gramatura cartão de visita

Dúvidas sobre gramatura de cartão de visita? Solucione aqui!

22 abril, 2016 2:20 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Gramatura de cartão de visita é a relação entre a área total e o peso do papel usado na confecção do cartão. A unidade usada são as gramas por metro quadrado, identificadas pelo símbolo g/m2. É claro que seu cartão não terá um metro quadrado! Essa é a notação que representa quanto pesaria o papel usado em seu cartão de visita se ele tivesse um metro quadrado.

Por exemplo: quando dizemos que você deve usar um papel com 200 g/m2, queremos dizer que uma amostra desse papel medindo 1 metro quadrado pesa 200 g. Entendeu? 😉

03 - eBook-2016-02-28-Influencia-do-design-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Veja mais: Escolha o melhor site para fazer cartão de visita.

Mas o importante dessa história toda é perceber o seguinte: quanto maior a gramatura do cartão de visitas, mais rígido e resistente ele será.

Para ajudar você a entender melhor como escolher a gramatura de cartão de visita ideal para o seu caso, separamos algumas dicas, não só sobre gramatura de cartão de visita, mas também sobre outros detalhes à cerca da escolha de papel com este fim. Confira!

Veja também: 5 dicas para fazer cartão de visita de bom gosto e qualidade.

Gramatura de cartão de visita e outras dicas

Gramatura cartão de visita: qual a ideal?

A resposta para esta pergunta deve levar em conta diversos fatores. Em primeiro lugar as dimensões de seu cartão. Quanto maior o cartão, maior a gramatura de cartão de visita necessária para que ele não fique com uma aparência “mole”.

Da mesma forma, o tipo de papel escolhido também pode fazer a diferença. Papel verge, couché, artesanal etc., cada um deles pode apresentar diferentes comportamentos, dependendo da gramatura.

O que podemos adiantar é que a gramatura para cartão de visita mais indicada é de 200 g/m2.

Mas para que você entenda melhor esses detalhes vamos passar algumas outras informações sobre a produção de cartões de visita.

Tamanho do cartão de visita

As dimensões mais indicadas são 9 cm X 5 cm. Neste tamanho a gramatura acima indicada será suficiente. Se for fazer cartões muito maiores que estas mediadas, além de serem pouco práticos de portar e guardar, talvez tenha que mudar a gramatura de seu cartão e visita.

Papel para cartão de visita

Existem diversos tipos. O mais usado e que apresenta os melhores resultados é o couché fosco. Alguns preferem usar o couché com brilho, é apenas uma questão de gosto, mas costuma ficar mais elegante no papel fosco. É claro que é possível usar outros papéis, como o verge. Dependendo do tipo de verge usado, talvez seja necessária uma gramatura de cartão um pouco maior. Por fim, se você optar por papéis artesanais e reciclados, é importante se assegurar, caso a caso, de qual a gramatura ideal para seu cartão de visitas.

Mais informações: Como escolher o tipo de papel para cartão de visita.

Acabamentos

Normalmente os acabamentos não costumam interferir nas gramaturas de cartão de visitas. Um único caso possível seria se houver recortes no cartão ou formatos alternativos que possam comprometer a solidez do papel. Fora isso, a laminação fosca (que dá um brilho acetinado), a aplicação de verniz UV em detalhes do cartão, ou usar cantos arredondados não tem porque interferir na gramatura dos cartões de visitas.

Saiba mais: 5 Dicas para fazer cartão de visitas com apresentação profissional.

Um cartão de visita fica bem mais elegante e atraente se já tiver um logotipo. E já que você criou um logotipo, porque não desenvolver uma identidade visual para sua empresa que comtemple um planejamento adequado, envolvendo seu cliente com seu negócio de uma forma muito mais assertiva e que traz resultados?

Uma empresa que percebeu a importância de se desenvolver uma identidade visual adequada foi o restaurante carioca Point do Macarrão. Depois de desenvolverem seu logotipo com a We Do Logos, gostaram tanto dos resultados, agilidade e preços, que logo desenvolveram diversos outros materiais, como cardápios, uniformes, embalagens e até a fachada do restaurante. Segundo os sócios puderam perceber, houve melhora nas vendas e chegaram a receber propostas de franquiar seu negócio.

Assista mais detalhes desta conquista empreendedora nas palavras de quem vive essa história no seu dia a dia:

Confira: Cartão de visita empresarial: Não saia pra trabalhar sem ele.

Na We Do Logos, nossos designers estão preparados para aplicar os melhores conceitos de comunicação e marketing para valorizar seus materiais. Veja um exemplo disso visitando o link para este projeto de criação de logo e cartão de visita para um escritório de advocacia. Foram 37 opções de logo e cartão de visitas enviadas, por 12 de nossos designers.

CTA-Blog2016-600x200px-logo-moda-loja-Acessorios

Se você ou sua empresa necessitam criar um cartão de visita, outros materiais de papelaria, logo, folder, banner digitais e diversos outras peças de comunicação com bom preço, qualidade e agilidade, podem contar com a We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Você se cadastra no site, faz seu pedido (já definindo um preço dentro de certos critérios) e em pouco tempo, cerca de 24 horas, já estará recebendo dezenas de propostas de nossos designers para analisar, dar sugestões e pedir ajustes até que o material fique do jeito que você imaginou para poder escolher a melhor e mais criativa das opções enviadas. Na eventualidade de nenhuma das alternativas te agradar, você pode pedir seu dinheiro de volta!

Saiba mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.