papelaria design

Quer surpreender os clientes? Conheça o design de papelaria!

12 maio, 2017 10:56 pm | Criado por | sem comentários | 5 meses

Uma promissora e tradicional área mercadológica que dificilmente perderá espaço — mesmo com o advento tecnológico e toda força da internet —, a papelaria tem tudo para auxiliar empreendedores com bons resultados, impressionando seus clientes.

No entanto, vale a pena se atentar a algumas boas dicas e técnicas para serem aplicadas durante o momento de pensar no design de papelaria para sua empresa.

Afinal, a apresentação é o cartão de visitas de qualquer empreendimento.

Por isso, vamos falar um pouco mais a respeito do design de papelaria, neste post, visando aproximar você de alguns conceitos que podem ser o diferencial para gerar vantagem competitiva diante da concorrência e, assim, atrair e fidelizar mais clientes.

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Veja também: Papelaria corporativa: capriche no visual do seu negócio!

Como desenvolver um excelente design de papelaria

Mostrar profissionalismo e solidez com materiais de papelaria de qualidade e bom gosto é fundamental para qualquer negócio. Veja como conseguir isso.

O que compõem os materiais de papelaria

Normalmente a papelaria é composta pelo papel timbrado, dois tamanhos de envelopes e de cartões de visita, podendo incluir também blocos de notas, lápis e canetas com logotipos e até capas para CD, que estão caindo em desuso, devido a proliferação e redução de preço dos pendrives.

Mas você pode definir mais materiais para sua papelaria, se achar necessário.

Médicos, por exemplo, costumam incluir receituários, assim como dentistas, além de lembretes de data de consulta e até imãs de geladeira, no caso de pizzarias e outros estabelecimentos comerciais.

Saiba mais: Trabalhe sua imagem com o papel timbrado na advocacia

A relação entre papelaria e design

Para começar, é importante ter em mente que a papelaria ainda é uma forma de divulgação que é bastante utilizada e, para isso, ela deve refletir o posicionamento de seu negócio de forma correta e atrativa para seu público.

Nesse sentido, o design de papelaria deve ser inteiramente pensado de modo que traduza os objetivos do seu negócio. A organização e disposição dos elementos, como logotipos, textos e até a textura do papel são fundamentais.

Daí, a importância em contar com um design de papelaria diferenciado, que traduza os seus conceitos e valores e, ainda, crie uma identificação com o seu público-alvo — como veremos no tópico seguinte.

Confira: Envelope timbrado: diferencie e valorize seu negócio

Entenda mais o seu consumidor

Um design de papelaria deve ter tudo a ver com o perfil do seu consumidor. Imagine, por exemplo, um comércio com foco corporativo e uma papelaria inteiramente focada em uma temática excessivamente colorida e festiva? Não combina!

Por isso, idealize o uso de tons que condizem com o seu consumidor, explore a variedade de tonalidades que melhor combine com esse perfil e, também, símbolos cujo foco seja esse tipo de cliente.

O mesmo vale para o design e até os formatos de todos os materiais de seu conjunto de papelaria, dos envelopes ao papel timbrado: desde os tons dos papéis à linguagem adotada, como dissemos, isso faz parte de um extenso planejamento a respeito do design de papelaria que você vai adotar para que seu cliente se identifique com seu negócio.

Veja também: O que é papel timbrado e como valoriza seu negócio

Defina a paleta de cores a ser utilizada

Como um reforço do que mencionamos anteriormente, a paleta de cores já tende a ser de grande ajuda para mostrar ao consumidor o perfil de clientes explorado pelo seu negócio.

Para o setor corporativo, por exemplo, o uso de tons mais sóbrios e neutros tem sido uma característica em comum entre o design de papelarias desse segmento.

Vale a pena, portanto, analisar profundamente o tipo de negócio que você deseja criar e, assim, adaptar cada vez mais o seu design de papelaria para que os clientes encontrem essa identificação por meio dos tons usados e o estilo decorativo do ambiente.

Veja mais: Onde fazer cartão de visita sem enrolação e com qualidade

Explore a sua paixão como um diferencial

Não poderíamos encerrar este texto sobre o design de papelaria sem mencionar a importância em expor ao seu consumidor a paixão em suprir as suas necessidades e desejos da melhor forma possível.

Isso, em design, é visto na organização dos elementos, na disposição estratégica dos textos e, também, na adequação do tipo de papel e sua gramatura.

São, portanto, pequenos capítulos de um grande livro que devem ser levados ao nível de excelência desejado para dar mais destaque à sua papelaria e, por consequência, ao seu negócio!

Saiba mais: Como criar um papel timbrado que diferencie sua empresa?

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E, depois de tudo isso, queremos saber de você: Quais foram as dicas que apresentamos neste artigo que renderam os resultados desejados no seu design de papelaria? Participe e compartilhe conosco a sua opinião no campo de comentários deste post!

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.