agenda de salão de beleza para imprimir

Saiba como criar uma agenda de salão de beleza para imprimir

8 novembro, 2017 8:43 am | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Quem tem um salão de beleza sabe da importância de ter uma agenda diária para organizar todos os horários dos clientes, além de ser essencial para ter controle dos serviços prestados e de todo o andamento do salão em si.

Porém, para muitas pessoas, criar uma agenda de salão de beleza para imprimir é algo voltado apenas para profissionais que trabalham com planilhas. Certo? Errado! Organizar sua agenda pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Para comprovar, listamos algumas dicas de como fazer e organizar uma agenda para que o dia a dia de seu salão seja muito mais produtivo e estruturado, garantindo a correta gestão do desempenho de sua empresa.

Saiba mais: Qual o software para salão de beleza ideal para seu negócio?

Agenda de salão de beleza: dicas práticas

1- Criar uma agenda de salão de beleza

Existem diversos modelos de agendas de salão de beleza para imprimir na internet que atendem as mais variadas necessidades e gostos. Os mais utilizados costumam ser aqueles feitos no Excel, já formatados e prontos para serem personalizados com os dados e informações que deseja.

O modelo de agenda de salão de beleza usado é o diário, onde constam todos os dias da semana (de domingo a sábado), e inclui duração em horas, geralmente com acréscimo de 30 minutos entre elas.

Com esse modelo, você terá acesso a uma agenda de salão de beleza rica em detalhes, já que poderá monitorar todas as clientes agendadas no dia, de maneira simples e eficiente.

Para encontrar o modelo ideal para o seu negócio, basta fazer uma pesquisa rápida no Google sobre modelos de agenda de salão de beleza para imprimir. Tendo definida a opção que mais atende às suas necessidades, basta imprimi-la em casa ou em uma gráfica, para facilitar ainda mais o trabalho.

Com a agenda em mãos, é hora de entender a melhor forma de usá-la em seu salão!

Veja também: Como criar texto para propaganda de salão de beleza

2- Tempo de cada atendimento

O primeira passo na hora de organizar a agenda do salão de beleza após imprimi-la é entender quantos clientes sua equipe consegue atender por dia. Para isso, é necessário calcular o tempo gasto com cada serviço que oferece.

Para chegar nessa estimativa, liste todos os procedimentos disponíveis e uma média de tempo que os profissionais levam para realizar cada um deles. A ação é necessária, principalmente, porque cada serviço varia muito de um para outro, por exemplo, o tempo de um simples corte de cabelo e uma escova progressiva em fios longos.

Analisar com cautela essa etapa é essencial para que não se coloque tempo demais ou de menos para cada procedimento oferecido pelo salão.

A lista é bem simples e rápida de ser feita, e irá facilitar – e muito – o início da organização de sua agenda. Confira um exemplo de como montá-la:

  • Escova: 30 minutos;
  • Corte de cabelo: 30 minutos;
  • Hidratação: 20 minutos;
  • Tintura: 1 hora;
  • Progressiva: 2 horas.

3- Facilite o agendamento

Manter uma agenda sempre organizada é essencial para garantir o bom atendimento e a qualidade dos serviços do seu salão de beleza. Para ajudar, é ideal estudar as melhores maneiras que os clientes poderão entrar em contato com você.

O mais comum é o contato via telefone – e, também, o presencial. De uns tempos para cá, muitos salões têm optado pelo agendamento por Whatsapp, o que tem conquistado muitos clientes, já que é fácil, rápido e é possível agendar de qualquer lugar, a qualquer hora.

Porém, para utilizar esse meio, é preciso ficar atento para que os agendamentos sejam passados para a agenda logo em seguida, evitando, assim, conflitos de horários.

Para facilitar, é ideal contratar um profissional que se dedique apenas à esse trabalho, fazendo atendimento exclusivo aos clientes.

Confira: Faixa para salão de beleza: confira o que não pode faltar na sua

4- Saiba lidar com imprevistos e atrasos

Muito comum em salões de beleza, atrasos e imprevistos acontecem e, se não forem bem resolvidos, podem acarretar prejuízos para o seu negócio. Um dica é contar com um bom gerenciamento da agenda para combater esse tipo de problema.

Fique de olho a cada horário marcado e, caso necessite, entre imediatamente em contato com o cliente, para verificar se ele está a caminho ou se houve algum imprevisto. Dessa forma, é possível remanejar a agenda de acordo com os possíveis cancelamentos e atrasos.

Veja mais: Entenda a importância de um programa para salão de beleza

Agora que você sabe como imprimir e usar sua agenda de salão de beleza, organize seu trabalho da melhor forma e atenda suas clientes sem erros ou atrasos.

E se quiser algumas dicas para atrair cada vez mais pessoas para o seu salão, confira estes posts de nosso blog:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.