Qual importancia do planejamento nas empresas

Qual importância do planejamento nas empresas

13 fevereiro, 2016 7:36 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Muitos se perguntam qual a importância do planejamento nas empresas. Ora, o planejamento é essencial para que a administração de uma empresa seja eficaz e faça com que os negócios tenham um resultado positivo, refletindo no crescimento.

Abrir um negócio sem ter um objetivo claro e um bom planejamento de uma empresa é, sem dúvida, um grande erro, pois se o empreendedor não sabe aonde quer chegar, também não saberá por onde começar ou, no mínimo, não imagina quais serão os seus próximos passos.

Qual a importancia do planejamento nas empresas

Planejar significa traçar objetivos, escolher qual o melhor caminho a ser seguido para otimizar o funcionamento da empresa e estabelecer datas para avaliar quais metas foram alcançadas.

São muitas os pequenos negócios no Brasil que fecham as portas por causa da falta de planejamento na empresa, fazendo com que o conhecimento de administração seja indispensável, afinal, tão importante quanto abrir uma empresa é saber como gerenciá-la.

Pra ajudar você a entender melhor qual a importância do planejamento nas empresas, preparamos uma série de dicas, leia e aproveite!

Saiba mais: Planejamento Estratégico: o Guia Essencial para seu Negócio

Quais são os tipos de planejamento nas empresas?

O planejamento se ordena em três níveis distintos, veja abaixo as peculiaridades de cada um.

Planejamento estratégico

Esta etapa do planejamento em uma empresa é, normalmente, de responsabilidade dos níveis superiores e diz respeito à formulação de objetivos e a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua realização, considerando as condições externas e internas à empresa, além da evolução esperada, sua sobrevivência a longo prazo, crescimento e eficácia.

Planejamento tático

Esse nível define como vai ser realizado o planejamento. Ele é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicas e claras.

O principal objetivo do planejamento nas empresas ao nível tático é promover um contato eficaz entre o nível estratégico e o operacional.

Planejamento operacional

Aqui, observa-se a prática e a importância do planejamento idealizado. O operacional focaliza no trabalho junto aos funcionários que não fazem parte do setor administrativo, implementando os planos específicos estabelecidos no planejamento tático.

Veja também: 3 passos para seu plano estratégico de vendas ser um sucesso

Qual a importância do planejamento nas empresas?

O planejamento estratégico é uma importante ferramenta de auxílio no processo gerencial, e é cada vez maior o número de empresas que percebe que os desafios e ameaças que aparecem diariamente são também oportunidades para desenvolver soluções e abrir novos mercados para seus produtos. Isso é planejar estrategicamente o futuro da empresa.

O futuro de qualquer negócio nada mais é do que o resultado das ações que estão sendo realizadas agora, dessa forma, o planejamento estratégico lançará as bases para a construção de um futuro de sucesso e a geração de um mercado mais preparado para as mudanças que ocorrerem.

Esse pensamento estratégico é necessário em várias áreas da empresa, do planejamento financeiro até o planejamento de vendas e o planejamento de marketing. E vale lembrar também que um planejamento deve ser composto de objetivos palpáveis, pois, do contrário, não será eficiente.

No caso do Brasil, como as pequenas e médias empresas não possuem muitos recursos, um bom planejamento é ainda mais essencial, pois ele auxilia esses empresas a utilizarem melhor suas capacidades e minimizares as perdas em atividades desnecessárias.

Leia mais sobre o assunto:

Para ir longe, a criação de uma identidade visual forte deve estar no planejamento da sua empresa. Por isso, se você precisa de serviços como criação de logotipo, cartão de visitas, embalagens e muito mais, venha para o We Do Logos. Nossos designers de todo o Brasil estão esperando seu briefing.

Rodapé-conheça-a-WDL

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.