consultoria planejamento estratégico

Porque uma consultoria de planejamento estratégico pode revolucionar seu negócio

12 janeiro, 2018 8:55 pm | Criado por | sem comentários | 4 dias

Você sabe qual a importância do planejamento estratégico empresarial? Toda empresa precisa definir seus rumos, traçar objetivos e indicar os caminhos que seus colaboradores devem tomar para que ela se torne cada vez mais valiosa de forma sustentável, isto é: se mantenha lucrativa ao longo do tempo.

Para isso, é preciso definir uma vantagem competitiva, uma competência central que a torne mais eficiente que seus concorrentes na entrega de valor para seus clientes, que são as soluções para os problemas e necessidades de seu público-alvo.

Quanto menos recursos forem necessários para isso e mais valor o público enxergar nos produtos e serviços entregues por essa empresa ao mercado, maior será seu lucro.

Mas como definir essa vantagem competitiva e organizar os recursos de sua empresa para que ela atinja esses objetivos? Uma das formas empregadas para isso é usar, entre outros, o método SWOT no planejamento estratégico.

Deixar essa tarefa à cargo de uma consultoria de planejamento estratégico é uma maneira de contar com especialistas no assunto assessorando sua empresa nessa tarefa.

Nesta postagem, você vai entender melhor porque contratar uma consultoria estratégica empresarial será uma excelente decisão para o seu negócio.

10 vantagens de usar uma consultoria de planejamento estratégico em sua empresa

1- Uso das metodologias certas por profissionais experientes

Muitas outras ferramentas, análises e softwares, além da matriz SWOT, serão empregados pela consultoria de planejamento estratégico, com a vantagem de todo esse processo ser desempenhado por profissionais que são especialistas no assunto.

2- Visão estratégica aguçada

O que é uma consultoria de gestão empresarial se não um grupo de pessoas que se acostumaram na prática a reconhecer as melhores estratégias a serem empregadas pelas empresas?

Contar com um time desses para elaborar seu planejamento será uma grande vantagem diante da concorrência.

3- Um olhar de fora sempre é benéfico

Uma visão diferente, de pessoas que vem de outras áreas e ramos pode evidenciar que algumas práticas já arraigadas e tidas como intocáveisem sua empresa talvez devam ser repensadas.

4- Análise das forças e fraquezas do negócio

Você vai descobrir em conjunto com os consultores o que sua empresa faz melhor e onde ele deve se aperfeiçoar.

5- Conhecimento profundo do ambiente externo

Se as particularidades de sua empresa terão que ser analisadas a fundo pela consultoria de planejamento estratégico, pois você e sua equipe a conhecem melhor do que ninguém, por outro lado o ambiente externo, a economia e o cenário de seu setor serão mais facilmente interpretados por esses profissionais especializados.

6- Detecção de oportunidades

Serão evidenciadas as melhores oportunidades no mercado para você usar suas forças de forma estratégica e aperfeiçoar seus pontos fracos para que eles não atrapalhem o aproveitamento dessas oportunidades.

7- Perceber as ameaças

Da mesma forma, serão definidas ações para que tudo que possa por sua empresa em risco seja combatido e prevenido com o emprego dos melhores recursos do seu negócio.

8- Estratégias bem definidas

Com todos esses fatores equacionados de forma lógica e analítica, estratégias serão traçadas com o objetivo de tornar seu negócio mais lucrativo.

9- Idealização de planos de ação mais eficientes

Depois da Análise SWOT, So What? Para pôr essas estratégias em prática, planos de ação com metas e objetivos claros, agentes definidos e recursos garantidos serão criados e executados de forma integrada, com todas as áreas da empresa trabalhando juntas e em sintonia na busca de objetivos comuns.

10- Acompanhamento dos resultados e ajustes de rumo

Enquanto estiver acontecendo a implementação da estratégia, ela deve ser monitorada por meio de KPIs, indicadores chave de performance (Key Performance Indicators, em inglês) que mostrarão se o desempenho da empresa está atendendo às expectativas do planejamento. Um Balanced Scorecard pode ser muito útil para apoiar esse acompanhamento.

Caso isso não esteja ocorrendo, ajustes serão definidos para que os resultados sejam alcançados.

Construir um planejamento estratégico envolve perguntas e respostas nem sempre fáceis de serem enfrentadas. O apoio de uma consultoria de planejamento estratégico pode fazer toda diferença em seu negócio.

Já pensou fazer isso por sua própria conta e descobrir, quando já for tarde demais, que seu planejamento apresentava erros importantes?

Não arrisque sua empresa, conte com profissionais especializados na hora e fazer seu planejamento.

Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.