Como conquistar mais vendas com um bom logotipo

6 outubro, 2015 7:48 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Diferente do que muita gente pensa, logotipos são muito mais do que apenas desenhos bonitos produzidos e estilizados com o nome de uma empresa. Capazes de despertar o interesse de milhares de consumidores e conquistar mais vendas, essas artes com cores e formas bem pensadas também costumam fazer a diferença na forma com que as pessoas encaram uma marca. Dessa forma, é de suma importância ter um logo que esteja totalmente conectado com a qualidade daquilo que ela oferece.

Você sabe por que isso acontece? Podemos te garantir que não é por acaso e por isso vamos explicar neste artigo os pontos que fazem de um bom logo um dos fatores decisivos para o aumento das suas vendas. Confira!

Bons logos passam a ideia de profissionalismo

Não é preciso ter um diploma de design gráfico para reconhecer um logotipo mal produzido. Ainda que sejam leigas, as pessoas conseguem perceber quando uma empresa leva com cuidado a sua marca e quando isso não acontece. O descaso com o logo também pode ser entendido como descaso com seu próprio produto ou serviço — ou com seu público e, por esse motivo, marcas consistentes e bem projetadas dão ainda mais valor para aquilo que é vendido.

Além disso, logos de qualidade fazem parte de um manual de identidade sólido onde tudo, desde os cartões de visita até os e-mails de resposta de uma empresa, segue o mesmo padrão, mantendo em todas as esferas a mensagem daquela empresa. Eles não apenas representam os conceitos de uma instituição mas também ajudam a trabalhar e a fixar sua imagem através do branding.

E caso tenha alguma dúvida de como fazer um logo profissional, veja o nosso post onde mostramos algumas dicas de especialistas de como executar esse trabalho.

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Transmita a mensagem da sua empresa com o público correto

A ideia de um logotipo não nasce do nada — pelo menos, não deveria. Bons logos são aqueles que conseguem transmitir os valores e as visões de uma empresa em suas formas, cores e textos e são esses pontos que ajudam a definir de antemão qual é o público-alvo daquela marca, com quem ela deseja conversar.

Portanto, lembre-se de que bons logotipos são aqueles que passam rapidamente qual é a mensagem de uma marca. Quer saber ainda mais sobre isso? Veja como definir o seu público-alvo e o posicionamento da sua empresa através de logotipos.

Diferencie-se no mercado para conquistar mais vendas

Um dos principais motivos da existência de um logotipo é ajudar um produto ou serviço a se destacar dos outros. Antes da década de 50, quando havia poucas marcas no mercado, os logos não tinham tanta necessidade como hoje. Ao contrário do que acontece atualmente, naquele tempo a maioria dos produtos não buscava apresentar nada a mais do que sua finalidade básica: um refrigerante era só um refrigerante, assim como um televisor era só um aparelho eletrônico da sala. No entanto, isso mudou bastante e agora, além de entregar o óbvio, as marcas também precisam criar laços afetivos com os consumidores — e isso só é possível através de um bom trabalho de identidade visual.

Bons logos ajudam a marca a ser lembrada

Claro que vender algo com qualidade é a chave principal para o sucesso de qualquer empresa, no entanto, ter um logo bem projetado pode servir como atalho visual, fazendo com que o consumidor associe aquela boa experiência que teve com o produto ou serviço àquele símbolo.

Portanto, ter um logotipo que seja fácil de ser reconhecido e com elementos de destaque pode ajudar o seu cliente a lembrar-se dele com mais facilidade na próxima vez que ele for às compras e não se esqueça de que as pessoas costumam fixar muito mais as imagens do que os textos.

Venda por mais tempo

Logotipos bem pensados que não adotam apenas um desenho da moda, perduram por anos sem precisar de alguma alteração. Quanto mais tempo a sua empresa se mantiver sem precisar de um rebranding ou de um redesign do logo, maiores são as chances dela ganhar força, ser lembrada e de trazer uma ideia de experiência de mercado para os consumidores.

Pense em quantas vezes você viu a Coca-Cola mudar de logo ao longo da sua história. Um logo que, claramente, é um dos mais valorizados do mercado.

Boas marcas têm mais chances de conseguir investimento

Às vezes, para continuar crescendo e vendo seus lucros subirem, algumas empresas precisam chamar a atenção de investidores dispostos a investir na marca. E algo que costuma ajudar muito com isso é apresentar planos de negócios bem definidos com materiais de marketing bem resolvidos.

E como isso ajuda a passar uma noção de que a empresa é completa e segura, nada melhor do que apresentar um bom logotipo a quem está em busca de investimento para ver os números decolarem ainda mais.

como conquistar mais vendas

Logotipos bem produzidos ajudam a explicar um negócio

Empresas que trabalham com produtos ou serviços pouco convencionais ou até com tipos específicos de produtos, podem atrair mais a atenção de potenciais clientes ao apostar em logos de qualidade que transmitam, através de formas e cores, qual é a base daquele negócio.

Marcas de shampoo que criam produtos com aromas, por exemplo, conseguem mostrar qual é o seu negócio mais facilmente ao colocar um desenho de uma fruta ou folha no logo.

Como você pôde ver por aqui, ter um logo bem-feito, com cores, formas e estilos bem pensados, pode ajudar (e muito) a sua empresa a conquistar mais vendas e se dar bem no mercado. Logo, pensar e planejar como será a sua marca não deve ser algo feito às pressas e com descaso. Procure fazer isso da melhor forma possível e, claro, com uma equipe especialista no assunto!

Agora que você já sabe como é possível conquistar mais vendas com bons logos, conte pra gente o que achou do nosso post! Ainda tem dúvidas ou quer saber como fazer tudo isso com sucesso? Entre em contato conosco e aproveite para compartilhar suas dúvidas aqui no blog!

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.