9 erros cometidos ao fazer um cartão de visita

O cartão de visita é provavelmente o impresso mais popular no meio empresarial, desde os pequenos profissionais liberais até os grandes conglomerados de empresas. Pequeno e prático, é a sua apresentação para potenciais clientes e parceiros de negócio.

Dada sua importância, é um formato em que erros são imperdoáveis! Mesmo assim, cartões malfeitos são encontrados em todo lugar, gerando uma comunicação travada e uma má impressão inicial. Quer evitar esses problemas? Veja neste artigo os principais erros na produção desse impressos e algumas dicas para fazer um cartão de visita impecável!

Excesso de informação

Muito cuidado ao selecionar as informações que vão para seu cartão. Trata-se de um formato pequeno (geralmente de 90 mm x 50 mm) e adequado à pouca quantidade de palavras. Nada de fazer um minicurrículo! O excesso de texto vai sobrecarregar a área do impresso e dificultar a leitura, transformando-o basicamente em um pedaço de papel sem função.

Priorize informações vitais como seu logo, nome da empresa e meios de contato, por exemplo. Uma alternativa para evitar a sobrecarga é utilizar também o verso do cartão, colocando as informações visuais na frente e textuais no verso.

Informações sem agrupamento ou hierarquia

Não basta apenas inserir informações: é necessário ordená-las. Cartões de visita com informações espalhadas por todos os cantos ou com itens de pouca importância ocupando mais espaço do que informações essenciais não são entendidos, sendo rapidamente descartados.

Não deixe seu cartão ficar com informações desatualizadas, muito menos tente “remendar” o impresso fazendo rasuras ou colagens. Se alguma informação importante sobre você foi alterada, faça um novo cartão.

Letras muito pequenas

Outro erro bem comum é utilizar letras pequenas demais. As informações em um cartão de visita têm que estar legíveis e claras ao leitor, que não deve em hipótese alguma “forçar” os olhos para enxergar algo. Tamanhos de fonte acima de 10 pontos são recomendados.

Fontes extravagantes

Muitas vezes o cartão vem com as informações essenciais em um tamanho confortável para a leitura, mas com uma escolha de fonte totalmente equivocada! Tipografias de estilo decorativo (como a Comic Sans), por exemplo, são totalmente desaconselháveis.

Cada público-alvo demanda uma fonte diferente, mas na maioria das vezes fontes limpas e de traços retos cumprem muito bem o trabalho de passar a informação adiante.

Muitas fontes distintas

Se usar fontes extravagantes é um erro, colocar várias em um mesmo local também é. Um cartão de visita tem que transmitir segurança e confiança, e mais de duas tipografias distintas em um impresso tão pequeno passam ao leitor o exato oposto do desejado.

Erros de português

Aqui temos uma falha imperdoável! Um erro gramatical põe a perder todo o processo de produção artística e prejudica seriamente a credibilidade do dono do cartão. Revise os textos com cuidado redobrado.

Harmonização de cores errônea

Muita atenção é necessária na hora de escolher a paleta de cores do seu cartão. Em um espaço reduzido como esse, é recomendável adotar um número de cores bem pequeno, algo entre três e quatro, com uma cor-base predominante e as demais em pequenas áreas. O excesso de cores ou grandes blocos de cores contrastantes causam confusão visual e até agridem a visão do leitor, afastando-o de seu impresso.

Outro cuidado na hora de trabalhar as cores é a associação com a identidade visual da empresa. O cartão precisa seguir a paleta utilizada na comunicação empresarial: utilizar cores diferentes causa estranhamento e desconexão com o restante dos itens de divulgação visual.

CTA15-Blog2016-600x200px-logo-e-cartao-001

Cores de texto e fundo parecidas

Se o contraste excessivo é reprovável no contexto visual do cartão, ele é vital para uma compreensão adequada dos elementos textuais inseridos. Se a cor de fundo é escura, opte por elementos textuais claros, especialmente o branco. Caso contrário, cores próximas ao preto são a opção.

Uso do papel errado

Como regra, usar papéis muito flexíveis ou frágeis é impensável: um cartão de visita tem que durar alguns anos resistindo a todo tipo de intempérie, seja água, poeira ou gordura. Papéis populares como o sulfite são completamente inadequados: nem pense neles! O ideal é investir em papéis resistentes e firmes, como o couché de altas gramaturas.

Fica também uma dica: o tipo de papel ajuda na transmissão dos valores da empresa. Por exemplo: um papel com bastante textura é adequado para vendedores de produtos artesanais, enquanto empresas de advocacia ou tecnologia podem investir em papéis de aspecto mais liso e clean.

Evite erros de produção na hora de fazer um cartão de visita

Mesmo que você tenha passado por toda essa checklist de erros na criação da arte, ainda há a parte que deixa designers e clientes ansiosos: a impressão. Por mais que tudo esteja visualmente perfeito na tela, existem falhas de processo que podem destruir todo o resultado.

Um dos exemplos clássicos é a baixa resolução. Por vezes uma imagem ou logo com resolução ideal para tela (72 dpi) é enviada sem tratamento para a gráfica, que exige um mínimo de 300 dpi, o que acaba gerando impressões desfocadas e pixelizadas. Também é bem comum o envio de artes sem a sangria — a “sobra” de arte para além do tamanho de corte do impresso —, o que pode deixar bordas brancas em seu cartão quando há falha da máquina cortadora. O mesmo vale para bordas incluídas no arquivo (erros na hora do refile podem fazer com que elas saiam desiguais) e a margem de segurança (elementos do cartão muito próximos à linha de corte podem ser cortados fora), comprometendo a qualidade do produto final.

Ferr4 - Ferramenta-Diagnótico-do-logo-BlogCTA-800x200px

Ao longo desse artigo vimos os erros mais comuns na criação e produção de um cartão de visitas. Um impresso de qualidade pode ser a diferença na avaliação que seus clientes têm de seu empreendimento, portanto esperamos que as dicas deste texto sejam de grande ajuda para o seu cartão de visitas ficar mais elegante e transmitir mais confiança! E lembre-se: caso ainda tenha dúvidas, procure a ajuda de umdesigner profissional, que certamente saberá a melhor saída pra seu impresso.

Gostou da postagem? Pronto para criar sua nova apresentação de forma impecável? Deixe um comentário dizendo-nos o que achou!