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4 histórias inspiradoras de empreendedorismo em entrevistas

13 junho, 2016 12:42 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Ter um sonho de empreendedorismo faz parte dos desejos de muita gente. Mas pôr suas ideias em prática e partir para a ação exige coragem, determinação e, – por que não? – histórias inspiradoras de empresários que puseram a mão na massa, arregaçaram as mangas e transformaram em realidade aquilo que sempre quiseram fazer: ter seu próprio negócio!

Para ajudar você a criar ainda mais vontade de empreender, separamos 4 entrevistas com empreendedores que estão circulando pela internet para você conferir exemplos de empreendedorismo e histórias de sucesso que podem ser a motivação que te faltava para seguir com seu sonho!

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Veja também: Dicas de empreendedorismo em vídeos

4 entrevistas com empreendedores de sucesso, confira!

Entrevista com o empreendedor Alexandre Tadeu Costa, da Cacau Show

A Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou esta entrevista de Priscila Zuini com o empresário Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show. Essa grande empresa começou quando Alexandre teve que se virar, aos 17 anos, para entregar uma venda que fizera de dois mil ovos de Páscoa de 50 gramas, só que a empresa que fazia os chocolates não tinha mais esse tamanho disponível. A experiência de produzir os ovos o levou a enxergar todas as perspectivas de ter sua própria fabricação de chocolates.

Dica: quer empreender? Você precisa conhecer o Guru PME.

Abriu a primeira loja em 2001 e sabe quantas unidades a franquia tem atualmente no Brasil? Mais de 2 mil!

Veja nas palavras de Alexandre Costa o que é ser empreendedor:

“Algo maravilhoso. Empenhar-se ao máximo, depositar sua paixão em algo e depois colher os frutos disso é inspirador e gratificante. Porém, é muito importante levar em consideração que se tornar empreendedor requer muito foco e planejamento. É essencial buscar diferenciais e se reinventar constantemente, buscando o novo e o surpreendente”.

Alexandre diz também que para ser um bom líder é importante ter uma boa relação com as pessoas, e chega a comparar a equipe com uma família.

Veja esta entrevista no íntegra aqui: Sucesso depende de foco, diz fundador da Cacau Show.

Veja mais: 8 dicas de liderança e motivação para empreendedores

Entrevista com a empreendedora Sabrina Sartori, criadora do Empório Sartori

Em recente entrevia à revista Exame, concedida a Marina Fonseca, a empresária Sabrina Sartori contou como deixou a carreira profissional para abrir um negócio baseado na tradição familiar relacionada com colecionar frutas! A família mantém um pomar no interior de São Paulo há 20 anos.

O empório Sartori produz cosméticos a partir de frutas exóticas, são sabonetes líquidos e cremes hidratantes. Além da loja virtual, a empresa tem seus produtos em 20 lojas, em estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Segundo Sabrina:

“O grande diferencial da nossa empresa é cuidar da natureza e transmitir o conhecimento dessas frutas raras para as pessoas. O empreendedor tem esse dom de trazer seus próprios valores de vida para o negócio, e essa paixão dificilmente pode ser copiada”.

Entre seus planos de longo prazo está a criação do Instituto Sartori, dedicado à preservação e à pesquisa das frutas exóticas.

Veja mais aqui: Empreendedora faz sucesso com cosméticos de frutas exóticas

Entrevista com o empreendedor Robinson Shiba, fundador do China in Box

Além de fundador do China in Box, Shiba é presidente da Trendfoods. Nesta entrevista para Mariana Amaro, da Você S/A, ele conta muito de sua história. Sucessos e fracassos.

Sim, a vida de empreendedor não é fácil! Depois de vender seus consultórios de odontologia e fazer um empréstimo com o pai, Shiba conseguiu os 60 mil dólares que precisava para abrir sua primeira loja. Demorou um pouco, mas em alguns anos já tinha 35 lojas franqueadas. E o jovem de 25 anos se empolgou, ele conta:

“Eu tinha 25 anos. Com essa idade, você não tem medo de nada, acha que é imortal e que tudo que fizer vai dar certo”

“Não tinha nem um organograma, não havia diretoria, gerente, área de recursos humanos, nada. Não havia nenhum controle de alimentos, de desperdício ou de pratos, de quais davam lucro e quais davam prejuízo. Os franqueados recebiam as receitas e procuravam seus fornecedores. Começou a ficar tudo fora de controle”.

Mas o empresário soube frear o crescimento agressivo, dar a volta por cima e hoje sua empresa fatura 430 milhões de reais por ano.

Confira todos os detalhes no link a seguir, inclusive sua tentativa de internacionalização do China in Box no México e na Argentina: O que pessoas bem-sucedidas aprenderam com seus erros.

Saiba mais: Você é um empreendedor produtivo? Confira nos infográficos!

Entrevista com o empreendedor de 14 anos, Taylor Rosenthal

Mariana Desidério foi quem trouxe as informações nesta matéria da revista Exame. E sabe como Taylor, um estudante do estado americano do Alabama teve a ideia para seu negócio que já teve oferta de compra por 30 milhões de dólares?

Em uma aula de empreendedorismo em que deveria apresentar um projeto de novo negócio. É, a educação é muito importante! Mas veja o que o jovem empreendedor bolou para seu curso e revelou em entrevista para a CNN:

“Sempre que eu viajava para um campeonato de basebol, eu percebia que as crianças se machucavam e os pais não tinham onde encontrar band-aids. Eu quis resolver este problema”.

Depois de algumas tentativas com lojas temporárias nos locais dos jogos, o negócio se consolidou com as chamadas “vending machines”, aquelas máquinas automáticas que vendem salgadinhos ou refrigerantes, mas que, neste caso, vendem kits de primeiros socorros.

Cada máquina de Taylor é vendida por nada menos que cinco mil e quinhentos dólares!

Veja mais detalhes desta história do empreendedor mirim aqui: Garoto de 14 anos teve uma ideia milionária e agora é CEO.

Conheça também mais uma história de empreendedorismo de sucesso no Brasil! Você conhece o restaurante Point do Macarrão?

Confira o vídeo com o depoimento de seus proprietários:

Confira também: Empreendedorismo no Brasil: pesquisas e números animadores

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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