Entenda a importância e a função da embalagem para alimentos

6 janeiro, 2017 4:35 pm | Criado por | sem comentários | 10 meses

Muitas vezes a embalagem dos produtos é deixada de lado pelos empresários ou não é muito bem planejada. Mas, vale a pena saber que ela possui algumas funções extremamente importantes para os alimentos e também para as vendas.

Algumas empresas cometem o terrível erro de não caprichar na sua embalagem, pois não acreditam no poder que ela tem.

Além de conservar adequadamente os alimentos, uma embalagem bem pensada é um aspecto relevante de atenção e atração para as vendas. Afinal, ela é capaz de seduzir o consumidor e fortalecer a marca.

Isso acontece porque, antes de ter contato com o produto, o público analisa a embalagem. Ou seja, se a embalagem não for atraente e não trouxer as informações que procura, fatalmente aquele consumidor optará por produtos da concorrência.

Se você ainda duvida sobre o poder da embalagem dos produtos alimentícios, confira aqui as suas principais funções e comece a planejar seus novos recipientes e invólucros!

Conserva melhor o alimento

A primeira função de uma embalagem para alimentos é a capacidade de conservar a comida. Por esse motivo, deve ser pensada de acordo com cada característica do produto para garantir sua durabilidade e também a manutenção de sua qualidade.

Leve em consideração algumas informações importantes, como a forma que o alimento será consumido, sua validade, o armazenamento, entre outros. Tudo isso interfere no modelo da embalagem e também no material com o qual deve ser fabricada.

Por exemplo, os produtos que são vendidos em tamanho econômico ou família devem ter um fechamento para conservar os alimentos depois que os invólucros são abertos. Outros podem ser vendidos em uma embalagem individual. Seja unitário, seja um pacote grande com porções menores, dividido em frascos.

Analise também o local de consumo dos produtos. Se você vende doces para saborear na hora, pense em embalagens mais práticas. Mas se comercializa itens que demoram mais tempo para serem consumidos, como refeições congeladas, pense em embalagens que facilitam o armazenamento e o preparo, e também garantam a qualidade do alimento.

Agrega valor ao produto

Além da conservação do alimento, a embalagem também é importantíssima para agregar valor ao produto que você vende. Quando ela é planejada e bem feita, é possível utilizá-la como estratégia de marketing para aumentar as vendas.

A embalagem pode deixar o produto com a cara que você deseja, a fim de atingir o público-alvo almejado. Uma embalagem mais delicada pode remeter a um produto mais requintando. Já uma embalagem mais simples, poderia sugerir um produto mais prático.

Outras embalagens ainda são perfeitas para presentear ou até mesmo permitir a reutilização posteriormente. Por exemplo, se você trabalha com chocolates, poderá oferecer no mercado uma embalagem diferenciada para dar de presente, feita com metal, MDF, papelão mais espesso ou ainda guardar as guloseimas em cestas de vime.

A embalagem mais elegante também pode ser vendida como uma edição especial, agregando valor pela escassez de apenas algumas unidades à disposição e por tempo determinado. Dessa forma, você poderá instigar o consumidor a comprar e colecionar embalagens únicas do seu produto.

Você também poderá criar opções mais práticas e dinâmicas, que induzam ao consumo rapidamente. Vender chocolates e doces de potinho, como bolos e brigadeiros, precisam vir acompanhados de uma colher. Dessa forma, o consumidor poderá aproveitar o produto imediatamente.

Além disso, a praticidade também ajuda a fidelizar, pois o comprador dará a preferência pelos produtos que já conhece e sabe que são práticos.

Atrai muito mais o consumidor

Embalagens bem produzidas e chamativas também atraem a atenção dos consumidores. Mas entenda como “chamativa” algo que desperte o interesse do público.

Isso não significa usar apenas cores vibrantes, como o amarelo e o vermelho, para provocar a visão do público. A embalagem para atrair o consumidor pode ter um formato diferente, um apelo inusitado ou outra característica que faça o seu produto ser único na prateleira.

Algumas ideias de embalagens chamativas são bem simples, porém incríveis. Como a ideia de transformar a caixa de chocolate em um bombom gigante ou ainda os sucos de caixinha com o formato de fruta, de acordo com cada sabor.

A maioria dos produtos leva ao mercado embalagens semelhantes aos seus concorrentes. Criar um formato só seu será um grande diferencial.

Outra ideia que atrai o consumidor é criar algo diferente que possa ser reutilizado depois. Como garrafas de água com formato de personagens ou até mesmo com o bico para facilitar o consumo. Outro exemplo clássico são os potes de vidro, que posteriormente viram copos ou porta-mantimentos.

O diferente atrai os olhares curiosos dos consumidores. Quando uma embalagem é singular e exibe um apelo visual que agrade o público-alvo, fica mais fácil conquistar o seu consumidor. Ainda mais quando, junto com a embalagem, é trabalhado o fortalecimento da marca.

Fortalece a marca através do reconhecimento

Muitas marcas são conhecidas no mercado por suas características básicas, como suas cores, a fonte utilizada, o formato único da embalagem, entre outros. Quando todos esses detalhes são trabalhados em conjunto com a identidade visual da marca, ela começa a se fixar na mente do consumidor, ganhando reconhecimento crescente no mercado.

Note que as marcas mais conhecidas dificilmente mudam suas cores originais e algumas outras características marcantes. Isso acontece porque o público já conhece os produtos com aqueles pontos e os reconhecem de longe. 

Uma boa embalagem contribui para fortalecer a marca através do reconhecimento. Mas, para que isso aconteça, você deve conhecer exatamente o seu público e traçar estratégias corretas para apresentar os seus produtos aos consumidores.

Por meio de materiais no ponto de venda você poderá fortalecer a presença de seus produtos no mercado, aumentando as chances de ter uma participação maior. Elementos como totens, adesivos e faixas de gôndola auxiliam na hora do consumidor visualizar os itens na prateleira com mais facilidade.

Porém, é importante que tudo isso esteja de acordo com a embalagem que o seu produto apresenta. Lembre-se de que o conjunto dessas estratégias ajuda a aumentar as vendas.

Agora que você já sabe mais sobre a importância da embalagem para alimentos, pode começar a projetar as suas. Com isso, você conseguirá melhorar os seus resultados e aumentar as vendas.

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.