Criação de nome para empresa

11 dicas top para criação de nome para empresa

30 janeiro, 2016 1:16 pm | Criado por | sem comentários | 3 meses

Criação de nome para empresa exige grande responsabilidade, pois o título irá representá-la perante seu público. Durante o processo criativo existem algumas dicas que você deve seguir antes de escolher qual nome deve ter seu negócio. Dessa forma, além de gerar maior aceitação, você evita cair no erro que muitas empresas comentem: batizá-la com um nome embaraçoso.

Na hora de criar nome para empresa é preciso seguir algumas regras importantes. Por isso selecionamos algumas dicas de criação de nome para empresa para ajudar você a escolher a melhor opção para o seu negócio. Lembre-se também de um detalhe fundamental: nunca escolha um nome para sua empresa que represente unicamente seu gosto pessoal, atenda ao gosta e às preferência do seu público-alvo!

criação de nome para empresa

11 dicas para criação de nome para empresa

Nomes de mepresa com trocadilhos

Trocadilhos são bem vindos, ainda mais se tiverem a pronúncia peculiar e uma escrita diferente. Especialistas afirmam que eles são melhor para negócios locais. Só é preciso ter cuidado para não gerar uma sonoridade negativa.

Estrangeirismos atraem classes C e D

Consultores afirmam que palavras em outra língua, principalmente em inglês, atraem consumidores de classes C e D. Entretanto, eles precisam ser fáceis de escrever e falar, caso contrário, não geram impacto e podem ser esquecidos. Os negócios tipicamente locais devem fugir dessa estratégia.

Criar nomes de empresa curtos

A tendência é que nomes curtos sejam memorizados mais facilmente pelo público. Entretanto, caso seu produto seja direcionado às classes A e B, o ideal é deixar essa regra de lado e tentar algo mais sofisticado, que gere identificação com esses consumidores.

Criar nome para empresa com siglas

O tipo de negócio que mais combina com siglas são escritórios, pois, no geral, sobrenomes não têm peso no mercado. É mais importante destacar o ramo, como JR Consultoria, ou LM Contabilidade etc.

Palavras com prazo de validade

Palavras da moda ou gírias podem ficar velhas. Assim, o que hoje pode estar na boca do povo, amanhã pode não ser mais lembrado. A empresa, porém, deve solidificar suas bases e permanecer.

Os bordões de novelas, por exemplo, caem no gosto popular durante alguns poucos meses, mas com o fim da história, logo caem no esquecimento. Então, não é uma boa ideia usar algo similar em seu negócio.

Identificação com o nome da empresa

O seu público precisa se identificar com o nome da sua empresa. Além disso, ele deve ser único e trazer uma ideia que esteja entrelaçada com o que é oferecido ou com o setor de atuação do seu negócio.

Endereço fácil na internet

 Hoje em dia, ter um site com conteúdo relevante para o seu cliente é fundamental. Mas é preciso tomar alguns cuidados.

Algumas letras não são comuns em nossa língua e podem apresentar uma grafia esteticamente desagradável, como o “w”, “y”, “k”, “x”, “ç”. Então, é sempre bom evitar esses caracteres e endereços muito complexos.

Criação de nome para empresa com diminutivos

Palavras no diminutivo podem ser um tiro pela culatra. Em vez de um nome carinhoso ou íntimo, o efeito pode ser de pouca credibilidade ou menos status.

Tenha em mente que hoje a empresa pode ser pequena, mas que em algum momento ela irá crescer. Esse, pelo menos, deve ser o objetivo de todo negócio.

Criar nomes para empresa que possam gerar repulsa

É preciso ter cuidado com alguns nomes que apresentem a tendência de causar repulsa nos consumidores. Eles podem conectar o título a alguma má experiência e seu negócio pode não prosperar.

Palavras fortes geram aceitação

Algumas palavras fazem referência a ideias fortes e poderosas, como ‘imperador”,  “rei” ou “rainha”, que geralmente são bem aceitas pelo público.

Entretanto, é preciso que o produto esteja à altura do nome, para que a experiência das pessoas não seja desagradável.

Nome, Slogan e Logotipo

Alguns especialistas da área indicam que essas três partes da marca devem ser pensadas juntas, pois esse é o melhor caminho para que o público possa entender o conceito do seu negócio.

Criar o nome para a empresa é o primeiro passo para o seu sucesso, mas não basta ter um nome espetacular se sua comunicação visual não for eficiente. Por isso, invista na sua comunicação visual.

Como você percebeu, criação de nome para empresa é coisa bem séria! E quanto mais você se aprofundar e estudar o assunto, melhor.

Saiba mais: Logo, marca e logotipo: 25 definições para entender tudo

10 razões para escolher a We Do Logos para criar o nome da sua empresa.

Precisa de mais dicas para criar nome para empresa?

Se você busca serviços como criação de nome para empresa, logotipo, slogan, papelaria, criação de embalagens, entre outros, venha conhecer a We Do Logos. Nossos mais de 80 mil designers estão em todo o Brasil aguardando seu briefing para fazer o melhor pela sua marca. Acesse nosso site e confira nossos serviços.

Rodapé-conheça-a-WDL

Sobre o autor dessa postagem

Pedro Renan

CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo, certificado pela Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais. Cursou Administração na FGV, com passagens pelas áreas financeira, comercial e atendimento. Pedro é apaixonado por empreendedorismo e inovação.

Comentários estão fechados.