Como criar cartazes

Crie cartazes e divulgue seu negócio em apenas oito passos

6 setembro, 2017 2:33 pm | Criado por | sem comentários | 3 meses

Quer transmitir uma mensagem, divulgar uma ação ou promover o seu negócio e não sabe por onde começar? Produzir um cartaz é uma forma fácil e eficaz de dar conta desses recados!

Com conteúdo impactante e objetivo, os cartazes são acessíveis e podem ser expostos em diversos locais para chamar a atenção de seu público-alvo.

E quem disse que eles devem ser simples? Apesar de terem o objetivo de passar a mensagem de maneira rápida, você pode abusar da criatividade e produzir cartazes únicos e ousados para chamar a atenção e aproximar os clientes de seu empreendimento.

Para isso, basta equilibrar toda a composição do cartaz, e evitar que as informações sobrecarreguem o material. Fácil, não é mesmo?

Para ajudar nesta tarefa, listamos algumas dicas de como criar cartazes eficientes para o seu negócio. Confira e invista já nessa forma de divulgação!

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Como criar cartazes e aumentar suas vendas

1-   Priorize seu público-alvo

Esta dica não está aqui por acaso! Antes de começar a entender como criar o seu cartazes é preciso se atentar em algo muito importante: o seu público-alvo. Alguns pontos devem ser analisados com cautela antes de dar início ao projeto do material para que seu objetivo seja alcançado:

  • Qual o objetivo do seu cartaz
  • Quem é o público-alvo
  • O que será promovido
  • O que merece destaque e o que não merece destaque
  • Qual a filosofia da empresa
  • Aonde o cartaz estará localizado

Assim você conseguirá trazer mais relevância para sua mensagem e mais lembrança para sua marca.

2-   Evite sobrecarregar o cartaz

Evitar o exagero de informações em seu cartaz é a melhor forma de atrair e conquistar o seu consumidor. Criar um material carregado de cores, imagens e textos cansa a leitura, ocasionando o efeito contrário ao desejado.

Atente-se em transmitir apenas a mensagem que de fato deseja passar. O cartaz deve ser claro e objetivo, e a melhor forma de comunicar é evitando o excesso de informações.

Lembre-se: menos é mais – principalmente quando se trata de fazer cartazes de sucesso para o seu negócio.

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3-   Escolha das imagens

Já reparou que muitas empresas dão preferência a cartazes com mais imagens do que textos? Dependendo da informação que desejar passar, trabalhar apenas com ilustração acaba significando muito mais do que o texto propriamente dito.

Mas, para que isso aconteça, é preciso escolher imagens que realmente transmitem uma mensagem, ou seja, elas precisam ser impactantes o suficiente para substituir o texto.

Se sua intenção é trabalhar desta forma, opte por uma imagem de qualidade que ocupe todo o cartaz ou boa parte dele.

4-   Definindo as cores

Como em todo material de comunicação, dar atenção na escolha das cores do cartaz é um elemento fundamental para atrair o seu consumidor.

É necessário fazer um estudo sobre quais serão as cores se adaptam melhor com a mensagem que o seu negócio pretende transmitir.

Também deve ser levado em conta a quantidade de cores utilizadas no cartaz. Dependendo do projeto, o uso de apenas uma ou duas cores pode ser o suficiente para impactar o consumidor.

5-   Atente-se à diagramação

A diagramação é um importante passo para que seu cartaz fique claro e objetivo. A melhor maneira de criar um layout harmônico e criativo e que, ao mesmo tempo, transmita a mensagem desejada, é contar com a ajuda de um profissional na área. O designer poderá fazer um projeto detalhado em cima dos objetivos de sua campanha.

6-   Mantenha um padrão

Se espelhar na identidade visual de seu negócio para criar um cartaz é uma boa maneira de manter um padrão dentro da empresa.

Mesmo que seu empreendimento não tenha uma identidade, se atente em padronizar os materiais para que os clientes passem a associar o layout com a sua empresa.

Por isso, ser criativo é a melhor maneira de como criar cartazes, dar destaque ao seu negócio e fazer com que seu público-alvo os note.

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7-   Benchmarking

Fazer uma análise da concorrência antes de dar início a criação de cartazes é um método importante para estudar quais padrões, cores e layouts são mais utilizados. A ideia do benchmarking é apenas para servir como inspiração, e não como cópia.

Abuse da criatividade e crie um cartaz personalizado e com a cara de seu negócio!

8-   Localização do cartaz

Por fim, se você quer saber mesmo como criar cartazes, estude bem o seu espaço para que o cartaz fique em um local com boa visibilidade dos clientes. Colocar seu material em pontos estratégicos como fachadas ou corredores com bastante circulação podem ser eficazes na promoção de seu produto.

Lembre-se que, além do consumidor ter boa visibilidade do cartaz, é necessário que seja fácil de ler, ou seja, evite colocar o material em pontos muito altos que dificultem sua leitura.

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.