termos e condições de compra de sua loja virtual

Saiba tudo sobre termos e condições de compra de sua loja virtual

2 junho, 2017 3:00 pm | Criado por | sem comentários | 4 semanas

O e-commerce só cresce no País — e também além de nossas fronteiras. Por exemplo: obtivemos um aumento de 11%, em 2016, com relação ao ano de 2015.

E isso conta muito, se pensarmos que a modalidade de compra virtual não é mais tão recente assim em nosso cotidiano, tendo se tornado algo que praticamente todos fazem, superados os medos e os preconceitos do passado.

No entanto, esses índices promissores também levantam questões importantes, como a elaboração dos termos e condições de compra de sua loja virtual.

A palavra é longa e, geralmente, o texto explicativo é bem miudinho, mas trata-se de um documento fundamental para conduzir os seus negócios on-line com profissionalismo, confiabilidade e, claro, seguranças para você e os seus clientes virtuais.

Por isso, neste post vamos falar um pouco mais a respeito dos termos e condições de compra de sua loja virtual e como elaborá-lo para o seu negócio.

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Termos e condições de compra: como fazer

Já dizia o velho ditado: o que foi combinado, não sai caro!

Afinal, os termos e condições de compra nada mais são do que uma maneira de deixar claras as suas obrigações e direitos em reação ao cliente, e vice-versa, evitando abusos de ambas as partes, para que os negócios se realizem da melhor forma possível.

Um instrumento de proteção jurídica ao seu site de compras

Vale adiantar que, por mais que isso pareça uma burocracia dispensável, da qual ninguém dá importância, os termos e condições de compra de em uma loja virtual contêm informações de alta relevância para proteger o seu comércio e, também, o seu consumidor.

Isso porque se tratam de informações legais que prestam esclarecimentos múltiplos ao consumidor, tais como:

  • A explicação do que é e como funciona o seu negócio on-line.
  • O esclarecimento de informações a respeito das regras de conduta no site.
  • As soluções indicadas para eventuais conflitos dentro do site.
  • A limitação de responsabilidades (do site e do usuário), com seus direitos e deveres.

Entre outras questões, é claro. Mas isso é determinante para conferir um aspecto de “contrato” aos termos e condições de compra de sua loja virtual.

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O que constar em nos termos e condições de compra

Além da questão “contratual”, explicada anteriormente, é necessário observar também que os termos e condições de compra de sua loja virtual também devem conter as informações referentes à navegabilidade do usuário, no que diz respeito à sua experiência de compra, como:

  • Questão do frete.
  • Os juros incidentes.
  • Impostos relativos os produtos e serviços.
  • As regras de conduta em áreas de interação, como o campo de comentários.
  • O prazo de entrega das mercadorias comercializadas e procedimentos de estorno relativos ao atendimento do cliente.
  • Programas de descontos.

Isso tudo ajuda a conferir mais credibilidade ao seu negócio on-line, mas também serve de diretriz ao consumidor, para que ele não questione alguma questão que já consta nos termos e condições de compra de sua loja virtual e serve como argumentação de sua defesa.

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A política de privacidade de um site ou loja virtual

Por fim, temos que falar brevemente a respeito da política de privacidade, que contempla uma parcela importante na confecção dos seus termos e condições de compra de sua loja virtual.

Isso porque o documento é utilizado para conferir ao usuário mais transparência a respeito da navegabilidade dele em sua loja virtual — como os cookies.

Um documento, portanto, complementa o outro. E Ambos são cruciais para que a sua empresa virtual esteja devidamente em alinhamento com as exigências legais e cláusulas específicas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Dessa maneira, você se defende de todo tipo de acusação que possa não ser de responsabilidade de sua empresa (como comentários ofensivos, que não refletem a visão da empresa a respeito de determinados assuntos) e age em total conformidade para expandir o seu negócio gradativamente.

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Atente-se à elaboração dos termos e condições de compra de sua loja virtual

Vale, portanto, buscar auxílio profissional de juristas para elaborar os termos e condições de compra de sua loja virtual. Ainda mais com base em tudo o que vimos aqui, tendo em vista que o documento deve ser pensado em todos os âmbitos de sua loja virtual.

Mas, existe uma alternativa prática para isso:

No caso de sua empresa necessitar definir os termos e condições de compra de sua loja virtual,  a política de reembolso, um contrato de confidencialidade, a política de privacidade ou diversos outros materiais e documentos como estes para implementar em seu e-commerce, visite agora mesmo o:

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E, se você já teve que elaborar os termos e condições de compra de uma loja virtual, em caso positivo, não deixe de compartilhar como foi a experiência no campo de comentários deste post. Compartilhe sua experiência!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.