tipos de cartão de visita

O diferencial perfeito de diversos tipos de cartão de visita

27 agosto, 2016 4:40 pm | Criado por | sem comentários | 12 meses

Apresentar-se bem não é algo que tenha uma fórmula exata. Por mais que se possam seguir regras de comportamento e um certo protocolo, o importante é deixar transparecer aquilo que o torna diferente e especial. Isso vale para grande parte das situações e no ambiente profissional não é diferente. E porque não refletir isso até mesmo em seu material? Entregar um cartão é a melhor maneira de deixar seu contato e os diversos tipos de cartão de visita que existem são perfeitos para isso.

Seja para a sua marca, para o seu produto ou até mesmo em caráter pessoal, ter um bom tipo de cartão de visita é essencial. Ele garante que suas informações não irão se perder e que os clientes e parceiros irão se lembrar de você.

E, como existem diversos tipos de cartão de visita, existe uma imensa gama de possibilidades.

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Agora, confira nossas dicas abaixo e escolha o tipo ideal para você e seu negócio.

Ideias criativas para os mais diversos tipos de cartão de visita

Elencamos uma série de elementos fundamentais para a criação de um cartão de visitas. Não deixe de se atentar a cada um deles e também aos tipos de cartões de visitas sugeridos.

Identidade Visual

Ter algo que permite que a sua marca seja identificada, sempre é uma excelente forma de fazer publicidade. Se você tiver algo assim, isso pode ser usado em diversos tipos de cartão de visitas. Não precisa nem mesmo ser o logo da marca, mas sim algo que a identifica e diferencia da concorrência.

  • Imagens chamativas: trabalha com produtos alimentícios? Coloque o desenho de seu item mais característico. Trabalhe com cores fortes e grande contraste para dar mais destaque à imagem inserida.
  • Escolha da Cor: se o seu empreendimento tiver uma paleta de cores bem característica, não existe em usá-la. Pense também em uma cor que seja bem especial e única para ser a dominante nesse esquema cromático.

Veja mais: O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

Dê destaque para o nome da sua marca

Que tal ter a frente do seu cartão apenas com o nome da marca? Coloque-a em letras grandes e com destaque. Use uma boa fonte e escolha cores contrastantes. A ideia vai valorizar o nome do seu negócio e ajudar na memorização da sua marca pelo público.

No entanto, fique atento: se o nome de sua marca for muito grande, com várias palavras, essa ideia pode não ser a mais adequada. Isso porque o elemento de destaque não vai ser tão significativo. Nesse caso, opte por um jogo de palavras ou por uma disposição mais harmônica na frente do cartão.

Use um papel diferenciado

Uma boa ideia para destacar o seu material em meio aos demais tipos de cartão de visita é trazer o foco da atenção para o papel empregado. Mas tome cuidado e use elementos visuais mais simples, para não sobrecarregar o modelo.

  • Papel reciclado: moderno e sustentável, o papel reciclado confere uma excelente impressão aos clientes.
  • Textura plástica: que tal ousar ainda mais? Um plástico fino é diferente e tem excelentes resultados de acabamento, experimente!
  • Papel envelhecido: se seu negócio envolve elementos clássicos ou tradicionais, use um papel com aspecto de envelhecido ou de antigo. Para fechar, use uma fonte clássica e com serifas, o que dará a elegância necessária à sua peça gráfica.

Veja também: Como escolher o tipo de papel para cartão de visita

QR Code

Se seu foco é tecnologia, escolha um tipo de cartão de visitas que reflita isso!

QR Code quer dizer “Quick Response” em inglês, em português seria código de resposta rápida.  São aqueles desenhos quadrados, cheios de quadradinhos dentro, e que são reconhecidos pela maioria das câmeras de celular, capturando informações ou direcionando para um site.

Nada mais moderno do que colocar um QR code em seu material, já que ele pode ser lido pela câmera do celular. Ele pode aparecer no verso do cartão e estar ao lado de outras informações importantes:

  • Dados de contato: o QR code pode ter seu nome completo, telefone, e-mail e permitir que eles sejam adicionados automaticamente na agenda do celular.
  • Portfólio: essa opção é ideal para profissionais independentes ou freelancers. Crie um site ou página com seus trabalhos e adicione um QR code em seu cartão que redirecione para esse endereço.

Cartão com diversas funções (vira um brinde!)

Se você tem medo que seu cartão se perca em meio a outros papeis, é possível escolher um tipo de cartão de visitas que tenha outras funções. Assim, você garante que o material esteja sempre à vista e ainda seja útil. E quanto mais útil para o seu cliente, maior a probabilidade de ser guardado para sempre!

Veja algumas ideias de cartão multifuncional:

  • Cartão Marca-páginas: perfeito para livrarias e para escritores, faça um tipo de cartão de visitas que possa ser usado como marca-páginas.
  • Cartão Régua: perfeito para arquitetos e engenheiros, é possível colocar uma escala de tamanho em seu cartão e usá-lo como régua.
  • Cartão Abridor: feito em material metálico resistente, é a dica para quem tem bar ou distribuidora de bebidas.
  • Cartão Espelho: que acha dessa ideia para quem tem uma loja de maquiagem, ou como cartão de visitas de um salão de beleza?

Estas são apenas algumas ideias criativas, Confira centenas de modelos de cartão de visita!

Qual tipo de cartão de visitas é o ideal para o seu negócio? Se quiser, pode começar agora mesmo a criar seu cartão de vistas com a We Do Logos!

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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