como aumentar as vendas de uma loja de roupas

Veja como aumentar as vendas de uma loja de roupas em 5 dicas

31 maio, 2017 9:00 am | Criado por | sem comentários | 3 meses

O varejo é um dos setores mais exigidos por inovação, uma vez que sua concorrência é acirrada e a diferenciação é crucial para influenciar a decisão de compra do cliente.

Nesse sentido, é importante se atualizar constantemente em saber como aumentar as vendas de uma loja de roupas, já que, atualmente, esse índice pode vir de diferentes maneiras — desde a atenção às necessidades do consumidor ao cuidado em expor as peças de roupas.

E, para ajudar a gerar vantagem competitiva no seu negócio, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre como aumentar as vendas de uma loja de roupas. Confira!

Saiba mais: O que fazer para vender mais: 6 dicas para bater suas metas

5 técnicas de como aumentar as vendas de um aloja de roupas

1- Saiba qual é o seu objetivo

Em primeiro lugar, saber como aumentar as vendas de uma loja de roupas é, na verdade, uma resposta à questão: você sabe qual é o seu objetivo?

Afinal de contas, por meio dessa informação você sabe a melhor forma de elaborar um plano de ação para cativar o seu público-alvo, desenvolver as partes que mais necessitam de ajustes e criar estratégias direcionadas a esse objetivo.

Por isso, de nada adianta aumentar ou diminuir os preços, investir em merchandising, mudar a trilha sonora de sua loja e uma série de outras ações precipitadas se você sequer sabe por onde começar.

O planejamento é indispensável para o sucesso de suas ações sobre como aumentar as vendas de uma loja de roupas.

Por isso, não pule essa etapa e veja os seus planos fluírem com mais harmonia e resultados a partir desse cuidado em compreender todo o cenário antecipadamente.

Use a técnica 5w2h, que é uma sigla em inglês, e se pergunte:

  • What = O que preciso fazer?
  • Why = Por que devo fazer isso?
  • Where = Onde será feito?
  • When = Quando será feito?
  • Who = Quem fará?
  • How = Como será feito?
  • How Much = Quanto vai custar?

As perguntas não precisam ser respondidas nesta ordem, mas o resultados pode ser algo assim:

Precisamos criar materiais promocionais para anunciar a nova coleção de forma destacada nas vitrines; porque isso atrairá mais publico e mostrará nossos ótimos preços; os matriais ficarão na vitrine e no interior da loja também; faremos isso no início da estação, no dia X; eu me encarregarei de produzir os materiais e as vendedoras Fulana e Beltrana decorarão as vitrines; o custo total desses matriais será de Y reais.

Dessa forma, tudo fica maios claro e objetivo.

2- Acredite nas suas soluções: não baixe os preços, encante os clientes

Entender como a sua empresa pode oferecer soluções para o público-alvo é um dos primeiros passos para elaborar estratégias sobre como aumentar as vendas de uma loja de roupa.

Em seguida, é imprescindível fazer com que a sua equipe compreenda os diferenciais do local onde trabalha para poder aplicá-los no atendimento ao cliente.

Daí, a importância em trabalhar constantemente no perfil do seu próprio negócio para alinhá-lo ao perfil do seu consumidor e, assim, transformar o seu negócio em uma solução completa para os clientes, e seus vendedores em consultores capazes de proporcionar tais soluções.

Por exemplo: se suas roupas são para a prática esportiva, seus vendedores devem conhecer os esportes e dar dicas de como usar adequadamente cada peça de roupa (como faz a Decathlon), por outro lado, se se trata de moda jovem feminina, contrate garotas que gostam de moda e sabem dar bons conselhos (como faz a Daslú).

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3- Conheça seus clientes: pergunte o que precisa melhorar!

Com base na dica anterior, é importante que você conheça o perfil do seu público-alvo. Isso significa compreender, de fato, as suas dores, desafios e necessidades, bem como os hábitos de consumo.

Consequentemente, você aprende a definir soluções diversas para suprir a demanda e, assim, enraizar cada vez mais no inconsciente dos clientes como uma solução prática, acessível e que se relaciona diretamente com o consumidor.

Assim, como já mencionamos, a sua loja deixa de ser um comércio, apenas, e se torna a solução para uma demanda, um desejo, uma necessidade de seu cliente.

E isso deve estar intimamente enraizado no treinamento de seus colaboradores, que devem saber conciliar suas soluções com a demanda dos consumidores para, então, saber como aumentar as vendas de uma loja de roupa naturalmente.

Assim, que tal reunir 4 ou 5 clientes fiéis, típicos de sua loja, que você chega a conhecer pessoalmente, ou ao menos alguns vendedores os conhecem, e os convide para um café da manhã.

Pergunte o que mais gostam e o que poderia ser melhorado na loja, implemente essas mudanças (usado o 5w2H) e veja se sua vendas não irão aumentar.

4- Desenvolva qualidades positivas para o atendimento

Aprender como aumentar as vendas de uma loja de roupa é um desenvolvimento que se estende também às qualidades pessoais. Ou seja: de nada adianta empurrar uma peça para o cliente ou enganá-lo.

Por outro lado, ao trabalhar com solicitude, simpatia e interesse em solucionar o problema do seu consumidor pode ser o caminho mais curto para encantá-lo e fidelizá-lo.

Dessa forma, trabalhe tais aspectos positivos para que a sua equipe pense em metas e vendas como mera consequência da satisfação dos clientes que vêm até a sua loja.

Em algumas empresas, aliás, outras métricas são usadas para definir cotas a serem batidas, como número de telefonemas feitos para clientes, quantos atendimentos que foram elogiados ou vendas adicionais.

Faça isso, incentive seus vendedores a tomarem atitudes com estas e remunere-os não somente com uma percentagem do que venderam, mas por estas atitudes também. Você verá que suas vendas vão aumentar.

Veja mais: Como vender um produto: Venda valor, não produtos!

5- Qualifique seus vendedores

Como dissemos no último tópico, o desenvolvimento de características pessoais de atendimento pode ser um diferencial e tanto para quem procura saber como aumentar as vendas de uma loja de roupa e atrair mais clientes até a sua loja.

E, no que diz respeito aos seus colaboradores, esse deve ser um aspecto continuamente desenvolvido para garantir sempre os melhores resultados. Isso significa treiná-los e fazer com que percebam os valores de sua empresa, para então aplicá-los em cada atendimento.

Isso se transforma em uma alternativa acessível e prática em transformar a sua equipe em consultores preparados para solucionar a demanda do seu público-alvo, e não em simples vendedores.

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Viu como é possível desenvolver o seu negócio, de forma que a preocupação em como aumentar as vendas de uma loja de roupa se transforme em uma simples consequência em botar ordem na casa? Que tal, agora, compartilhar este post com a sua equipe para desenvolver um senso comum e, assim, todos perseguirem os mesmos objetivos?

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.