Qual o momento ideal para investir no redesign da logo da sua empresa?

10 dezembro, 2015 5:12 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Redesign é uma palavra que assusta muita gente, principalmente porque acabou se confundindo ao longo dos anos com a temível “refação”. Mas essas são coisas bem diferentes. A refação acontece quando precisamos voltar num projeto por erros de cálculo da equipe que desenvolveu sua criação ou porque ele não atendeu aos gostos do cliente. O redesign, por sua vez, é um completo estudo de como sua marca se posiciona atualmente e da viabilidade e necessidade de mudar isso.

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Enquanto a refação é feita antes do projeto sair do papel, o redesign avalia algo que já existe e o adequa a novas necessidades. A verdade é que redesign é um processo constante, do qual sua empresa não pode ter medo, sob a pena de cair no ostracismo.

Agora que você sabe um pouco melhor o que é redesign, podemos te ajudar a pensar se não é o momento de rever como sua empresa se comunica com o mundo. Listamos aqui alguns fatores que podem ser sinais de que sua marca precisa de um novo fôlego. Confira!

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Um passo natural

Em projetos de design, rever e recriar o design das coisas é uma parte essencial para manter produtos funcionando. O ciclo desse tipo de plataforma é mais curto e pede mudanças mais ágeis que as demandas de uma marca ou produto offline (e com maior velocidade ainda naqueles que são feitos para o mundo online). Nomes como MySpace, Google e o Yahoo! são exemplos de marcas que passaram por redesigns, algumas tendo sucesso e outras fracasso.

Até certo nível, isso é um indicativo de que para refazer o design de sua marca é preciso não perder o timing. Mas como saber que a identidade visual de sua empresa está precisando ser atualizada?

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Sinais de que é hora de pensar em redesign

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Se os indicadores do seu site vem caindo, é hora de pensar em qual parte da sua estratégia está errada. Milhares de motivos podem levar a uma diminuição da sua audiência online, é claro, mas um deles pode ser seu trabalho de design. Se alterar sua estratégia de conteúdo falhou, pode ser que o problema não esteja só nele e a sua marca precise de uma repaginada. Talvez ela tenha perdido o poder de conversão e não chame mais a atenção das pessoas ou tenha uma aparência datada. O importante é conseguir concluir isso a tempo e investir no redesign do seu logo.

As métricas do seu site lhe dirão que há um problema, mas para detectar se ele está no design do logo ou dos seus produtos, pesquisas costumam ser uma ferramenta mais precisa. Avalie os feedbacks que sua marca recebe e procure detectar se existe a percepção de que ela está datada, por exemplo. Além disso é preciso bom senso: ainda que o design do seu logo fosse a coisa mais linda quando foi desenvolvido, pode ser que a nossa percepção estética tenha se alterado.

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Lembra de como, até pouco tempo atrás, era comum que aplicativos simulassem o mundo real e hoje isso é visto como antiquado? Pode ser que sua marca tenha simplesmente parado no tempo, e é provável que ninguém precise te avisar isso se você se mantiver atualizado sobre o mercado ao seu redor.

Mudança no perfil do consumidor

Outros motivos para mudar a cara do seu logo e investir em um redesign são: a mudança de posicionamento da marca ou a alteração significativa no perfil do consumidor. Se sua marca foi desenvolvida para atender jovens dos 20 aos 35 anos, mas acabou percebendo uma necessidade de mercado e ocupando-se de atender outras faixas etárias, é possível que ela esteja desatualizada.

O problema não reside no projeto anterior, mas sim no fato de que seu negócio está crescendo o bastante para gerar demandas diferentes. Quem disse que redesign não pode significar boas notícias? Crescer também é motivo para rever sua estratégia de comunicação atual!

Reposicionamento de mercado e expansão

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Além disso, fazer novamente o estudo de sua marca pode ser proveitoso na hora de requalificar seus produtos e expandir para novos mercados. Sua marca agora precisa falar com mais pessoas do que antes e não está conseguindo cumprir seus objetivos de comunicação? Fazia muitas vendas para um determinado recorte socioeconômico e hoje percebe a oportunidade de migrar para o mercado de luxo? O redesign será essencial na hora de colocar sua marca em contato com essa nova fatia de mercado.

Identificar o perfil dos novos consumidores, entender sua linguagem e o que procuram quando compram produtos como os seus é essencial na hora de fazer o redesign. Sua nova marca precisa conseguir chegar onde a anterior não poderia.

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Estudo detalhado antes de começar o processo

Existem muitos motivos para começar o redesign da sua marca, mas é importante que esse processo seja feito por quem entende do assunto. Imagine jogar todo o seu projeto gráfico atual fora e não receber no lugar um resultado sólido e que vai garantir o retorno do seu investimento? Por isso, o redesign de uma marca muitas vezes é mais difícil do que o estudo de sua identidade visual.

A nova marca não pode deixar os consumidores atuais de lado, todavia ser um mero chamariz de novos negócios. Então, é preciso que o responsável pelo seu projeto consiga equilibrar a realidade do mercado e as suas expectativas para o futuro.

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Além disso, é preciso provocar identificação em seus atuais funcionários. Você não vai querer que seus maiores colaboradores de repente se sintam estranhos num ambiente em que antes estavam confortáveis, não é? É preciso levar em consideração as opiniões da sua equipe durante a busca por inovação, pois são esses parceiros que fazem parte do seu dia a dia.

Procurar as pessoas certas pra cuidar do redesign da sua marca pode ser trabalhoso, mas a We do Logos surge para facilitar esse processo! Colocando seu projeto em contato com diversos profissionais, é possível receber múltiplas propostas e tomar a decisão certa na hora de estudar o redesign do seu logo. Entre em contato com um de nossos analistas e descubra o que podemos fazer pela sua empresa!

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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