3 profissões para quem quer mudar de carreira

3 outubro, 2017 5:49 pm | Criado por | sem comentários | 2 semanas

O mercado de trabalho tem mudado muito nos últimos anos. A popularização da internet trouxe diversas formas novas de prestar serviços e de comercializar produtos, criando várias oportunidades de negócio e de carreira.

O trabalho home office, aquele realizado em casa, ganha cada vez mais espaço. Diversos setores da economia optam por essa nova relação de trabalho, que permite que o colaborador esteja em seu lar e desempenhe suas funções, sem nenhum prejuízo.

O mesmo vale para diversos outros profissionais, que deixam de lado um emprego formal para usufruir dos benefícios e vantagens do trabalho remoto, sem a necessidade de locar um imóvel e montar toda uma estrutura necessária para o desenvolvimento de suas atividades laborais.

Mudar de carreira nos dias atuais

Até pouco tempo, o desenvolvimento profissional era determinado por uma formação acadêmica específica ou por uma expertise adquirida na prática.

Depois dessas etapas de formação, era preciso buscar uma empresa que tivesse a demanda correspondente à qualificação desenvolvida.

Embora essa lógica ainda permaneça no mercado de trabalho, existem diversas outras profissões que surgiram a partir do desenvolvimento das plataformas digitais de prestação de serviço e de comercialização de produtos.

É cada vez mais comum encontrar empreendedores que se adaptam a essa nova condição e deixam de vez o emprego formal para investir em seu próprio negócio.

Assim como a própria internet, essas oportunidades de carreira são altamente democráticas e estão abertas para qualquer pessoa que tenha acesso a um computador e a uma rede de internet.

Cursos online, tutoriais e plataformas colaborativas facilitam a inserção nessa nova tendência de mercado de trabalho global, que cada vez ganha mais adeptos.

As novas formas de trabalho

Há várias opções para quem busca uma nova forma de trabalho. As mais comuns são e-commerces, programas de afiliados, venda e comercialização de cursos online.

Para atuar nesses novos nichos, é preciso dedicação e disciplina, pois se por um lado ser o dono do próprio empreendimento traz vantagens, por outro, demanda muita organização e metodologia.

Ser o responsável único pelos resultados de seu empreendimento é uma grande responsabilidade e exige um certo preparo para que a atuação nesses ramos seja efetiva e duradoura.

Outra área que cresce muito é o de profissionais freelancers, aqueles que prestam determinado tipo de serviço que pode ser feito remotamente, sem a necessidade de estar fisicamente em um local específico.

Nessas categorias estão jornalistas, redatores de conteúdo, web designers, programadores, tradutores e profissionais de marketing e de vendas.

O freelancer ganha cada vez mais espaço com plataformas dinâmicas que unem clientes e fornecedores de serviço, mas para esse tipo de trabalho online, ainda é necessário que o profissional tenha qualificação específica.

Mostraremos, agora, exemplos acessíveis para quem deseja mudar de carreira sem precisar de muito tempo e de muitos recursos.

Comércio eletrônico

Uma das alternativas para quem quer mudar de carreira é o comércio eletrônico.

A noção de que para abrir uma loja era preciso alugar um ponto comercial e arcar com todos os encargos de colaboradores e demais itens de estrutura ficou para trás.

Hoje, é possível abrir uma loja virtual em poucos passos, mesmo para aqueles empreendedores que não têm muito conhecimento técnico na área de informática.

Portais da internet oferecem o serviço praticamente pronto, por valores bastante acessíveis, e é possível vender quase tudo pela internet, por exemplo:

  • Aparelhos eletrônicos
  • Celulares
  • Livros e e-ebooks
  • Eletrodomésticos
  • Produtos cosméticos
  • Suplementos alimentares
  • Roupas e artigos importados
  • Bebidas
  • Insumos diversos

Grandes redes varejistas apostam no comércio eletrônico para alavancar suas vendas, e qualquer pessoa pode ser parceira dessas empresas, recebendo um percentual sobre a venda dos produtos anunciados.

Para obter sucesso nesse tipo de negócio, é preciso conhecer bem os nichos de mercado e fazer um trabalho intenso de divulgação dos produtos, utilizando todas as mídias disponíveis atualmente, principalmente as redes sociais.

Cursos online

O ensino à distância é cada vez mais popular, seja para a obtenção de um diploma em uma área específica, seja para um curso de aperfeiçoamento ou para o desenvolvimento de uma nova habilidade.

Essa nova realidade abriu um mercado gigantesco para a comercialização de cursos e palestras online, além de tutoriais e videoaulas que ensinam os mais diversos conteúdos.

Portanto, se você está buscando mudar de carreira, essa é uma excelente alternativa.

