Entrevista: 3 empreendedores bem sucedidos contam segredos

Empreendedor bem sucedido é uma pessoa que teve a ideia de criar um novo negócio, reuniu capital, as pessoas certas e os recursos necessários e insistiu em fazer seu plano dar certo. É preciso ser muito confiante, habilidoso, com jogo de cintura e, mais que saber empreender, saber também liderar, administrar e delegar.

Mas neste momento de crise que estamos passando, será a hora de querer se tornar um empreendedor bem sucedido?

Se este é o seu sonho, liderar uma equipe, ter seu próprio negócio e conquistar o sucesso empreendendo, dê uma olhada nestas dicas que alguns empreendedores bem sucedidos do mundo digital têm para passar para você.

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3 entrevistas marcantes para quem quer ser um empreendedor bem sucedido

Os empreendedores bem sucedidos que convidamos para contar suas experiências e passar dicas são todos muito relacionados com o mundo digital.

Fizemos a mesma pergunta para todos eles:

No cenário econômico atual do Brasil, qual dica você daria para quem está empreendendo e para quem está com medo de abrir uma empresa?

Dica: quer empreender? Você precisa conhecer o Guru PME.

E as respostas foram ao mesmo tempo surpreendentes e muito esclarecedoras.

O primeiro a responder foi Alfredo Soares, fundador e CEO da Xtech Commerce, um site para você criar seu e-commerce sem precisar ter conhecimento técnico ou ser web designer e que disponibiliza também uma verdadeira máquina de vendas para você gerenciar campanhas e turbinar seu negócio.

Veja a dica dele para quem quer ser um empreendedor bem sucedido nesta crise:

O Brasil está vivendo um momento de crise política, o que afeta diretamente toda economia. Acredito que junto com toda essa fase estamos vendo negócios se revolucionando e empresas criando soluções para esse novo cenário e crescendo. Então, mesmo sendo clichê, o ditado de enquanto uns choram, outros vendem lenços está acontecendo. O empreendedor que está pensando em abrir um negócio, independente de hoje ou do momento, precisa ter um plano, uma estratégia e se preparar para colocar em prática. Entender que não existe fórmula mágica ou milagres, e que é preciso foco e determinação para chegar ao sucesso.

Outra empresa que é um exemplo de empreendedorismo de sucesso, mas que não atua no mundo virtual, é o restaurante carioca Point do Macarrão, que soube investir em sua identidade visual, criando logotipo, cardápio, fachada da loja e muitos outros materiais com a We Do Logos. Em pouco tempo, notaram aumento de 80% em suas vendas!

Assista ao depoimento dos sócios que transformaram essa história em realidade:

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Outro empreendedor bem sucedido que passou dicas para a gente foi o Vinícius Mayrink, fundador e CEO da Outbound Marketing, uma consultoria que domina os mais modernos processos de marketing e vendas e tem uma proposta inovadora que vai além da implementação e otimização dos processos comerciais, mas que também treina e capacita as equipes dos clientes nessas habilidades.

Veja a resposta dele sobre empreender na crise atual:

Para quem está empreendendo, minha dica é a mesma que recebi de um mentor experiente que tenho. “Quando o mercado entra em crise, existem dois tipos de empresa: as que precisam vender mais e as que precisam reduzir custos. Você deve descobrir logo qual é o seu caso e não perder tempo em alcançar esse objetivo”. Ou seja, se precisa vender mais, deve começar logo, contratar, treinar e gerenciar bem seu time. Permitir que ele tenha um processo e ferramentas adequadas para performar bem, porque em meio às dificuldades do cenário fica ainda mais difícil fechar muitas vendas se você está desorganizado. Agora, se o caso é reduzir custos, vamos começar agora. Demitir no Brasil é sempre complicado, então, é bom estudar todas as ações possíveis para economizar e apertar os cintos, só assim é possível sobreviver ao período de turbulência. Agora, para quem tem medo de abrir uma empresa, eu recomendo agir com cautela. Testar pequeno e ter algumas pequenas garantias de sucesso antes de jogar tudo para o alto, caso você tenha um emprego. Passei por essa situação há pouco tempo e contei um pouco mais sobre a minha decisão aqui: Porquê abri uma empresa durante a crise (e porquê você deveria fazer o mesmo). Acredito que a atitude gera muito mais resultado do que apenas conselhos. Recebi muitos relatos de gente que ganhou coragem e deu o passo final rumo ao empreendedorismo graças a esse texto, então acho que é a melhor dica que posso dar!

Confira também: Tudo sobre empreendedorismo: alavanque seu sucesso!

Uma alternativa para diminuir custos na empresa é criar materiais de comunicação e marketing por meio de sites de concorrência criativa. Dê uma olhada em literalmente milhares de projetos desenvolvidos pela We Do Logos acessando este link: Portfólio Criativo We Do Logos.

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Veja mais: 6 regras de ouro para aprender a empreender

Quer conhecer a opinião de mais um empreendedor bem sucedido? Então confira a resposta da Sabrina Gallier, fundadora e CMO do Nibo, uma empresa que fornece um gerenciador financeiro online para simplificar as tarefas do dia a dia em escritórios e empresas.

Veja o que ela tem a dizer sobre querer se tornar um empreendedor bem sucedido em meio a crise:

Empreender no momento atual é para dar MUITO medo mesmo. Medo pode ser petrificante, imobilizador ou uma força propulsora. Eu acredito em ter uma força motivadora forte, que te empurre além da conta. Seja ela qual for (necessidade, paixão, ganância, etc.), use isso para alavancar seus planos de forma ousada. O momento atual é tão louco, tão imprevisível e tão desafiador, que pede insanidade para empreender. O que isso quer dizer na prática? Pensar na coisa mais ousada que você possa fazer, na ideia mais estranha e maluca que você possa executar e partir pra guerra. Acredito que o momento pede ousadia na sua totalidade. Seja um jogador de poker, all in. Temos MUITOS problemas para ser resolvidos. Nossos problemas são tão cabeludos, que apenas algo muito diferente pode resolver. Não podemos encarar com o mesmo “problem-solving techniques” que lemos nos livros de empreendedorismo e vemos nos palcos badalados. Temos que escrever um novo capitulo. O lado positivo é que temos muita coisa pra consertar. Precisamos apenas escolher um grande problema e criar uma grande oportunidade. O sistema de educação, de saúde, de transporte, e tantas outras áreas precisam de inovação. Não ser especialista em uma dessas áreas traz uma vantagem ótima. Uma visão nova para encarar o desafio. Mas no final das contas…

  • Não acredite em tudo que lê.
  • Você é muito louco de querer empreender nessa bagunça. E você vai ouvir isso mil vezes. Aceite.
  • Se você é conservador, abra uma franquia. Startup não é para você.

Que achou dessas 3 dicas finais dessa empreendedora bem sucedida?

Um outro grande segredo do empreendedorismo é saber mostrar as vantagens do seu negócio de forma clara para seus clientes. Quer ver um exemplo prático? Confira os benefícios que a We Do Logos pode trazer para sua empresa:

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Para aproveitar tudo isso em seu negócio, que tal contar com a maior plataforma de criação da América Latina para fazer seu logo, cartão de visita, slogan ou qualquer material de comunicação por um preço realmente justo? Funciona assim:

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