Como pequenos negócios podem se diferenciar pela comunicação?

7 julho, 2015 6:34 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Você já parou para pensar como as grandes empresas investem em comunicação? Isso porque ajuda a alavancar qualquer negócio. Muitos empreendedores procuram a solução para destacar seu empreendimento em um mercado tão competitivo e nesse momento a comunicação é uma grande aliada.

Pequenos negócios não devem ficar de fora. Quando falamos em propaganda e comunicação podemos utilizar diversos veículos e ferramentas para levar nossa mensagem. Investir em comunicação é tão importante quanto investir em vendas.

Veja também: Matéria completa sobre a We Do Logos na revista Pequenas Empresas Grande Negócios

Separamos algumas das principais vantagens provenientes da comunicação e algumas dicas que podem ajudar seu negócio:

Visibilidade

 

A comunicação se utiliza de vários meios que podem servir para dar mais visibilidade ao seu serviço ou produto. Um bom exemplo pode ser a fachada de sua empresa, pois se bem trabalhada ela se torna um fator para que seu negócio ganhe mais visibilidade.

Existem outras possibilidades além da fachada; um banner, por exemplo, tem um custo benefício muito bom. Sua utilização pode ser aplicada de várias maneiras e ele é ótimo instrumento para tornar seu produto mais visível.

Quando falamos em comunicação nos meios digitais, essa possibilidade de visibilidade cresce ainda mais, já que na internet não existem fronteiras. Quando você faz uma publicação no Facebook, por exemplo, a sua mensagem ganha um alcance incrível. E essa grande oportunidade é ideal para o pequeno empreendedor.

 

Personalização

 

A personalização ajuda seu cliente a lembrar com maior facilidade do seu produto, além de deixá-lo mais requintado. Para alguns pode parecer um fator não muito relevante, mas a personalização pode ser o ponto chave para destacar sua empresa dentre outras do mesmo segmento.

Quando personalizamos algo o tornamos diferenciado e único. Qual  cliente que não gosta de consumir um produto assim? Investir em comunicação é deixar seu produto mais exclusivo e personalizado, e uma boa maneira para fixar seu produto na mente do cliente.

 

Imagem

 

Ao produzir uma identidade visual é possível ampliar a imagem da empresa que será veiculada para o público externo. Um cartão de visitas pode ajudar a passar a imagem de uma empresa séria e com valores.

Quando trabalhamos a imagem do nosso empreendimento isso se torna visível aos olhos de cliente, que passa a dar mais prestígio ao trabalho desenvolvido por ela. Investir em comunicação é agregar valor ao produto. Um logotipo, por exemplo, possibilita tanto melhorar a imagem quanto deslumbrar os olhos do consumidor. A identidade visual completa da sua empresa é um meio importante para atrair e fidelizar os clientes.

 

Divulgação

 

Panfletos, cartões de visita profissionais, personalização de embalagens, e qualquer outra ferramenta de comunicação são formas eficazes de se diferenciar do concorrente e criar uma vantagem competitiva.  

O Sebrae anunciou recentemente o investimento de R$ 2 bilhões em projetos de inovação para micro e pequenas empresas até 2018, ou seja, o foco na comunicação e no desenvolvimento de um bom plano de negócios para divulgação oferece grandes oportunidades para os pequenos negócios se destacarem.

Vale lembrar que esses são apenas alguns pontos. Muitos outros benefícios da comunicação para pequenos negócios ainda poderiam ser citados. Mas, é importante destacar que muitas dessas ferramentas têm um custo baixo e podem ser realizadas, inclusive, por designers freelancers.

Vai abrir um negócio em breve? Deixe que a We Do Logos te ajuda com o resto. Cadastre agora um projeto para criação da Logo para sua empresa e aproveite para conhecer nossos outros serviços.

 

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura