Como registrar o nome de uma empresa

Como registrar o nome de uma empresa: conheça os segredos!

20 fevereiro, 2016 3:34 pm | Criado por | sem comentários | 6 meses

Tão importante quanto saber elaborar um bom planejamento para cuidar da imagem do seu negócio é saber como registrar o nome de uma empresa, garantindo a exclusividade de sua marca, afinal, se você visa o crescimento dela, o ideal é que não apareçam outras tantas com o mesmo nome que o seu. Hoje, vamos falar um pouco sobre como registrar o nome de uma empresa, e como é importante proteger a força de sua marca de imitadores, confira as dicas!

Marca forte ajuda a vender - registre sua marca

Veja também: Como escolher nome para empresa: 3 obrigações e 9 proibições

Como registrar o nome de uma empresa

Por que registrar a marca

Ter sua marca registrada é importante a curto e a longo prazo, pois um negócio precisa de uma marca forte para crescer e gerar valor para os clientes. Depois disso, mudar de nome pode ser perigoso, pois confunde o público que já o havia associado ao seu produto ou serviço. Por isso, ao criar o nome, tenha certeza de que está no caminho certo.

Veja aqui alguns exemplos de nomes para empresa criados pelos profissionais da We Do Logos neste projeto para uma empresa de alimentação. Foram 165 opções de nomes enviados por 31 redatores. Na We Do Logos é assim: você sempre tem muitas alternativas para poder escolher a melhor!

Criação de nome online

Lembre-se também de que o nome é de quem registrar primeiro, por isso, se você já encontrou o mais adequado para o seu negócio, não deixe o registro para o dia seguinte, pois depois disso, brigar judicialmente pelo nome pode ser um trabalho bem mais caro e complicado.

Veja mais: Dicas para criar nome de empresa online e começar bem

como registrar nome de empresa

Uma empresa que soube tratar de todos os detalhes da abertura e ampliação de seu negócio foi o restaurante Point do Macarrão, que usou os serviços da We Do Logos para desenvolver toda sua identidade visual, confira neste vídeo: CASE Point do Macarrão.

Como registrar o nome da empresa

Depois de escolher, não tem como registrar o nome de uma empresa sem verificar no banco de marcas se já existe alguma outra igual. O registro se divide em 35 classes, por isso, se as empresas estiverem em ramos bem distintos, ainda é possível registrar marcas parecidas.

Em seguida, você deve determinar o tipo da marca. Os principais tipos são as nominativas, que são formadas só por palavras; figurativas, formadas apenas por símbolos; e mistas, que incluem nome e símbolo.

Todo o processo pode ser feito online, no portal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), através do e-MARCAS. A página oferece um link com um manual, que deve ser consultado antes para que possíveis erros não atrapalhem o procedimento.

Se você quiser, use o aplicativo da We Do Logos que mostra direitinho como registar o nome de uma empresa: Registro de Marca.

Feito o cadastro, você deverá pagar uma taxa inicial e, ao final do processo, outro valor é pago para garantir a proteção da marca nos primeiros 10 anos. Os valores das taxas variam em função das características em que as marcas se enquadram e do andamento do processo, mas, vale lembrar que as pequenas empresas têm direito a um desconto de 50%.

Depois, com o número do processo em mãos, você deve aguardar o exame de marcas e acompanhar a Revista Eletrônica da Propriedade Industrial (RPI), onde são publicadas novas exigências, caso o formulário contenha erros. A revista traz também a publicação do pedido, quando outras pessoas terão acesso à sua marca para possíveis contestações.

Por fim, caso não haja nenhum empecilho, seu registro de marca também será publicado na RPI e só deve ser atualizado novamente dentro de 10 anos.

Saiba mais: Como registrar uma marca: 5 passos para proteger seu negócio

Agora que você já sabe como registar nome de empresa, se você deseja criar um nome para seu negócio ou produto de maneira profissional e segura, então venha para a We Do Logos. Nossos profissionais estão esperando seu briefing para fazer o melhor pela sua marca.

Rodapé-conheça-a-WDL1

Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.

Comentários estão fechados.