metas profissionais

Aprenda a traçar suas metas profissionais em 5 etapas

25 julho, 2017 6:00 pm | Criado por | sem comentários | 3 semanas

Você já tem as suas metas profissionais bem definidas? Caso a resposta tenha sido um sonoro não, achamos que este pode ser o momento ideal para você se preocupar com o seu futuro.

Afinal de contas, por mais que você possua um emprego, o cenário é sempre incerto e nem sempre as empresas contam com um bom projeto de plano de carreira para os seus colaboradores.

Por isso, antecipar-se pode ser uma excelente oportunidade para você já desenvolver com antecedência as suas principais competências e habilidades para se destacar em seu ramo.

Uma dica é aprender a ser mais produtivo, baixe este kit com 3 e-books e saiba mais sobre este assunto:

Saiba mais: Como se tornar mais organizado e produtivo: um guia prático!

Como traçar metas profissionais para desenvolver a carreira

E, para auxiliar, reunimos neste artigo algumas dicas para você aprender como elaborar as suas metas profissionais — e como alcançá-las.

Como em tudo na vida, trabalhar sem ter um objetivo a alcançar, vai acabar não te levando a lugar algum, ter um plano é fundamental!

Veja também: Como começar e manter sua carreira como Freelancer

1 – Rascunhe alguns objetivos

Eles não precisam ser, necessariamente, relacionados à sua carreira profissional. No entanto, esses primeiros objetivos devem condizer com a maneira que você se vê daqui a 1, 5 e 10 anos.

Não precisa ser nada muito detalhado, mas trata-se de um primeiro exercício para que você passe a compreender os seus principais objetivos em sua vida, ao longo do tempo.

E por que não? Avalie algumas metas profissionais, objetivos de carreira, tais como: as empresas onde gostaria de atuar, o cargo que deseja ocupar, entre outras possibilidades.

Algo como:

  • Em uma ano: ser promovido a supervisor de minha área
  • Em 5 anos: estar atando como gerente, já há 2 anos, neste mesma empresa
  • Em 10 anos: abrir meu próprio negócio

Confira: Como fazer apresentação profissional com design matador

2 – Avalie as suas principais características e qualidades

Um mínimo de autocrítica é elementar para que você entenda o tipo de profissional que você é e como pode explorar melhor as suas principais características, sejam as forças ou as fraquezas.

Dessa maneira, você também entende o nível de satisfação com o cargo, com empresa e com a área que você ocupa, atualmente.

O que pode ser fundamental para mudar de ares, caso sinta a necessidade? Que fraquezas você precisa melhorar (fazer um curso, por exemplo?) ou quais forças usar para continuar avançando na carreira?

Faça um alista dos dois pontos e planeje sua atuação sobre eles, veja mais detalhes no tópico seguinte.

Veja mais: Metodologia Tarefa Zero: como organizar a vida profissional!

3 – Quais pontos você pode aperfeiçoar

No tópico anterior – o de avaliar as características – é importante também concentrar os pontos que você acredita serem possíveis de desenvolver melhor.

Afinal, estamos em contínuo aprimoramento, mas existem detalhes que merecem um pouco mais de nossa atenção, inicialmente. E reconhecer quais são é um ótimo primeiro passo.

Pode ser um segundo idioma, mais paciência, o aprimoramento de suas capacidades comunicativas… Toda pessoa, ao estipular as suas metas profissionais, já passou por esse processo, visando encontrar as melhores oportunidades de alcançar cada uma delas.

Confira também: Dicas incríveis de como criar e-mail profissional grátis!

4 – Crie um plano de ações

Aqui, concentram-se as ações que você planejou para alcançar as suas metas profissionais. Como exemplo, vamos avaliar um profissional em busca do desenvolvimento de um segundo idioma.

Para isso, ele pode fazer aulas particulares ou em escolas especializadas ou, ainda, fazer um curso de intercâmbio, entre outras possibilidades.

É relevante que, aqui, você identifique os melhores caminhos para melhorar todos os aspectos que você rascunhou até agora.

Inspire-se: O melhor vídeo de motivação e superação que você já viu

5 – Crie metas profissionais claras

Digamos que você seja recém-formado, esteja em seu primeiro trabalho e tenha colocado entre suas metas profissionais se tornar presidente da empresa nos próximos 6 meses. Será que isso é mesmo realizável?

Quer dizer: é necessário percorrer um longo caminho para que isso aconteça e, portanto, ainda que uma de suas metas profissionais seja realmente essa, você deve avaliar o que deve fazer para chegar até lá.

Dessa maneira, é importante colocar metas claras e atingíveis para que você avalie, ao longo de sua jornada, o desenvolvimento desse processo.

Com criar metas profissionais

Agora, caso você ainda não saiba também como estipular as suas próprias metas profissionais, a seguir apresentamos algumas dicas para isso:

  • Tenha objetivos: caso ainda não os tenha, crie alguns e pegue o hábito de persegui-los até conquistá-los.
  • Encontre aquilo que faça você feliz, e se empenhe em desenvolver cada vez mais suas habilidades nesse ramo.
  • Perceba aquilo que os seus ídolos, nesse setor, fazem e aquilo que eles não fazem, para você entender mais a respeito das metas profissionais e como elaborá-las, seguindo seus exemplos.
  • Crie um plano de prioridades para fazê-las em uma ordem lógica e mais proveitosa.

Com isso, vai ficar mais fácil criar as suas metas profissionais e, assim, entender o percurso até alcançar cada uma delas.

DICA: Como confeccionar o cartão de visita ideal para você

Já pensou em criar seu cartão de vistas pessoal, para manter contatos com outros profissionais e ampliar seu networking?

Com a We Do Logos você cria um cartão de visitas profissional, com um preço justo, rapidamente e de qualidade comprovada por mais de 35 mil clientes.

Veja mais motivos para usar a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.