Os melhores hacks de produtividade

Os melhores hacks de produtividade para ampliar seu sucesso

29 março, 2016 12:09 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Está cada vez mais difícil manter o foco no trabalho. Todos nós temos um mundo de entretenimento ao alcance de um clique ou um toque na tela, seja na telinha de nossos smartphones ou naquela aba do navegador que abrimos às escondidas durante o trabalho. Por isso separamos os melhores hacks de produtividade para te ajudar!

E é desta forma que temos conduzido as nossas atividades no dia-a-dia: ora protelamos, ora nos sentimos culpados por protelar, e o tempo para se desconectar do trabalho e descansar fica cada vez menor.

Por isto, procurei alguns hacks de produtividade para acabar de vez com esta ladainha.

Vamos conferir alguns deles e colocá-los em prática?

Acompanhe!

melhore sua produtividade

Entendendo a procrastinação

Uma pesquisa realizada na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, mostrou que o hábito de adiar as tarefas pode ter componentes genéticos. Para o homem primitivo, saciar necessidades básicas era mais importante do que fazer planos de longo prazo. Desta forma, perdemos a concentração no que fazemos para reagir a perturbações momentâneas.

A nossa rotina moderna, porém, é bem-adaptada a metas de longo prazo, e o adiamento pode prejudicar a carreira e os relacionamentos. Procrastinar é bem diferente de sentir preguiça. A última se refere à falta de vontade de fazer algo, e a primeira é uma forma irracional de atrasar uma ação pretendida.  

O procrastinador deseja cumprir a tarefa e por algum motivo não consegue. Dentre as causas principais para isto estão as distrações provocadas pela impulsividade, achar a tarefa pouco prazerosa e a falta de confiança.

Este mal hábito, no entanto, não chega a ser uma doença, mas um tipo de mentalidade que pode ser reconfigurada com muita força de vontade. Por isso, o seu comprometimento para mudar é essencial. A procrastinação é o grande vilão quando se envolve os melhores hacks de produtividade. Portanto, não deixe ele atrapalhar seu dia a dia.

Os melhores hacks de produtividade

produtivdade-grande

Preparando um corpo mais produtivo

Entenda o seu ritmo

Entenda o ritmo produtivo do seu corpo e não crie resistências aos seus ciclos naturais. Aproveite o seu turno favorito para fazer as tarefas mais importantes e procure descansar quando o seu corpo pedir por uma pausa.

Cuide da hidratação

Se o corpo está desidratado, ele perde energia. O cérebro, por outro lado, perde o foco. Deixe uma garrafa de água fresca próximo ao seu local de trabalho e lembre-se de tomar uma quantidade satisfatória de líquidos para que seu corpo fique bem hidratado.

Alimente-se bem

Achou mesmo que iríamos fugir deste item? Recorrer a fast-foods cotidianamente pode causar mais danos à sua saúde do que você imagina. Para trabalharmos bem, é preciso cuidar para que nosso organismo esteja bem alimentado. Óleos com ômega nos ajudam a nos manter concentrados.

Já as proteínas e carboidratos nos concedem energia, e um pouco de cafeína pode nos ajudar a despertar.Para não exagerar no café, tome chás de diferentes sabores e, de preferência, com ervas in natura.

Pratique exercícios físicos

Além de reduzir o stress e estimular a produção de endorfinas, os exercícios físicos nos ajudam a ter mais energia e foco. As pessoas mais produtivas e bem sucedidas têm o hábito de fazer exercícios físicos! Esta seção do Refinery29 oferece uma série de hacks para colocar o seu corpinho para mexer. Comece com 10 minutos de exercícios e vá aumentando progressivamente.

Vale montar uma playlist especial para dar aquele estímulo! Vamos agora para os melhores hacks de produtividade no escritório.

Durante o trabalho

produtividade

Tente a regra (10+2) x 5

A regra criada por Merlin Mann, autor do 43Folders.com, prega que nos concentremos durante 10 minutos em nossas atividades e façamos 2 minutos de intervalo por 5 vezes, completando uma hora de trabalho. É muito importante cumprir os limites de tempo! Aos poucos, você notará que fica fácil pular os dois minutos de intervalo.

