionais
  • Financeiros

Em resumo: todas as informações que você precisa para você se orientar ao tirar do papel o planejamento e abrir um negócio próprio!

DICA: Como atingir metas de vendas: 4 dicas para alcançar seus objetivos

Quanto custa fazer um plano de negócios para escritório de contabilidade

Ainda que seja recomendada a contratação de uma empresa especializada para elaborar o seu plano de negócios para escritório de contabilidade, você mesmo pode coletar as informações e colocar em ação o planejamento de acordo com as suas primeiras observações.

Isso porque o investimento gira em torno de R$ 6 a 20 mil — uma quantia razoável para ter um documento completo em mãos, mas que pode pesar no bolso do empreendedor às vésperas de montar o seu escritório de contabilidade.

Por isso, muitos optam por arregaçar as mangas e trabalhar no seu próprio plano de negócios para escritório de contabilidade.

Confira: GUIA: como montar um negócio com pouco dinheiro e enriquecer

A importância em fazer o plano de negócios

O que não mencionamos, ainda, é a relevância de ter esse documento sempre ao seu alcance, tendo em vista que ele é toda a projeção inicial do seu empreendimento, e cuja evolução pode ser acompanhada de perto quando você tem as primeiras previsões se realizando.

Ou seja: é possível analisar os fatores que possam estar prejudicando a sua escalada para o sucesso, tal qual havia sido previsto em seu plano de negócios.

Além disso, o plano de negócios é essencial também para a elaboração de outros planos, mas de menor volume, como é o caso do plano de marketing de sua empresa. Afinal, os dados iniciais já estão imputados no documento, bastando usá-los para rascunhar as melhores estratégias para desenvolver a sua marca.

Confira também: 7 dicas pra vencer na vida: como criar um negócio de sucesso

6 Dicas para elaborar seu plano de negócios para escritório de contabilidade

Agora que já demos uma boa revisitada na importância de um plano de negócios para contabilidade, que tal conferir as nossas dicas e, assim, começar com êxito a sua empreitada?

  1. Avalie a sua ideia e procure saber se existe oportunidade de mercado e se você realmente vai dialogar com um público qualificado e resolver seus problemas com a sua solução.
  2. Teste as suas hipóteses com amigos e procure identificar carências e imprevistos que devem ser contornados em seu plano de negócios.
  3. Mapeie a concorrência e explore os diferenciais deles, comparando-os com a sua visão empreendedora para o seu escritório de contabilidade.
  4. Ousadia é bom e pode ser um diferencial ao bolar o seu plano de negócios, mas não confunda a qualidade com imprudência — por exemplo: não acrescente metas exorbitantes ou similares às de concorrentes já consolidados no mercado logo em seu primeiro ano.
  5. Crie um plano de negócios executável, e não com projeções fantasiosas.
  6. O documento deve ser objetivo, claro e preciso em suas estratégias e execuções.

Com as nossas dicas, você com certeza vai dar um salto qualitativo para a elaboração do seu plano de negócios para contabilidade!

Veja mais: Pequenas empresas, grandes soluções de negócios

Modelo de negócios canvas: use em seu escritório de contabilidade

Uma das maneiras mais usadas para se fazer um plano de negócios, atualmente, é por meio do modelo de negócios canvas.

Por meio dele você deve preencher 9 campos, em um a única folha e papel, e com isso criar um plano de negócios perfeito!

Os nove campos incluem as seguintes perguntas:

  1. Quem são seus parceiros estratégicos?
  2. Quais são suas atividades de chave?
  3. Quais são os recursos chave?
  4. Qual sua estrutura de custos?
  5. Como será a relação com clientes?
  6. Quais os canais usados?
  7. Quais são os segmentos de mercado?
  8. Quais serão as fontes de receitas?
  9. Qual a proposta de valor de seu negócio?

Acesse esta postagem de nosso blog e conheça todos os detalhes do modelo de negócios canvas: Modelo de Negócio Canvas: Tudo para planejar sua empresa

Quer ser ainda mais produtivo? Baixe este KIT com 3 e-books e aprenda a se organizar melhor:

E se sua empresa precisa de materiais de comunicação para divulgar seu negócio, já sabe, pode contar com a We Do Logos! Veja porquê:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.