Dicas indispensáveis para acertar no aluguel de um imóvel comercial

Por Conube Contabilidade Online *

A escolha certa na hora de alugar um imóvel é um fator determinante para o sucesso do seu negócio. O exercício de sua atividade profissional deve ser realizado em local apropriado, de modo que atenda a todas as suas necessidades.

Para qualquer pessoa que está iniciando, é fundamental um planejamento detalhado para reter gastos desnecessários. O aluguel é um fator primordial. Para comprovar isso, um bom exercício é fazer uma rápida pesquisa entre jovens empresários, perguntando a eles qual a principal dificuldade nos primeiros anos. Certamente será grande a chance de muitos deles responderem: o aluguel!

Aprenda agora o que você deve analisar antes de alugar um imóvel para o seu negócio:

Há necessidade de alugar um espaço?

Muitos profissionais conseguem realizar sua atividade profissional sem precisar alugar uma sala comercial. Sem a necessidade da presença física de clientes no seu estabelecimento, você poderá trabalhar em casa, através de home office.

Consultorias, trabalhos através da internet, em tese, não precisam de um estabelecimento para angariar negócios. Contudo, frente ao aumento de serviço e a necessidade de contratação de funcionários, o aluguel de um local se torna realidade.

Portanto, analise se você consegue se esquivar de um aluguel sem prejudicar seu negócio. Se a resposta for positiva, desfrute da comodidade e da qualidade de vida que o home office fornece. Se a resposta for negativa, confira abaixo dicas para escolher a peça correta.

O que e onde alugar?

Analisando a área de atuação da sua empresa, você pode definir o perfil do consumidor ao qual o seu negócio se destina. Muitas vezes, não é necessário possuir uma empresa ou escritório muito bem localizado. Isso porque o seu negócio não depende da movimentação física de clientes. Dessa forma, você pode alugar peças em determinado lugar da cidade onde o preço é barato e viável para a sua situação financeira. Logo, você economiza e a atividade não é prejudicada.

Contudo, para empresas ou escritórios que necessitam de um grande fluxo de clientes, mostra-se de vital importância optar por áreas onde o tráfego de pessoas é intenso. Ou seja, um local bem localizado e que, consequentemente, trata-se de uma opção com aluguel extremamente valorizado.

O que fazer então?

Ora, se você depende de uma boa localização para a evolução do seu negócio, o investimento pesado em aluguel é necessário. Isso porque seus lucros tendem a aumentar e sua empresa, a crescer.

Obviamente que você deve analisar o seu orçamento para, então, alugar um imóvel bem localizado. Mas tenha em mente que, para muitas áreas de atuação, uma localização privilegiada é chave para o sucesso do negócio.

Leve em consideração a acessibilidade do seu cliente até a sua empresa. O fácil acesso influencia diretamente na quantidade de vendas. Optar por lugares onde há grande concorrência pode ser vantajoso.

Isso porque, muito embora os lucros possam ser reduzidos pela quantidade de empresas na mesma área de atuação, o fluxo de clientes será maior e através de promoções ou outras estratégias de marketing, você pode alcançar um aumento nas vendas e crescimento da sua receita. Assim, explorar a concorrência pode ser benéfico para os seus rendimentos.

Você também deve avaliar a necessidade de sua empresa precisar de um local com fachada bacana e vitrines. De que adiantará, por exemplo, você possuir uma loja que vende roupas e alugar uma peça com péssima localização, sem vitrines e sem movimento? A sua empresa estará fadada à falência.

Além disso, não se esqueça da segurança e do conforto para o seu negócio e para os seus clientes. Outros fatores, como a existência de estacionamento, devem ser analisados para o bem da sua empresa. Leve todos esses detalhes em consideração e tenha sucesso na sua escolha!

E quais as documentações necessárias?

Fora todas as questões já citadas acima e uma vez identificada a opção que mais se encaixa ao perfil e às necessidades da sua empresa, é a hora de se atentar às questões de autorização e às documentações que serão exigidas para que o local alugado possa ser utilizado dentro das leis.

Será que preciso verificar o Habite-se, que é o documento que comprova que a obra está regular perante a Prefeitura, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), o Laudo de Vistoria Técnica (Algumas prefeituras também podem solicitar outros laudos, como o Laudo de Vistoria Elétrica), além do Alvará de Funcionamento.

  • Se você quer mais dicas para melhorar o seu negócio, acesse Conube!

* A Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.