8 ferramentas tecnológicas que podem auxiliar no dia a dia da sua empresa

14 outubro, 2016 1:00 am | Criado por | sem comentários | 10 meses

Nós já falamos sobre como a tecnologia é importante para melhorar a presença digital da sua empresa, divulgar o seu negócio e atrair clientes. No entanto, ela também pode ser uma importante aliada para agilizar os processos internos do seu negócio e tornar a sua equipe mais eficiente

Pensando nisso, criamos uma lista com 8 ferramentas tecnológicas matadoras para tornar o seu dia a dia muito mais simples, seguro e produtivo. Quer descobrir de quais aplicativos e outros softwares estamos falando? Continue lendo!

1. Slack

Imagine um serviço para integração de equipes que é tão eficiente que passou a ser adotado por grandes nomes como Spotify, New York Times e a Adobe. Pois esse serviço é o Slack, uma plataforma criada exclusivamente para aprimorar a comunicação interna no trabalho.

O sucesso do Slack está no fato dele permitir o contato direto entre colaboradores de forma muito mais dinâmica do que sua alternativa tradicional, o e-mail. Mas ele é muito mais do que mais um serviço de chat. O Slack conta com plugins internos que te permitem conectá-lo ao Trello (Trello e Slack), Google Drive, Dropbox, soundcloud, Hangout… Tudo de maneira fluída. Uma empresa chamada Pluga criou também integrações entre Slack e sistemas de pagamento, entre outros.

Além de ter uma versão a ser utilizada na web, o Slack também está disponível por meio de aplicativos para tablets e smartphones e, também, para sistemas operacionais como o windows. Cada programa primando pela leveza e facilidade de uso. Embora o serviço custe cerca de U$ 80 ano por usuário, o investimento deve ser considerado.

2. Trello

O Trello chegou no Brasil em 2015 já com sua fama de uma ferramenta tecnológica essencial para o ambiente de trabalho. Por isso, ele já é um dos aplicativos mais utilizados no mundo corporativo, seja em pequenas, médias ou grandes empresas.

O que o Trello oferece é uma tarefa que parece complicada: conseguir unir em uma plataforma várias pessoas atuando simultaneamente em projeto específico. E mais: organizar as ações de cada, calendarizá-las e fazer com que o progresso do trabalho seja constante monitorado e compartilhado.

Graças a uma interface simples, baseada em um conjuntos de cards, o Trello cumpre a sua tarefa com louvor. Os cards podem ser utilizados, por exemplo, para a criação de checklists, compartilhamento de organogramas e cronogramas. Por fim, o serviço ainda pode ser integrado ao Dropbox ou Google Drive para o carregamento de arquivos pesados, assim como Github, Slack, Mailchimp, Evernote, entre outros aplicativos.

3. Dropbox

Foi-se o tempo em que era preciso carregar pastas e mais pastas de documentos. A quem goste de utilizar os pen drives – dispositivos físicos com uma conexão USB para transferência de arquivos. Mas uma alternativa segura contra perdas e roubos é o Dropbox.

O serviço funciona como um HD virtual instalado na nuvem, na qual você pode transferir arquivos como textos, fotos e videos, de qualquer dispositivo com acesso a internet. Da mesma forma, você pode acessá-los e fazer o download em qualquer tablet, smartphone ou PC.

O Dropbox ainda permite que você envie arquivos selecionados para outros usuários de forma individual ou em grupo. Além disso, ele também permite a edição de slides, por exemplo, em arquivos compartilhados. Assim, mesmo estando em locais diferentes, vários membros de uma mesma equipe podem produzir uma tarefa de forma conjunta e simultânea.

3. Google Drive

O Google Drive é um serviço parecido com o Dropbox. Tal qual o seu concorrente, ele permite que você suba arquivos pesados para a nuvem de maneira rápida, simples e segura, além de permitir que arquivos escolhidos sejam compartilhados com sua equipe.

O grande diferencial desse serviço, no entanto, é justamente a sua integração profunda com o ecossistema do Google. Ele permite, por exemplo, que arquivos de textos, slides ou planilhas sejam produzidos e modificados em grupo através do Google Docs – um serviço na nuvem semelhante ao tradicional Office da Microsoft.

Entenda melhor como funciona o armazenamento em nuvem.

5. Hangouts

Poucas rotinas no ambiente de trabalho causam mais controvérsias do que as reuniões. É preciso agendá-las com antecedência, escolher um lugar apropriado, reunir pessoas de diferentes setores… Ora, o Hangouts, serviço da Google, veio justamente para simplicar esse ritual.

O serviço possibilita que diversas pessoas faça conferência por voz, imagem ou apenas texto de maneira descomplicada, direta e gratuita. Assim, você consegue reunir sua equipe de maneira rápida e segura mesmo que um membro esteja no Rio de Janeiro e outro em Manaus.

A grande diferença do Hangout para a concorrência é que ele está disponível em todas as plataformas móveis, na Web e tem uma ligação direta com os serviços do Google: é possível acessá-lo até mesmo com a sua conta do Gmail!

6. Project

O Project é um produto que leva a solidez de uma empresa líder em tecnologia: a Microsoft. Esse é um programa criado com objetivos corporativos e promete entregar uma solução eficaz e produtiva para o gerenciamento de projetos.

Suas funcionalidades, portanto, são bastante semelhantes ao já citado Trello. A diferença é que ele tem acesso facilitado ao Pacote Office, o conjunto de programas da companhia americana que engloba Word, PowerPoint, Excel e o próprio Evernote, do qual falaremos a seguir.

7. Evernote

Lembra da sua agenda, onde você anotava dia após dia as tarefas a serem cumpridas e lembretes que não poderiam ser esquecidos? Pois o Evernote veio justamente para colocar essa tradicional ferramente no século XXI.

Além de permitir anotações vindas de computadores, tablets ou smartphones, o Evernote compila todas essas informações na nuvem, garantido que possam ser acessadas pelos autores através de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Com esse aplicativo, é possível criar uma lista de tarefas, check lists e mesmo subir fotos, vídeos ou desenhos. Apesar de ser seguro e pessoal, você pode escolher compartilhar notas essenciais com sua equipe, aumentando a sua capacidade de coordenar e alinhar ações conjuntas.

8. Validation Board

O Validation Board é uma plataforma virtual para que sua empresa consiga visualizar, de forma simplifica, um modelo de negócios para o seu empreendimento. Você preenche as categorias do programa com informações sobre o seu negócio e ele simula as condições para que ele funcione.

Criado pela equipe do Learn Startup Machine, uma empresa especializada em impulsionar novas práticas de empreendimento através da tecnologia, o Validation Board é uma boa alternativa para testar hipóteses e simular cenários antes de se iniciar um novo empreendimento ou modificá-lo.

Quer receber mais informações para fazer o negócio decolar? Siga-nos nas redes sociais e receba material de qualidade na sua timeline!

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.