sistema de gestão

Organize os processos da sua empresa com um sistema de gestão

10 maio, 2017 11:05 am | Criado por | sem comentários | 3 meses

O cotidiano empresarial envolve diversos processos como o controle de estoque, fluxo de caixa (saídas e entradas), devoluções, registros, emissão de notas fiscais e, claro,  inúmeros relatórios. Grande parte desses processos pode ser facilitado através do uso de um sistema de gestão.

Mas quem disse que apenas grandes empresas podem utilizar a tecnologia a seu favor? Cada vez mais, pequenos e micro empreendedores apostam em soluções tecnológicas para otimizar processos e obter resultados mais eficazes.

Acompanhe este post e descubra como um bom sistema de gestão pode melhorar a performance do seu negócio com praticidade, organização e redução custos.

sistema de gestão

 

Automação de processos economiza tempo e dinheiro

Controlar todas as operações manualmente é algo que exige muito tempo e, em alguns casos, um funcionário para atender demandas específicas. Com o risco de sobrecarga de trabalho, o desempenho se torna vulnerável a erros e descontrole, podendo ser prejudicial à saúde da empresa.

Para manter a administração organizada e atualizada, a dica é apostar em um sistema de gestão (ERP), assim você terá as ferramentas que necessita para controlar os mais variados setores com agilidade, economia e segurança. Além disso, optando por um ERP em nuvem, não é preciso adquirir equipamentos caros para armazenamento de arquivos.

Quanto à economia de tempo, um bom exemplo é a emissão de Nota Fiscal eletrônica. Por meio de um ERP, esse processo se torna 15 vezes mais rápido, pois você não precisa redigitar todos os dados a cada documento, basta manter informações pré-cadastradas. No dia a dia de qualquer empresário, essa já é uma grande diferença!

 

Fluxo de caixa sem bagunça

Controlar o fluxo de caixa por meio do ERP, além de acompanhar as operações diárias, permite que o gestor analise o desempenho do empreendimento. Com um software, é possível fazer a projeção de lucros com assertividade e ainda obter uma visão panorâmica da empresa para a tomada de decisões (onde investir ou cortar gastos, qual produto é o carro-chefe, etc.). Nesse sentido, um bom sistema de gestão é indispensável para auxilia-lo no controle empresarial.

Além de administrar as finanças com eficiência e mapear todas as entradas e saídas, você também consegue reduzir custos operacionais ligados à burocracia. Gerar etiquetas com código de barras, emitir NF-e, integrar com os Correios, entre outras facilidades, ficam por conta do ERP que você escolher.

 

Controle empresarial a distância

Um bom ERP online é a solução para tornar o armazenamento de dados seguro e acessível, melhorando o gerenciamento da empresa. Além disso, você reduz gastos com manutenção de equipamentos, equipe especializada e energia elétrica, por exemplo.

Outra vantagem de optar por um ERP em nuvem é poder acessar o sistema de qualquer lugar via internet, inclusive via tablet ou smartphone.

Leia mais sobre ERP com extensão mobile

Por ser em nuvem, o sistema de gestão online oferece respostas rápidas e atualizações feitas de forma automática – desse modo você não precisa perder algumas horas do seu dia com downloads.

 

Sistema de gestão para gerir e-commerce

O consumidor contemporâneo busca comodidade e bom preço, isto é, quer adquirir produtos bons a baixo custo e sem sair de casa. Por isso, o e-commerce é uma tendência que conquista cada vez mais empresários, inclusive para que a loja virtual seja uma extensão da loja física.

Por isso, vale a pena investir em um sistema de gestão que disponibilize integrações com plataformas de e-commerce e marketplaces, ampliando seus meios de vender. Se você ainda não se inseriu no mercado virtual, esteja pronto para essa possível adaptação.

 

Alguns ERPs permitem imprimir etiquetas de entrega dos Correios com o pedido ou nota fiscal. O Bling, por exemplo, é um sistema de gestão integrado ao Sigep Web dos Correios e ao CorreiosLog (e-fulfillment). No primeiro caso, você gera as etiquetas diretamente no ERP e só precisa ir à agência para despachar. O segundo consiste em uma solução de logística integrada exclusiva para e-commerce, na qual os Correios se responsabilizam por armazenagem, separação, embalagem e envio das mercadorias por um preço reduzido (saiba mais sobre o CorreiosLog aqui).

 

ERP emite relatórios gerenciais sem mistério

O ERP é uma solução prática, eficiente e segura para elaborar relatórios gerenciais, porque o software reúne os dados armazenados e cria balanços com precisão e agilidade, incluindo informações de setores como estoque, financeiro e vendas.

 

E então, viu como um bom ERP pode organizar sua empresa e te ajudar a crescer? Clientes We Do Logos têm vantagem para aderir ao Blingum dos sistemas de gestão mais utilizados pelos empreendedores brasileiros. Utilize o cupom #wedologos para ter os 3 primeiros meses grátis em qualquer plano, além de 20% de desconto nas mensalidades.

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura