como estabelecer metas

Aprenda como estabelecer metas em 4 passos fáceis de aplicar

8 maio, 2017 10:26 pm | Criado por | sem comentários | 7 meses

Está em busca de uma promoção, um novo caminho para empreender, pensando em desenvolver um projeto pessoal ou alcançar algum objetivo que parece inatingível?

Talvez, o que falte a você é um direcionamento preciso para entender como estabelecer metas e, assim, alcançar os resultados desejados com mais organização!

E, para ajudar você a conquistar os seus objetivos — sejam eles quais forem —, apresentaremos neste post 4 passos para saber como estabelecer metas e atingor objetivo.

Saiba mais: Plano de Metas: como fazer, acompanhar e atingir resultados.

Por que pensar em como estabelecer metas?

Pense no seu atual objetivo, que ainda pode até parecer tão distante de sua realização. Agora, imagine que, ao saber como estabelecer metas, você esteja construindo o caminho para chegar até ele.

Podem ser metas de vendas, metas pessoais, objetivos estratégicos de sua empresa, não importa.

Sem falar que esse tipo de planejamento permite que você se programe contra eventuais imprevistos e obstáculos que dificultam a sua jornada em direção a suas metas.

Mas, ao estabelecer metas, você pelo menos sabe como e quando esses desafios surgirão no caminho!

Veja também: Dicas sobre como estabelecer metas de vendas e atingi-las

1- O que você deseja conquistar?

O primeiro passo consiste em saber, definidamente, o que você deseja conquistar. Para isso, crie o hábito de anotar seus objetivos.

Em seguida, anote também tudo aquilo que pode dificultar o seu progresso, bem como alguns pontos que podem ser explorados para evitar essas dificuldades.

E, para isso, não existe atalho: é crucial que você analise muito bem todas as possibilidades dentro do contexto do objetivo que você deseja conquistar.

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2- Pense em metas realistas e atingíveis

De nada adianta imaginar a sua meta como algo realmente impossível e distante. Crie pequenas metas, em vez disso, e conquiste-as uma a uma.

Com isso, a cada pequena vitória, você encontrará, continuamente, o combustível necessário para avançar à etapa seguinte e assim progressivamente, até que você sinta-se preparado para se comprometer a desafios mais elevados e bem mais próximo de seu objetivo final.

Imagine que, ao criar um planejamento já sabendo como elaborar metas, você está criando uma estratégia detalhada de todas as suas ações, ordenadas cronologicamente.

Pense nisso como um mapa de sua jornada, com o qual você vai se guiar, lentamente, até o seu objetivo final.

Leia mais: A diferença de meta e objetivo e como atingir os dois!

3- Meça os resultados e a sua evolução

Anteriormente, falamos a respeito das metas curtas e atingíveis.

No entanto, é importante que você se mantenha atento à sua própria evolução, nesse sentido, e consiga acompanhar os resultados obtidos em suas ações anteriores, visualizando seus progressos a cada passo.

Dessa maneira, você consegue avaliar bem o quanto tem produzido, se está dentro do cronograma esboçado no planejamento e o quanto falta, ainda, até chegar à sua meta final!

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4- Crie o plano de ação para a sua meta

Por fim, quem sabe como elaborar metas, passa pela criação de um plano de ação.

Para fazer isso de maneira assertiva, perguntamos a você: já ouviu falar nas metas SMART?

A sigla vem das palavras em inglês:

  • Specific: específica.
  • Mensurable: mensurável.
  • Attainable: atingível.
  • Relevant: importante.
  • Time-Base: temporal.

Assim, ao definir suas metas, elas tem contar com cada uma desas caractrísticas. Entenda melhor:

Mensurável

Em seu plano de ação, defina as suas metas em resposta às perguntas a seguir, que ajudem a identificar as suas metas, bem como a detalhá-las:

  • Quanto você vai precisar (verbas, recursos, pessoal, etc)?
  • Quando você vai precisar e quando pretende atingir sua meta? (datas precisas)
  • Que número você deve atingir para dizer que atingiu sua meta?

Tudo isso pode ser mensurável e contribuir com um planejamento blindado a imprevistos. Experimente!

Específica

Elabore, especificamente, cada etapa para atingir as suas metas. Algo como os detalhes de cada aspecto que vai consistir a sua estratégia, como um todo.

Não diga coisas como: “fazer meu negócio crescer”, mas seja específico: “aumentar minhas vendas do produto X em 20%”.

Temporal

Coloque prazos para as metas em curto, médio e longo prazo. Com isso, você tem uma organização mais assertiva de suas ações e o quanto de tempo investir em cada etapa.

Alcançável

Aqui, remete ao que falamos anteriormente a respeito de buscar pequenas meta atingíveis e  que te ajudem a construir a sua meta final.

Dessa maneira, você segmenta as tarefas, atitudes e ações necessárias para chegar ao objetivo final traçado em seu plano de METAS.

Além disso, metas impossíveis, apenas vão desmotivar você ou sua equipe, ao contrário de motivar, como muitos acreditam.

Significativa

Por fim, vamos pensar que a sua meta tem que ser significativa e oferecer um resultado final satisfatório para você. Ser algo que faça tanto você, como sua equipe (se for o caso), se sentirem importantes e realizados.

É a sua relevância, afinal de contas, que vai colocar você em movimento para cumprir cada etapa do seu planejamento.

Assim, é importante que você entenda todo o comprometimento, disciplina e motivação necessários para essa empreitada.

Laia mais: Modelo de Negócio Canvas: Tudo para planejar sua empresa

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Agora, coloque as nossas dicas em ação e aprenda, definitivamente, como elaborar metas e, assim, conquistar os seus principais objetivos, sejam pessoais ou profissionais.

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We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.