Uma maneira semelhante de gerenciar as tarefas é a técnica Pomodoro. Veja neste post como ela funciona!

Crie uma agenda de intervalos

Liste todas as coisas que você gostaria de fazer durante o intervalo. Exemplos: checar o email, comer um lanchinho, navegar pelo seu blog favorito, atualizar as redes sociais, etc. Programe-se para fazer estas atividades durante vinte minutos, e apenas neste tempo. Assim, você aproveitará o seu intervalo de maneira mais prudente.

Veja também: 10 dicas práticas para melhorar a produtividade no trabalho 

Estipule prazos para realizar suas tarefas

Criar deadlines é um dos melhores hacks de produtividade para terminar as suas tarefas. Divida a sua lista de tarefas em horários para fazê-las e tente cumprir o tempo estipulado para fazê-las. Ex.: 9hs às 9h30 – responder emails importantes; 9h30 às 10h30 – atualizar o relatório da empresa, etc.

Desligue momentaneamente as notificações

e-mail

Fica difícil se concentrar quando os amigos e a família requisitam a sua atenção constantemente pelos aplicativos de conversa ou quando sua caixa de emails não para de enviar notificações para a sua tela. Por isso, guarde o celular nos momentos em que precisar se concentrar e desligue os alertas de email momentaneamente.

Separe um email para as suas newsletters

Não quer perder as ofertas da sua loja favorita ou as últimas notícias do seu blog favorito? Separe um email para receber newsletters e interrompa a assinatura das que você não lê mais. Lembre-se de checar este email apenas nos momentos de intervalo!  

Separe um tempo do seu dia para ler as notícias

Em nossa cultura, estar bem atualizado sobre o que acontece no mundo é muito importante. Porém, interromper  as atividades inúmeras vezes para checar as notícias em portais ou por redes como o Twitter consome o tempo que teríamos para trabalhar.

Por isso, separe um tempo do seu dia para se atualizar.

Não tenha medo de dizer não

os melhores hacks de produtividade muitas vezes tem relação direta com seu psicológico. Recusar tarefas pode não ser a dica de produtividade mais fácil de ser seguida, mas é uma das mais efetivas. Quando você tenta ajudar demais os seus colegas, acaba aceitando mais compromissos do que é capaz de cumprir.

Desta forma, você perderá prazos, causa frustrações, desentendimentos, maior insegurança com o trabalho e, consequentemente, irá procrastinar ainda mais. Isto não significa que você deva se tornar um funcionário egoísta. Procure colaborar com a sua equipe, mas conheça os seus limites.

Acredite: às vezes, não há nada de errado em dizer não.

Você conhece o diagrama de Ishikawa? É uma ferramenta poderosa de resolução de problemas.

Crie um ambiente inspirador

ambiente inspirador

Em alguns dias, nós simplesmente nos sentimos sem energia para trabalhar. Por isso, é tão importante criar um ambiente inspirador para as suas tarefas, seja no escritório ou em casa. Cheque a iluminação do ambiente, verifique se ele está bem ventilado e se os seus utensílios estão bem limpos.

Faça um mural com post-its coloridos para lembretes, coloque fotos de seus familiares e amigos próximas ao seu computador e certifique-se de que sua cadeira está bem confortável. Leve uma caneca engraçadinha para a hora de tomar o café.

Algumas plantas, como suculentas e cactus, são simples de cuidar e ajudam a alegrar o ambiente. Veja neste link algumas dicas para deixar o seu ambiente de trabalho mais estimulante gastando pouco! Com alguns hacks de produtividade, aumentar a eficiência no trabalho se torna uma tarefa simples.

É preciso lembrar que fazer um trabalho bem feito no momento certo gera uma satisfação tão grande ou maior do que as compensações momentâneas que nos proporcionamos enquanto procrastinamos.

Assim, sobra um tempo maior para se dedicar integralmente à sua vida pessoal, e a sua qualidade de vida agradece!

Agora conta pra gente o que achou sobre os melhores hacks de produtividade e quais deles você vai aplicar na sua vida!

Este artigo foi escrito pela equipe do Saia do Lugar.

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura

Comentários estão fechados.