Empreender vídeos

2 vídeos de empreendedorismo para quem quer abrir um negócio

13 junho, 2016 6:39 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Encontramos estes vídeos sobre empreendedorismo, um deles protagonizado por Abílio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros, responsável pela surgimento e crescimento do grupo Pão de Açúcar, e que é respeitado internacionalmente. Em seguida, um Vídeo do Douglas Melo te ensinado a começar seu negócio com pouco dinheiro e muito cuidado!

11 - eBook - Guia definitivo marketing startups-CTA-600x200px

Saiba mais: Entrevista: 3 empreendedores bem sucedidos contam segredos

Veja agora os links para esses vídeos com um resumo das melhores partes para você fixar ainda melhor o conteúdo.

Empreendedor: vídeos inspiradores!

Entrevista com Abílio Diniz para a Endeavor Brasil

Neste vídeo de pouco mais de meia hora gravado pela Endeavor Brasil, Abílio Diniz é entrevistado de maneira bastante informal, demonstrando um grande carisma e capacidade de oratória. Ele fala do início de sua carreira, motivações que o levaram a empreendedor e seu desejo de sempre crescer mais, entre vários outros assuntos e temas.

Ele começa dizendo que o futuro do Brasil e do mundo está nas mãos dos jovens empreendedores, como aqueles que lotam a plateia para quem falava no momento da entrevista. Ele prossegue aconselhando que para conseguirem isso, é preciso aprender. Para ele, aprender é crescer, absorver coisas novas, acrescentando algo para si próprio.

A seguir, ele conta que se formou na segunda turma da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, no tempo em que os professores eram todos americanos. Ele gostou da coisa e pretendia ir para os Estados Unidos, fazer um mestrado e um doutorado e se tornar professor universitário. Mas, depois de uma conversa com o pai, a quem sempre admirou e de quem tem muitas saudades (o pai de Abílio Diniz faleceu em 2008), soube que ele pretendia abrir um “supermercado”, algo inovador para a época. Decidiu que iria entrar na empreitada com o pai!

Assim, diz ele, entrou no ramo da distribuição, cujo segredo é o volume: grandes volumes são a chave do sucesso nesse campo, por conta das margens reduzidas do varejo, ensina.

Instigado pelo entrevistador, que lhe perguntou porque cresceu a ponto de transformar a rede Pão de Açúcar em uma das maiores empresas de varejo do Brasil, Diniz responde dizendo que em tudo que faz na vida, seja em que ramo for, sempre quer ser hoje melhor do que foi ontem e ser amanhã melhor do que é hoje. Assim, no caso de uma empresa, para ser melhor é preciso ser maior. Portanto, seu crescimento nos negócios é apenas um reflexo dessa sua maneira de pensar em sempre estar melhorando a cada dia que passa.

Perguntado sobre modelos ou pessoas que admira, disse que os jovens de hoje têm dificuldade de encontrar pessoas para seguir ou admirar porque realmente existem poucas que realmente inspirem isso no mundo atual, seja no Brasil ou fora dele. Fez elogios ao empresário Jorge Paulo Lemann não apenas por ser um grande homem de negócios “sempre comprando grandes empresas”, mas principalmente por suas obras sociais e por seu comprometimento com a sociedade.

Uma das coisas mais importantes que fez em sua vida ultimamente, conforme contou, é a organização de um curso de liderança e gestão empresarial na Fundação Getúlio Vargas e que gostaria de levar sempre para frente, ensinando aos jovens que o Brasil precisa de líderes, não apenas grandes empresários e gestores competentes, mas de indivíduos e profissionais que inspirem os demais e que conheçam as pessoas profundamente, a melhor maneira de crescer e se desenvolver pessoalmente.

Quer ver mais desta entrevista incrível, proporcionada pela Endeavor Brasil?

Então assista agora ao vídeo!

Veja também: 3 infográficos sobre empreendedorismo: no Brasil e no mundo

Vídeo de empreendedorismo: tempo e dinheiro para abrir seu negócio

Este vídeo do site Empreendedor do Zero responde àquelas pessoas que dizem que querem empreender, mas que não têm nem tempo nem dinheiro suficiente para isso.

O apresentador Douglas Melo insiste, pouco depois do início do vídeo, que o empreendedor deve fazer sempre todo possível para abrir seu negócio sem usar seu próprio dinheiro, sem tirar nenhum centavo de seu próprio bolso, pelo menos no início do seu negócio, ainda mais se for o primeiro que abre!

Para exemplificar isso, Douglas, usa o e-mail de uma menina de 15 anos que sonha em abrir uma doceria maravilhosa, “A Disneylândia dos doces” mas, agora, por enquanto, está estudando muito temas relacionados com esse negócio e, tudo que ganhar em algum emprego, vai aplicar em investimentos em bancos, aguardando o momento certo de investir.

A dica de Douglas, nesse caso, seria começar, por exemplo, a vender doces na escola, o que daria a menina experiência de vendas e, além disso, informações para melhorar suas receitas. Este seria um excelente aprendizado! Aí, com este dinheiro das vendas, ela iria investindo aos poucos em seus testes de receitas e, passo seguinte, venderia seus doces para lojas ou em escritórios. Em outras palavras: o segredo é procurar ter contato com o mercado e com os clientes o mais cedo possível, mas de uma forma “teste”. É preciso testar suas ideias antes de colocá-las em prática, evitando investir grandes somas sem saber se o negócio vai dar certo!

Quer entender melhor estas explicações do Douglas? Então, assista ao vídeo:

Confira também: Empreendedorismo no Brasil: pesquisas e números animadores

Quer assistir a outro vídeo sobre empreendedorismo de sucesso em que a criação de um logo e a reformulação da identidade visual fizeram toda diferença para que o negócio desse certo e atraísse o público?

Então confira o case do restaurante carioca Point do Macarrão e se inspire:

Veja mais: 4 histórias inspiradoras de empreendedorismo em entrevistas.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.