como se tornar mais organizado e produtivo

Como se tornar mais organizado e produtivo: um guia prático!

30 maio, 2017 3:00 pm | Criado por | sem comentários | 5 meses

Você pode achar que a procrastinação é um problema que afeta apenas você em suas tarefas cotidianas, vale a pena considerar que a própria Nasa já contratou especialistas para avaliar a produtividade e a organização de seus colaboradores.

E o resultado obtido pelo estudo do pesquisador Jeffrey LePine e sua equipe aponta que o problema não está na velocidade com a qual produzimos nossas obrigações diárias, mas na ordem em que realizamos as tarefas cotidianas.

Com isso, elaboramos um post que pode ajudar você a analisar como anda a sua sequência de tarefas, em seu dia a dia, e complementar com algumas dicas que reunimos sobre como se tornar mais organizado e produtivo.

Acompanhe, agora, nada de deixar para depois!

Saiba mais: Produtividade pessoal: 5 dicas para fazer mais e enrolar menos

Como se tornar mais organizado e produtivo em 4 passos

Muitas pessoas não se dão conta de que a produtividade em seu cotidiano de trabalho e até no relacionamento com amigos e familiares pode se beneficiar de algumas atitudes e hábitos simples que podemos cultivar em nosso dia a dia, sem grande esforço.

O segredo está na forma de encara a lista de tarefas. É preciso ter disciplina e força de vontade, mas nada além de índices normais desses dois fatores já será suficiente para quebrar o marasmo e por em prática o melhor de cada um.

Veja também: Os melhores hacks de produtividade para ampliar seu sucesso

1- Determine as prioridades de suas tarefas

A pesquisa empreendida para a Nasa apontou que os astronautas se concentravam mais quando realizavam tarefas individuais.

Dessa maneira, um cronograma foi pensado para que as tarefas mais complexas fossem realizadas primeiro, enquanto as mais simples, e que exigiam menos atenção, ficaram para o fim do expediente.

E, ainda que você pense que a sua profissão difere muito daquela de um astronauta, pense que, para este caso, o que varia mais é a vista do seu escritório.

Isso porque, ao definir prioridades, independente do grau e importância relativa par os outros, você aprende rapidamente como se tornar mais organizado e produtivo em seu dia a dia, seja você um astronauta ou qualquer outra pessoa.

As boas práticas recomenda que você comece pelas prioridades e, em seguida, divida-as em ordem de complexidade decrescente.

Ao fazer isso, o cérebro estará mais descansado para lidar com as tarefas mais extenuantes primeiro, que tomam mais tempo e energia, ao passo que as responsabilidades mais fáceis de resolver podem ficar para o fim do dia — desde que não sejam urgentes.

Com a cabeça e o corpo já debilitados, tarefas mais suaves ao fim do dia são também mais fáceis de “engolir”.

Leia mais: 10 dicas práticas para melhorar a produtividade no trabalho

2- Antecipe-se em suas tarefas

Pensar exclusivamente no dia seguinte dá mais vazão àquela frase: “matar um leão por dia”, quando o mais indicado é adiantar o máximo possível o seu cronograma, não deixar nada para depois.

Ao menos, no que diz respeito ao seu planejamento, o ideal é evitar postergações.

Assim, é importante se programar, ao final do dia, como serão os dias seguintes de sua agenda. Essa simples organização já permite que você tenha em mente, ao menos, uma prévia de como você pode se planejar para realizar as suas tarefas.

Consequentemente, esse tipo de postura diária oferece uma ampla vantagem e a oportunidade de se tornar mais organizado e produtivo ao longo do dia, devido a esse hábito enraizado em sua rotina.

Confira também: Dicas imperdíveis para aprender a gerir seu tempo e aumentar a produtividade

3- Segmente as grandes tarefas em partes menores

Grandes desafios podem ser solucionados em pequenas tarefas, sabia?

Para isso, basta dividir o problema em etapas menores e em uma ordem lógica. Com isso, você consegue se concentrar gradativamente na resolução dos problemas até concluí-la por completo.

Essa técnica, no entanto, exige boa dose de análise, uma vez que você precisa entender o problema para dividi-lo em uma ordem que não atrapalhe a sua realização. Mas, quando resolvida a questão, você consegue trabalhar com mais concentração e foco.

Lembre-se apenas que é importante dispor de pausas moderadas, ao longo do dia, para não exigir demais de si.

Sendo o estresse um dos grandes problemas que afetam a nossa produtividade, é importante dedicar uma pausa após a conclusão de uma etapa de sua tarefa, por exemplo.

Veja mais: Aprenda como estabelecer metas em 4 passos fáceis de aplicar

4- Dedique sua atenção total à realização de uma tarefa

Da mesma maneira que recomendamos as pausas moderadas, no dia a dia, também é importante se permitir total concentração na realização das suas tarefas.

Pode-se até mesmo criar pequenas gratificações após a conclusão de cada item em sua agenda. A técnica, inclusive, tem nome, conhecida como Pomodoro, e consiste em fixar um tempo definido para realizar algo e, após esse período, recompensar-se com uma pequena pausa.

Assim, você consegue focar em seu trabalho por um período fixo, livre de distrações e interrupções, para poder fazer o que quiser após esse período de trabalho ininterrupto e focado.

Dessa maneira, colocando em prática as quatro dicas que trouxemos neste artigo, com o tempo você vai descobrir seus limites e afinidades com técnicas específicas, aprendendo gradativamente como se tornar mais organizado e produtivo.

Confira: 5 dicas sobre como organizar sua agenda

E, caso tenha alguma outra técnica que você já aplique e tenha funcionado em sua rotina, compartilhe conosco, no campo de comentários deste post, afinal, produtividade e desempenho, nunca são demais!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.