Como fazer apresentação profissional

Como fazer apresentação profissional com design matador

25 março, 2016 11:20 am | Criado por | sem comentários | 2 anos

Para saber como fazer apresentação profissional de uma forma brilhante e convincente, você precisa preparar um material muito bom e adequado. Projetar um conjunto de slides é um dos primeiros passos para preparar uma apresentação profissional. Eles irão ajudá-lo a se comunicar melhor com público e a demonstrar o seu profissionalismo. Por isso, merecem todo cuidado e carinho ao serem confeccionados.

Mas por mais bonitos e estilosos que estiverem seus slides, não há como fazer apresentação profissional sem um conteúdo interessante e relevante para seu público.

Este é um ponto de muita importância: apresenta algo que realmente vá trazer informações que interessam ao seu público, não enrole com execesso de slides se não for necessário.

Preparado? Então vamos lá!

eBook-2015-11-06-5-passos-para-criar-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Veja também: Como fazer apresentações corporativas

Dicas para fazer apreentação profissional de slides

1) Software usado

Há vários softwares que podem ser usados, como o Keynote ou o bom e velho PowerPoint. Não se esqueça de que você tem que conferir se o computador que você vai usar em sua apresentação suporta o formato do arquivo escolhido.

2) Tamanho

Na maioria das vezes um tamanho de 1024×768 a 72 dpi é uma boa escolha, pois oferece um bom equilíbrio entre a exibição perfeita e o bom funcionando.

3) Transições

Este é uma importante dica de como fazer apresentações profissionais: Tenha cautela com as animações de transição. Elas precisam ser simples para que a atenção não seja tirada do seu conteúdo, que é o mais importante. Ao mesmo tempo, eles podem acrescentar um toque final e profissional ao trabalho.

4) Modelos

A melhor escolha é fazer o seu próprio modelo, para que ele seja único. Use um belo slide mestre. Ele deve ser simples e ao mesmo tempo suave. Você pode usar texturas também e não se esqueça do uso consistente de fontes.

5) Coloque um contato

Muita gente se preocupa tanto em como fazer apresentação profissional de forma eficiente que se esquece de se identificar! Não se esqueça de que você é um personagem importante em todo o processo.  Por isso, é interessante que uma maneira de contato esteja presente durante a apresentação. No geral, um e-mail de contato no último slide é uma boa escolha.

Além de uma boa apresentação profissional, toda empresa precisa de materiais de comunicação e de uma identidade visual de qualidade. Confira o case de sucesso nosso cliente, o restaurante Point do Macarrão.

6) Como fazer apresentação profissional com o conteúdo adequado

  • Localização do conteúdo: coloque as informações importantes no topo do slide. Desta forma, aqueles que estão sentados na parte de trás e mais longe da sua apresentação conseguirão acompanhar o que você escreveu com facilidade.
  • Uma ideia por slide: não misture dois temas em um mesmo slide. A foto e o texto colocados precisam abordar a mesma coisa. Vai falar sobre uma nova ideia? Faça um novo slide. Lembre-se: não tem como fazer apresentações profissionais de qualidade com slides cheios de textos!
  • Imagens grandes: quanto maior for a imagem, mais fácil se torna para aqueles na parte de trás verem.
  • Uma imagem por slide: não coloque várias imagens em apenas um slide. Escolha uma para cada um, para que a mensagem a ser passada fique clara e chamativa para quem está assistindo.
  • Varie o seu visual: não faça todos os slides da mesma maneira, pois fica cansativo. Misture entre os slides fotos, ilustrações e escritas, para que eles chamem a atenção das pessoas.
  • Pouco texto: o slide precisa ser limpo, com menos de 15 palavras em cada um. A pessoa precisa prestar a atenção no que você está falando. Slides carregados tiram esse foco.
  • Cores de alto contraste: cores mais escuras (como vermelho no preto) tornam-se difíceis de ler em ambientes pouco iluminados. Use o texto de cor clara sobre um fundo escuro ou vice-versa.
  • Compartilhe seus slides: é interessante compartilhar o seu trabalho após a sua apresentação. Hospede seus slides em um fórum público para as pessoas verem e fazerem o download, o que lhe permitirá continuar a colher os benefícios de sua apresentação. Afinal, nada como fazer uma apresentação profissional, compartilhar na internet e descobrir que todos estão interessados nela, baixando e divulgando para maios pessoas!

Veja mais: 21 Dicas para criar uma Apresentação Comercial matadora

CTA-Blog2016-600x200px-flyer-consultor (1)

Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre folders de apresentação

Se você ou sua empresa precisam de uma apresentação de slides profissional e matadora, saiba que a We Do Logos também oferece serviço de criação de slide mestre! Além de criar logotipos, mascotes, layout de sacolas ou de sites, embalagens, cartazes e muito mais… Afinal, a We Do Logos é o maior site de concorrência criativa da América Latina, confira.

Veja este projeto de apresentação de slides em que foram envidas 15 opções de slides para uma empresa de gestão de plano de saúde.

Conheça mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.