infográficos sobre startups

18 erros que matam startups e outros infográficos

9 maio, 2016 5:27 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Quem quer começar uma empresa, se tornar um empreendedor e abrir uma startup precisa, além de uma ideia inovadora que o diferencie no mercado, de dinheiro para investir.

Mas esse não é o único requisito. Muitas empresas morrem quase “antes de começar” devido a alguns erros básicos que poderiam ser evitados com um pouco mais de orientação, experiência e planejamento.

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Pensando nisso, selecionamos para você 3 infográficos sobre startups e empreendedorismo bastante interessantes e educativos.

O primeiro deles, disponibilizado no site da Camila Porto, autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, traça um perfil detalhado do empreendedor digital no Brasil e a evolução do mercado de startups.

Os outros dois nos garimpamos no site Foundres and Foundres. O primeiro destes infográficos sobre startups trata dos erros que muitos fundadores de empresas cometem no início do negócio e que podem ser evitados, o segundo fala de algumas ações de startups de sucesso que aparentemente seriam um erro, mas funcionaram.

Apenas um detalhe: estes dois infográficos sobre satartups que trazemos para você foram escritos em inglês. Mas fique tranquilo: tomamos o cuidado de traduzir os 18 Erros que Matam Startups que Você Precisa Evitar e Faça Coisas que não Escalam para o português, logo abaixo dos infográficos aqui reproduzidos. Aproveite!

Veja também: Empreendedorismo no Brasil: pesquisas e números animadores

3 infográficos sobre startups e empreendedorismo

Perfil do empreendedor digital no Brasil

Este perfil foi produzido pela revista Exame e você pode acessar por este link: O Empreendedor Digital no Brasil.

infográficos sobre empreendedorismo

Confira: 3 vídeos de empreendedorismo que estão bombando na internet!

Em resumo, este infográfico sobre empreendedorismo diz que 83% dos empreendedores digitais são homens, mais da metade da classe B, sendo a maioria da região Sudeste. Interessante notar que 72% deles tem um mentor e que mais de um terço deles tem entre 31 e 40 anos.

Os empreendedores digitais passam, em média, pelo menos meio ano planejando seu negócio e 60% tem um negócio formalizado.

Confira o depoimento deste empreendedor que usou os serviços de uma empresa digital, a We Do Logos, para criar o logo do seu negócio:

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Infográfico: 18 erros que matam startups

infográficos sobre startups

Veja mais: Entrevista: 3 empreendedores bem sucedidos contam segredos

E como prometido, nossa tradução e comentários sobre este interessante infográfico sobre empreendedorismo:

  1. Um único fundador: duas cabeças pensam melhor do que uma.
  2. Localização ruim: você pode mudar tudo em uma casa, menos o lugar onde está construída.
  3. Nichos marginais: escolher nichos de mercado obscuros e desconhecidos.
  4. Ideias derivadas: se espelhar em algo que deu certo e imitar não dá certo!
  5. Obstinação: teimosia e não saber se adaptar pode matar sua empresa.
  6. Contratar programadores ruins: saiba escolher este profissional crucial.
  7. Escolher a plataforma errada: esse erro pode custar muito para a empresa.
  8. Demora no lançamento: é impossível estar 100% certo do momento de lançar, mas você não pode adiar isso para sempre!
  9. Lançar muito cedo: por outro lado, não se deve lançar seu empreendimento sem estar preparado. Sim, é um dilema difícil de se resolver.
  10. Não ter um usuário específico na mira: tenha certeza de ter um público-alvo definido.
  11. Levantar pouco dinheiro: sem o investimento adequado será difícil decolar a empresa.
  12. Gastar demais: cuidado para não exagerar nos gastos e inviabilizar os negócios.
  13. Levantar mais dinheiro que o necessário: você vai achar que está tudo indo bem, mas pode não ser a verdade!
  14. Gerenciamento inadequado dos investidores: faça seus clientes felizes, não os investidores.
  15. Sacrificar usuários em nome do (suposto) lucro: você pode apurar lucros mais adiante, mas tem que deixar usuários satisfeitos agora.
  16. Não querer “sujar a mãos”: negócios são feitos por meio de relacionamentos, as vezes com pessoas que você preferia não se envolver. Vá lá e resolva isso!
  17. Brigas entre fundadores: isso é muito comum, principalmente com pessoas muito ambiciosas.
  18. Falta de paixão pela empresa: se você tem outras prioridades na vida em vez de sua startup, repense sua decisão de fundar uma empresa!

Confira aqui a postagem original em inglês.

Depois destas dicas, ficou mais empolgado para criar sua startup? Para isso, será preciso um logotipo, não é mesmo? Faça como milhares de empreendedores e use os serviços da We Do Logos. Confira a qualidade dos trabalhos realizados por nossos designers acessando a este projeto de criação de logos em que 35 opções de logotipos foram enviadas por 16 profissionais para a pizzaria Mamma Vania.

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Infográfico: faça coisas difíceis de “escalar”

Escalar significa, neste caso, fazer algo em grande escala, de forma facilmente repetível. E isso é uma espécie de mantra em startups. Mas, como em tudo nesta vida, algumas exceções confirmam a regra. Veja os casos fora da curva:

infográficos sobre startups

Aqui, tudo isso em português:

  1. Recrutar usuários manualmente: o Stripe fazia isso abordando usuários que carregavam laptops e instalando seu programa.
  2. Startups são frágeis: tanto é verdade que a Airbnb teve que bater de porta em porta batendo fotos para salvar seu negócio.
  3. Fazer os usuários muito felizes: o Wufoo enviava cartas escritas à mão para seus usuários…
  4. Um serviço “insanamente fantástico”: a Apple faz suas embalagens tão legais quanto seus produtos.
  5. Escolher um mercado estreito: o Facebook começou restrito aos alunos de Harvard.
  6. Fazer as coisas você mesmo: a Pebble produziu seus primeiros 100 relógios à mão, sem uma fábrica.
  7. Se tornar seu próprio consultor: A Viaweb usava seu próprio programa para fazer lojas para clientes.
  8. Método “flintstone” disfarçado: mais uma vez o Stripe, que fazia manualmente o cadastramento de novos usuários como se fosse automático.
  9. Fazer grandes lançamentos: você se lembra de algum lançamento bombástico de alguma startup?

Confira aqui a postagem original em inglês.

Como você viu, é no dia a dia que você tomará as melhores decisões para sua empresa, sem seguir regras exageradamente.

Saiba mais: Como ser um empreendedor: os segredos que não te contaram!

Outro segredo que toda startup deve seguir é saber evidenciar as vantagens de seu negócio para seus clientes. Dê uma olhada em como a We Do Logos pode beneficiar sua empresa:

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Se sua startup precisa de logotipolayout de site ou outros materiais de comunicação, pode contar com a maior plataforma criativa da América Latina. Faça seu pedido de material, escolha o prazo e quanto quer pagar e rapidamente você receberá as primeiras opções de arte em poucas horas. Em seguida, você poderá solicitar quantas alterações quiser.

Veja outras razões para se cadastrar na We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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