12 dicas infalíveis para aumentar a produtividade do seu negócio

16 agosto, 2017 5:12 pm | Criado por | sem comentários | 1 mês

Um dos grandes desafios do pequeno empreendedor é lidar com uma quantidade limitada de tempo versus uma quantidade infinita de coisas para fazer. Com demandas cada vez maiores de trabalho, a produtividade é peça chave para o desenvolvimento dos negócios.

 

Afinal, existe uma fórmula mágica para fazer mais, melhor e com menos? A produtividade é relativa e vai de pessoa para pessoa, mas com essas 12 dicas você pode considerar um bom aumento na produtividade do seu negócio.

 

Tenha uma lista de prioridades

Às vezes temos a sensação de que tudo é urgente. Porém, para uma lista de prioridades fazer sentido e ser produtiva, ela precisa ter a menor quantidade de tarefas possível. Todas as manhãs anote as 3 principais tarefas que você precisa realizar no dia, isso vai te ajudar a ficar mais focado e produtivo. E  não se esqueça, respeite a ordem de prioridade e nunca adicione novas tarefas na frente da fila.

 

Desdobre as grandes tarefas

Grandes tarefas levam a procrastinação, enquanto tarefas menores são mais fáceis e rápidas, consequentemente mais produtivas. A dica é: desdobre suas tarefas nos menores níveis, transformando-as em pequenas tarefas de 5 minutos. Você logo vai sentir a redução da ansiedade e da sensação de sobrecarga.

 

Desmitifique a multi-tarefas

Multi-tarefas é um hábito ruim que diminui a atenção e torna as pessoas menos produtivas a longo prazo. Dedicar todo o seu foco e energia a uma tarefa por vez vai te ajudar a concluí-la mais rapidamente. Pasme: estudos do Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance mostraram que a multi-tarefas pode reduzir a produtividade em até 40%.

 

Tarefa chata? Resolva antes do almoço

Sabe aquelas tarefas que você não quer fazer de jeito nenhum? O simples fato de pensar nelas causa estresse e arruínam a produtividade do seu trabalho. A melhor maneira de lidar com esses itens chatinhos é tirá-los do caminho o mais rápido possível. A dica é se comprometer em realizá-los antes do almoço e encarar a pausa da refeição como uma recompensa do esforço. Vale ressaltar que na parte da manhã as pessoas costumam ter mais força, tempo e disposição.

 

Diga não

Sim, diga não. Esqueça a obrigação de sempre dizer sim ao cliente, parceiro ou colaborador. Se aquilo não for extremamente essencial, diga não. Assumir projetos ou atividades que não se encaixam no perfil do seu negócio pode ser um enorme consumidor de recursos desnecessários e um inimigo da sua produtividade e da equipe.

 

Desligue as notificações push

Mensageiros instantâneos são ótimos para interromper o seu trabalho. Desligue todas as notificações do WhatsApp, Messenger, Instagram e qualquer aplicativo que possa roubar sua atenção e acabar com a produtividade do seu trabalho.

 

Abandone o perfeccionismo

A raiz da procrastinação é o medo de não executar um bom trabalho. Portanto, uma das únicas maneiras de superar a procrastinação e aumentar a produtividade é abandonar o perfeccionismo e simplesmente não se preocupar com detalhes que não valem o seu tempo. Imaginar que a tarefa não é tão importante pode ajudá-lo a começar e finalizar seus deveres mais rapidamente.

 

Delegue tarefas de maneira inteligente

Sua equipe pode e quer te ajudar. Delegar tarefas aos membros do time te proporciona mais tempo para se concentrar em itens que realmente valem a sua atenção. Identifique as tarefas que só você pode fazer e depois encontre membros da equipe ou parceiros que podem lidar com aqueles trabalhos que não são prioridades para sua operação. Não se esqueça de dar instruções claras para que os colaboradores não precisem interromper o trabalho com perguntas, o que acaba com a sua produtividade e a deles.

 

Gerencie seu tempo

Um eficaz gerenciamento de tempo está diretamente ligado a uma boa produtividade. Gerenciar o tempo inclui o planejamento a longo prazo e uma boa divisão de tarefas, como a organização de afazeres similares em um dia específico. Definir metas realistas para o seu tempo também age positivamente na produtividade, já que a chance de conseguir concluí-las e de não falhar é maior.

 

Esteja nas nuvens

Use aplicativos e gerenciadores de trabalho baseados na nuvem. Além de práticos e eficientes, eles aumentam muito a produtividade do time. Qualquer colaborador pode trabalhar e acessar os arquivos importantes remotamente.

 

Não olhe o e-mail o tempo todo

Ficar o tempo todo olhando a caixa de entrada do e-mail é um hábito terrível que leva a inúmeras distrações ao longo do dia. Um estudo da Microsoft mostrou que as pessoas perdem até 25 minutos quando são interrompidas por e-mails e alertas de mensagens instantâneas. Programe alguns horários para checar o e-mail e aumente a produtividade do seu trabalho.

 

Tchau, desorganização financeira

As conquistas estão alinhadas aos propósitos. Se sua produtividade aumentar, consequentemente seus negócios irão prosperar e a organização financeira será fator decisivo para o sucesso real da empresa. Usar aplicativos de gestão financeira para controlar todas as entradas e saídas de dinheiro vão tornar o processo de administração mais eficiente e fácil. O QuickBooks ZeroPaper é um aplicativo pensado para o microempreendedor e tem versão desktop e mobile. Faça o download na Play Store ou na App Store e comece já a organizar suas finanças!

 

O sucesso do seu negócio depende especialmente da sua dedicação e esforço em fazê-lo dar certo. Existem milhares de ferramentas que auxiliam o gerenciamento da sua empresa, mas a produtividade nunca é um acidente. Produtividade é resultado de várias táticas baseadas em bons hábitos e atitudes positivas.


Você tem alguma dica de produtividade que não falamos aqui? Compartilha com a gente nos comentários!

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura