Procuro empresa para investir

Procuro empresa para investir no Brasil! E por que não na Europa?

19 agosto, 2017 2:42 pm | Criado por | sem comentários | 1 mês

Procuro empresa para investir! Esta é uma frase que se ouve de muitos investidores e também de empreendedores dispostos a, além de investir, arregaçar as mangas nessa empreitada.

E muitos destes interessados acabam optando por iniciar startups, e os motivos para isso são os mais variados.

Uns são atraídos pelo risco que traz consigo a possibilidade de grandes retornos sobre o investimento, outros têm uma ideia inovadora na cabeça que querem transformar em realidade.

Para ambos, fomos buscar algumas respostas com o especialista internacional em suporte a Startups Eduardo Migliorelli.

Depois de ouvir o que ele tem a dizer, é capaz de você acrescentar mais algumas palavrinhas nessa frase: – Procuro empresa para investir, e quero que seja uma Startup!

Saiba mais: Inovação em modelos de negócios: resultados mesmo na crise

Procuro empresa para investir, e agora?

O que você acharia de uma empresa de suporte a Startups que valoriza – em alguns casos! – o empreendedor que já faliu uma Startup?

Para compreender este contexto é importante, primeiro, entender o que fez Eduardo Migliorelli se decidir a prestar apoio à Startups por meio de seu negócio e auxiliar investidores que querem aprender a como criar uma Startup de sucesso.

Depois de trabalhar no Brasil, sempre para empresas nacionais e multinacionais, Migliorelli mudou para Portugal e tomou a decisão de empreender em seu próprio negócio.

Co-Founder da Atlantic Hub, inicialmente criada com foco no desenvolvimento de softwares em Portugal para países externos, Migliorelli logo percebeu, após alguns roadshows no Brasil, que havia uma grande demanda reprimida de empresários e empreendedores com o desejo de internacionalizar suas empresas e investir em startups.

Nesse momento, decidiu pela criação de outros braços de trabalhado na empresa, inclusive o de suporte a Startups, que já conta com 10 em seu portfólio.

Assim, se você estava com esta frase na cabeça: “Procuro empresa para investir”, pode ampliar o escopo para: “Procuro empresa para investir, podia ser uma startup e – por que não? – na Europa”.

Só para contextualizar esse panorama, dê uma olhada neste infográfico da Anje (Associação Nacional de Jovens Empresários) sobre a Web Summit em Portugal, no ano passado (este ano a Web Summit de Lisboa acontecerá em novembro, ainda dá tempo de participar!):

Procuro empresa para investir

Veja também: 18 erros que matam startups e outros infográficos

Qual o perfil de quem diz: “Procuro empresa para investir” e opta por startups?

Migliorelli não aponta necessariamente o melhor perfil de investidor, mas aquele em que a Atlantic Hub foca preferencialmente:

Procuro empresa para investir

Eduardo Migliorelli – Co-Founder e CEO da Atlantic Hub

“Nosso foco está em encontrar Startups inovadoras, escaláveis e com potencial no mercado europeu. Adicionalmente, gostamos muito de analisar o perfil do empreendedor que está por trás do projeto da Startup. O segredo de um empreendedor é o seu poder de resiliência, ou seja, não desistir fácil do seu sonho! Algumas vezes valorizamos aquele empreendedor que já faliu uma Startup, pois este já está ‘vacinado’ e possui aprendizado para não fazer novamente os mesmos erros.”

A experiência internacional de Migliorelli apontou um fado interessante: geralmente o Investidor Anjo apenas aporta uma quantia financeira na Startup e não espera no curto prazo ter retornos, mas – segundo sua percepção – não é comum um Investidor Anjo ser um Advisor do projeto aportado.

Na opinião dele, um investidor em startup deveria ter um perfil mais ligado ao negócio e aos sócios, veja:

“Nosso perfil de investidor em Startup, diferente do que vimos bastante no Brasil, é de muita proximidade com os sócios. Nosso interesse não é só buscar o “exit” do negócio em alguns anos e colocar o dinheiro no bolso, mas vivenciar junto com os fundadores os negócios crescerem, e ver esse projeto ou ideia ajudar a mudar o mundo no seu mercado”.

Uma postura de animar qualquer empreendedor, não acha?

Confira também: Exemplos de empresas inovadoras que você deve seguir

Sem medo de buscar investidores para sua ideia

Migliorelli comentou também que é comum se deparar com empreendedores que possuem uma grande ideia e não a colocam para fora com medo de terem essa ideia copiada.

Sim, este é um risco, – ele comenta – mas se o empreendedor não sair de sua caixa e buscar pessoas sérias no mercado para apresentar seu projeto, a ideia em sua cabeça não irá valer nada e não deixará de ser um sonho nunca.

Por fim, a dica que ele deixa para conseguir isso é participar de eventos de DemoDay para poder difundir seu produto ou serviço inovador e, por consequência, criar conexões para buscar um investidor.

Veja mais: 10 dicas para quem deseja saber como fazer uma empresa crescer

E a sua ideia, quando vai se transformar em realidade? Você é um desses que diz: – Procuro empresa para investir? Que achou da ideia de investir em startups?

Então, saiba que será uma jornada de muito trabalho, esforço e dedicação, em que ser produtivo todo dia será fundamental.

Quer já começar a aprender algumas dicas de produtividade e pôr em prática agora mesmo? Então baixe nosso kit de e-books:

Veja mais dicas de nosso blog para quem procura uma empresa para investir:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura