Sem categoria

Como administrar pessoas (funcionários)?

10 maio, 2011 7:22 pm | Criado por | sem comentários | 6 anos
Administrar pessoas é fazer com que cooperem umas com as outras, mas cada uma focada em seus cargos, pensando no objetivo da empresa. Para isso, o empresário precisa definir os conceitos de organização, a descrição dos cargos e a administração de salários.
As organizações são formadas por indivíduos que devem alcançar determinados objetivos, que em ação individual, isolada, não conseguiriam alcançar. A cooperação entre esses indivíduos é essencial para a existência da organização, ou seja, o inicio de tudo é a união e empatia de todos os funcionários.

Descrever um cargo consiste em enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribuídas ao seu ocupante. Ao descrever um cargo, não podemos levar em consideração a pessoa que o ocupa atualmente, mas sim o que esse cargo deve realizar e quais são as suas atribuições. Analisar a importância do cargo é primordial para as atitudes de grandes funcionários na empresa.
Já a administração de salários é um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e manter estruturas de salários eqüitativas e justas na organização. Cada cargo tem o seu valor individual. O salário deve basear-se em um sistema lógico de comparações internas e externas dos cargos e de seus respectivos vencimentos, ser pontual para com o salário do funcionário, é fundamental para não haver tumultos e/ou revoltas na empresa.

Este site pode ajudar. Ele disponibiliza uma tabela atualizada de cargos e salários http://www.guiarh.com.br/tabeladesalarios.htm
Para saber detalhes desse assunto acesse http://www.sebrae.com.br/momento/tenho-um-negocio-com-menos-de-2-anos/gestao/como-administrar-pessoas

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.