Parcerias no online para engajar mais usuários: dicas valiosas para corretores(as) de imóveis

15 março, 2017 4:03 pm | Criado por | sem comentários | 6 meses

Firmar parcerias tanto no offline quanto no online pode fazer a diferença no seu negócio imobiliário.

Compartilhe e ganhe. Curta e concorra. Promo share. O Facebook está cheio de promoções em que o engajamento dos usuários é o principal foco. Uma forma simples de fazer as pessoas curtirem sua página, compartilharem seu post e comentarem marcando e espalhando seu nome para amigos(as) e conhecidos(as).

Se no início desse estilo de promoção as empresas focavam em oferecer ofertas de seus próprios serviços, hoje, vemos que as parcerias são o foco para chamar ainda mais atenção do público. Unir empresas e serviços do mesmo setor e oferecer um prêmio em combo, ou, ainda, empresas totalmente diferentes que transformam a promoção em algo mais abrangente e inusitado.

Num exemplo mais recente, fui instigada por uma promo share¹ que envolvia ganhar 3 açaís, 1 quadro tampinha, 2 abridores de garrafa e um cupom de 50 reais para gastar em uma loja virtual destinada aos homens. Agora, de que forma açaí e abridores de garrafa estão relacionados? Para muitos(as) a relação é simples, gosta de ambos os universos. O da cerveja e o do açaí.

Para aqueles(as) que não gostam de açaí, por exemplo, mas gostam da loja masculina da promoção, a motivação não seria a mesma, porém, mesmo assim, a pessoa participaria da promoção. Entende como esse tipo de parceria amplia as possibilidades de mais pessoas interagirem, participarem e divulgarem as empresas envolvidas? Eu poderia participar só pelos açaís, poderia participar só pelo cupom e artigos de cerveja ou motivada pelos dois.

Ampliar nossa visão para além do nosso mercado de atuação, para além do que estamos acostumados a relacionar com o nosso setor profissional. Uma imobiliária ou um(a) corretor(a) individual pode e deve fazer parcerias com diferentes setores do mercado. Você pode fazer uma promoção com um setor próximo, como o da decoração e da arquitetura, por exemplo. No estilo: compre um apartamento conosco e ganhe um projeto de decoração para um dos cômodos. Você ganha, a empresa de decoração ganha e o cliente também.

Mas para realmente “pensar fora da caixa” você precisa ver além do óbvio. Uma parceria com um restaurante ou, quem sabe, uma padaria podem ser seu diferencial no pós-venda. E já sabemos como o relacionamento que você cria após o negócio é imprescindível para os seus resultados. Você poderia enviar uma cesta de café-da-manhã como boas vindas no novo imóvel ao seu cliente ou poderia oferecer um jantar.

E se os clientes de aluguéis de imóveis também ganhassem algo? Uma parceria com uma loja de utilidades poderia lhe fornecer um “kit sobrevivência” para entregar aos estudantes. Seria um diferencial que, nas mãos dos jovens, pode tornar-se propaganda gratuita online para você e sua imobiliária. Cestas e kits são itens baratos, mas que evidenciam o cuidado especial que você dedicou ao cliente. Você pode colocar nessa cesta ou kit um quadro porta-chaves de “lar doce lar”, por exemplo, ou um tapete de “welcome”. Assim, a sua presença ou da sua imobiliária serão constantes na vida do cliente.

Mesmo que não tenha sua marca ou nome nesses itens, a associação inconsciente que o(a) cliente fará será com você. Um amigo ou amiga precisa de um imóvel? Quem você acha que esse cliente indicará? A primeira referência que aparecerá na memória dele(a) será você! Um parente que visita o imóvel e elogia um item que você deu e pronto; seu nome e o seu serviço já serão motivo de assunto novamente. E mais uma pessoa, ou várias, terão você como referência de um serviço de qualidade e com diferencial. Alguém que se importa com seus clientes, de verdade.

Fazer uma parceria com uma floricultura ou com uma empresa de paisagismo pode eternizar e surpreender quem comprou uma casa que ainda está longe de parecer um lar. Tornar a futura casa um lugar aconchegante e bonito antes mesmo do cliente ter dinheiro e tempo para pensar nisso. A surpresa também é um grande aliado na construção de um relacionamento. Já falei várias vezes aqui no blog sobre a importância da experiência. Algo que saia do comum, que torne aquele momento e o seu nome inesquecíveis para o(a) cliente.

Dependendo do setor, você pode direcionar suas ações e parcerias de forma muito eficiente. Possui salas comerciais para vender e alugar? Fique de olho em eventos e encontros sobre negócios e empreendedorismo. Lá você encontrará clientes e futuros clientes que irão precisar de um local para abrir seu negócio ou expandir um já existente. Pensar à frente, planejar ações e parcerias com base nos seus objetivos, esse é o segredo para mais sucesso e negócios.

Você não precisa fixar todas essas parcerias durante o ano inteiro, veja as necessidades do seu negócio e adapte suas ações para que essas necessidades sejam atendidas. Tem um empreendimento novo com diversos apartamentos à venda e sabe que perto dele existe uma academia de qualidade? Converse com o(a) dono(a), moradores do empreendimento podem ganhar um desconto especial se comprarem um imóvel com você. Encontrar uma academia de qualidade próxima da sua casa é algo necessário para muitas pessoas e, para as que não consideram, é apenas um diferencial a mais para comprar aquele imóvel.

Você pode estar pensando: “Ok, tudo isso parece maravilhoso, mas eu não tenho tempo para ir atrás dessas parcerias, de ver qual tipo de imóvel ou empreendimento preciso dar mais atenção dessa forma”. Se um pensamento parecido com esse passou pela sua cabeça, então você precisa rever o seu CRM ou a forma como você o está usando.

Possuir um sistema eficiente e, principalmente, usá-lo com eficiência são o segredo para que você tenha tempo para realmente se dedicar aos detalhes que fazem a diferença no seu negócio imobiliário. Se o seu dia a dia é tão corrido que você deixa coisas pela metade ou deixa de parar para pensar um pouco “fora da caixa”, como já mencionamos, então você precisa resolver isso agora mesmo.

Possuir um CRM é a chave para tornar seu negócio sistematizado e organizado, permitindo que você foque sua atenção no que realmente importa: seus clientes. Quando você foca nos clientes, as vendas tornam-se consequência.

 

¹estilo de promoção divulgada no Facebook onde o usuário precisa compartilhar para concorrer ao sorteio do prêmio

 

Texto escrito por: Jordana Dambros Felchilcher – marketing Jetimob

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.