Como começar e manter sua carreira como Freelancer

12 fevereiro, 2015 6:32 pm | Criado por | sem comentários | 3 anos

Poder trabalhar de casa, definir seus horários e principalmente seus jobs é uma realidade muito boa para sua vida profissional, não? Mas apesar de toda a flexibilidade, se você optou por ser freelancer, sabe que também precisa se organizar.

É preciso muita dedicação, disciplina e força de vontade. Não existe um contrato fixo, o dia-a-dia com seu cliente depende de você. É preciso suar a camisa, aliás, você é sua empresa e só você vai vender o seu peixe. Acredite. Mas não há razão para desespero.

O que você faz?

Não importa o que você vai vender. É preciso encontrar um diferencial. Algo que realmente possa atrair o comprador. Quer saber se seu produto é realmente bom? Pergunte ao target se ele compraria. Em caso de resposta afirmativa, siga adiante com a investigação de mercado. Outras perguntas:

  • Seu produto ou serviço irá mudar a vida das pessoas ou é somente uma versão diferente de algo que já existe no mercado?
  • Tem dinheiro suficiente para investir?
  • Em quanto tempo poderá recuperar o capital investido?
  • Tem tempo livre para se dedicar ao seu produto ou serviço?

Planejar é preciso

Se acha que para iniciar sua carreira é só se sentar na frente do computador, está enganado. Planejar seu local de trabalho, o ambiente, as pessoas ao redor, e uma série de detalhes que fazem a diferença é garantia de continuar trabalhando e ter o seu ganha-pão como freelancer. Por exemplo, procure um local onde se sinta confortável para trabalhar. Por ser freelancer, é imprescindível que cuide da sua saúde. Não se esqueça de se alimentar corretamente e praticar exercícios regularmente. O sedentarismo é muito comum nesse tipo de serviço. Lembre-se que para continuar trabalhando é preciso estar bem. Não se esqueça de se atualizar, sempre. Ficar pra trás pode custar caro demais.

Parceria?

De repente, sua carreira de freelancer começa a crescer e percebe que já não é possível tocar o seu negócio sozinho. Ao invés de dizer “não” para o seu cliente, aumente sua equipe de trabalho. Faça uma parceria com amigos ou colegas. É um típico caso onde todo mundo ganha. O seu novo parceiro por ter um novo trabalho, seu cliente por continuar satisfeito com seu serviço e você por ter oferecido o seu serviço ao seu cliente com a qualidade de sempre.

Faça seu trabalho de forma legal

É importante prestar atenção na parte burocrática e estar em dia com as contas e impostos. Além de transmitir seriedade para os novos clientes, você cumpre o seu dever.

Prazo acima de tudo

Nenhum freelancer pode se dar ao luxo de perder prazo, principalmente se ele está começando a lançar seu nome no mercado. Mesmo se você pegou mais Jobs do que deveria, perdeu seu computador ou está com problemas pessoais lembre-se que nada disso importa ao seu cliente, e você não tem outra pessoa na equipe para te dar uma mão nisso!

FOcO 

Não é porque você não bate cartão que não deve cumprir uma rotina e uma jornada de trabalho em seus freelas. Foque no que é importante e mantenha uma agenda com sua rotina descrita. Essa organização refletirá nas entregas e qualidade de seu trabalho.

ORGANIZE-SE

Para alinhar sua rotina, uma agenda pode te ajudar muito, para que nenhum compromisso seja esquecido e você possa se concentrar no que é preciso. Agendas onlines ajudam muito nesse processo, principalmente pela facilidade de acesso.

  • Ferramentas de organização

Quando você tem muitos freelas e cada um está em uma etapa diferente de produção, é necessário ter uma visão geral e organizada de seu trabalho. Alguns aplicativos e plataformas são voltados justamente para a organização de tarefas do dia-a-dia. Em versões mobile, por exemplo, o Wunderlist, Evernote e o Pocket, facilitam muito nesse sentido.

Gostou das dicas? Se você se organizar, vai conseguir aproveitar a parte boa de fazer sua rotina e de ter um negócio lucrativo.

E se você trabalha com design e para começar está faltando só oportunidade para mostrar seu trabalho, a We Do Logos  pode ser uma excelente solução! Trabalhando com o modelo de concorrência criativa, você pode ter contato com clientes do Brasil inteiro.

Está trabalhando como freelancer e tem outras dicas? Manda pra gente!;)

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura