Como montar um cartão de visita

Entenda como montar um cartão de visita sem dor de cabeça!

27 agosto, 2016 3:00 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Ter um bom material publicitário é sinônimo de boas impressões. Isso porque ele reflete não só as suas informações pessoais, mas também o estilo de seu trabalho e a identidade de sua empresa.

E não pense que isso depende somente do que está escrito – todos os elementos, escritos ou não, ajudam a formar a impressão que as pessoas formarão a partir de seu material. Por isso, é importante seguir algumas dicas básicas de como montar um cartão de visita para desenvolver o modelo ideal.

Um cartão de visitas é composto por diversos elementos. A peça chave na hora de pensar em como montar um cartão de visita é saber articular todos eles para criar o efeito desejado e transmitir a mensagem desejada. Mas como montar um cartão de visita não precisa ser um bicho de sete cabeças, separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa. Confira!

E se quiser orientações ainda mais completas sobre este assunto, baixe o nosso e-book: Guia Prático para Fazer um Cratão de Visita Eficiente.

eBook-GuiapráticoparafazerumCartãodeVisitaeficiente-Material-LP

Saiba mais: Como confeccionar o cartão de visita ideal para você

Como montar um cartão de visita perfeito para seu estabelecimento

Selecionamos algumas dicas importantes para criar o catão de visita ideal para sua empresa ou esmo seu cartão pessoal. Lembre-se: pode até parecer que o cartão de visita é uma material de pouca importância, mas, na verdade, ele é tão determinante para as estratégias de marketing e design de sua empresa quanto qualquer outro, seja um logotipo, site ou folder.

Primeiro passo: defina o texto para o seu cartão

Como montar um cartão de visita exige uma boa divisão e disposição dos elementos visuais, vale a pena selecionar qual será o texto impresso.

  • Priorize sempre o que é essencial: nome, endereço, telefone e site são as informações fundamentais. Como montar um cartão de visita tem como objetivo o contato, vale a pena também colocar endereço de Skype e WhatsApp, por exemplo.
  • Considere os itens secundários: se quiser colocar mais texto, pense primeiro em colocar o que é mais importante. Em seu ramo, o que chama mais atenção: a descrição dos produtos e serviços ou o seu slogan? Opte por aquele que for mais conveniente e seja o mais sucinto possível.
  • Escolha uma boa fonte tipográfica: o texto deve ser visível e legível. Por isso, a fonte (tipografia) deve ter um tamanho bom e proporcionar uma leitura agradável. Fuja de opções muito rebuscadas!

Veja também: Acerte nas letras de logos para a marca de uma empresa

Segundo passo: selecione imagens

Quer colocar alguma imagem em seu cartão? Isso pode ser interessante, mas é preciso pensar com cautela. Caso contrário, seu cartão pode ficar poluído e passar a imagem de desorganização e caos. Como montar um cartão de visitas exige uma boa seleção de informações, só use imagens se achar que elas são uma parte importante do seu negócio.

  • Cores do cartão: evite que as imagens tenham muitas cores, pois o efeito final pode ser muito confuso.
  • Modelo: vale a pena usar imagem com contornos fortes ou mesmo opções lineares, pois são mais visíveis em tamanho reduzido.
  • Provas impressas: faça sempre uma prova de impressão da imagem antes de mandar fazer o cartão. Ver a imagem no tamanho em que ela será impressa é fundamental na hora de se pensar em como montar um cartão de visitas.

Confira: 12 segredos de como conquistar clientes com imagens

Terceiro passo: escolha as cores

Os modelos mais simples de cartão têm apenas duas cores: a do plano de fundo e a da impressão. No entanto, como montar um cartão de visitas possui inúmeras possibilidades, é possível fazer outros modelos e criar ideias bem interessantes a partir de paletas mais inusitadas.

  • Contraste cromático: use cores que contrastem bem, pois isso ajuda na hora da leitura.
  • Logo do cartão de visita: se colocar o logo de sua empresa, opte por uma cor diferente no texto escrito. Isso dará mais destaque ao logo.
  • Plano de fundo: usar uma cor forte como plano de fundo cria um excelente efeito visual e deixa o seu cartão de visitas mais chamativo. Ideal para empresas mais jovens e com uma tendência mais criativa e informal.

Veja mais: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

Quarto passo: escolha o papel

Não adianta nada entender como montar um bom cartão de visitas e usar o papel inadequado para impressão. Em primeiro lugar, é importante que ele seja firme e resistente. Por isso, opte por uma gramatura entre 250 g/m2 e 350 g/m2, já que esse intervalo é o mais indicado para cartões. Também use um papel que tenha um bom acabamento, como o papel couché.

Confira também: Como escolher o tipo de papel para cartão de visita

4 projetos de cartão de visita criados online

Depois de ver tudo isso, você deve estar pensando: – Como arrumar tempo para montar um cartão de visita e prestar atenção a todos esses detalhes?

Se é esta a sua preocupação, saiba que diversos empreendedores estão usando sites colaborativos na internet para ganhar produtividade, agilidade e diminuir custos sem perder na qualidade que exigem.  No caso da criação de materiais de comunicação e design, a We Do Logos tem se destacado como a maior plataforma criativa da América Latina.

Confira alguns projetos de criação de logo e cartão de visita:

Projeto cartão de visita pata a empresa agropecuária A Campo:

  • Quantidade de opções de artes enviadas: 153
  • Número de designers participantes: 63

Cartão de visita vencedor:

como montar um cartão de visita

Confira aqui mais exemplos de cartões de visita participantes deste projeto.

Projeto cartão de visita para a empresa Líder Lonas:

  • Quantidade de opções de artes enviadas: 118
  • Número de designers participantes: 32

Cartão de visita vencedor:

como montar um cartão de visita

Confira aqui mais exemplos de cartões de visita participantes deste projeto.

Projeto cartão de visita para o Centro Médico dr. Tiago Saldanha:

  • Quantidade de opções de artes enviadas: 92
  • Número de designers participantes: 45

Cartão de visita vencedor:

como montar um cartão de visita

Confira aqui mais exemplos de cartões de visita participantes deste projeto.

Projeto cartão de visita para a empresa RSE – Logistica e transporte

  • Quantidade de opções de artes enviadas: 77
  • Número de designers participantes: 27

Cartão de visita vencedor:

como montar um cartão de visita

Confira aqui mais exemplos de cartões de visita participantes deste projeto.

depois de tantas dicas e exemplos, que tal começar agora mesmo seu projeto e montar se cartão de visitas?

CTA15-Blog2016-600x200px-logo-e-cartao-001

Confira também: Logo para cartão de visita pode dar um up em seu material!

Seja para criar cartão de visita, logotipos, slogan, folder e diversos outros materiais de comunicação e marketing, pode contar com a We Do Logos para conseguir alta qualidade com preços justos!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.