Você pode criar seus próprios cursos, a partir de sua experiência adquirida, ou ainda vender produtos de outros autores e produtores. Nessa categoria, os cursos mais conhecidos e procurados são:

  • Desenvolvimento pessoal
  • Línguas e idiomas
  • Instrumentos musicais
  • Cursos técnicos de curta duração, como conserto de celulares
  • Artesanato
  • Culinária e gastronomia
  • Liderança
  • Marketing digital
  • Monetização de sites e blogs
  • Ferramentas da internet

Esses são apenas alguns exemplos mas, via de regra, qualquer habilidade pode ser transformada em um curso online de sucesso.

Vale ressaltar que quanto mais inédito o curso, mais interesse ele desperta. Portanto, avalie seus conhecimentos e organize esse conteúdo de forma que possa ser repassado para outras pessoas de maneira remota e direta.

Programas de afiliados

Uma outra excelente alternativa para quem busca mudar de carreira são os programas de afiliados.

Um afiliado é um representante de uma marca ou produto, que pode ser físico ou digital.

Grandes empresas e plataformas online oferecem programas de afiliados nos quais, com um cadastro simples, é possível anunciar em sites e blogs pessoais produtos de outras pessoas, ganhando comissões sobre as vendas efetivadas.

A grande vantagem dos programas de afiliados é que o empreendedor pode oferecer diversos produtos simultaneamente, de acordo com seu perfil de empreendedor e com o interesse de seu público-alvo.

É possível também aliar a afiliação ao item anterior, ou seja, o de produtor de cursos e/ou palestras online com o de afiliado, aumentando assim suas chances de sucesso.

A importância da estratégia

Vimos, até aqui, algumas alternativas viáveis para quem busca mudar de carreira e empreender em seu próprio negócio online.

Em qualquer uma dessas alternativas, ter uma estratégia clara de ação é o primeiro e mais importante passo.

Antes de tudo, é preciso conhecer mais sobre esse tipo de negócio, até porque esse é um nicho muito dinâmico, que muda constantemente, com novas técnicas e conceitos.

Muitos empreendedores acabam tendo suas iniciativas frustradas por falhar no planejamento e no plano de negócios da empresa.

Felizmente, existe muito material disponível na internet para quem busca aprender mais sobre estratégia e planos de ação para negócios online. Alguns sites e blogs, por exemplo, são especializados em fornecer esse tipo de conteúdo, o que facilita muito a jornada de quem está iniciando nessa nova etapa.

Entre esses planos de ação, o principal deles é que você consiga gerar tráfego para seu negócio. Ou seja, é importante que você saiba divulgar seus produtos e que as pessoas consigam encontrar o que você tem para oferecer. Por isso, vamos focar mais nessa estratégia para te mostrar como você pode atrair pessoas para seu blog ou site.

Como gerar tráfego – o segredo do sucesso

Quem pretende obter sucesso ao mudar de carreira e seguir a tendência global de ter e manter seu próprio empreendimento precisa utilizar técnicas que aumentem o tráfego em seu site ou em loja virtual.

Tráfego nada mais é do que as pessoas que visitam seu site, sua loja online, suas redes sociais ou blog.

Não é suficiente apenas ofertar produtos ou serviços e esperar que as pessoas cheguem até você sem divulgação. Você precisa saber como gerar esse tráfego, que pode ser de forma paga ou gratuita.

Para atrair mais visitantes para suas páginas, você pode utilizar as redes sociais e criar um blog com informações relevantes a respeito de assuntos relativos aos produtos que você comercializa.

Assim, antes de oferecer algo, você informará seus visitantes e tirará dúvidas sobre um determinado assunto.

Também é possível trabalhar com anúncios pagos em diversos canais para que mais pessoas conheçam seu trabalho.

Nesse sentido, vale a pena conhecer e estudar mais sobre o marketing digital e, assim, potencializar seus negócios online.

O importante nessa estratégia é sempre criar conteúdos interessantes para seus clientes em potencial para que, assim, eles sintam-se atraídos pelo seu negócio e vejam o valor que você pode entregar.

Trabalhe em casa – primeiros passos

Quando um profissional deseja mudar de carreira, uma das opções é trabalhar em casa, já que isso possibilita estar mais próximo da família e deixar de lado uma rotina estressante de trabalho.

Além disso, a flexibilidade de horário e a possibilidade de crescimento também são fatores decisivos para essa escolha.

Hoje em dia, é totalmente possível e viável transformar esse desejo em realidade. Com dedicação, conhecimento e organização, é possível mudar de carreira, em qualquer fase da vida, e alcançar seus objetivos e metas, tanto pessoais como profissionais.

Mudanças começam com o primeiro passo, e você está no caminho certo.

Se você se interessou por essas oportunidades e quer saber mais sobre o assunto, conheça essas 23 ideias ideias para trabalhar em casa. Esperamos que, assim, você consiga encontrar uma opção para começar um novo negócio.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura