sistema para salão de beleza

Dicas práticas de como criar um sistema para salão de beleza

14 setembro, 2017 6:30 am | Criado por | sem comentários | 2 semanas

Ter controle de todas as funções de um salão de beleza não é uma tarefa simples. E se o seu objetivo é crescer constantemente no mercado e chamar a atenção do consumidor, a missão se torna ainda mais complicada.

Mas, graças à tecnologia, uma excelente forma de otimizar e reunir todos os processos internos em um só lugar é a implementação de um sistema de gestão.

Com esta ferramenta de gestão é possível ter o controle de tarefas assim como o acompanhamento dos afazeres diários dos colaboradores do salão, cuidados com a parte financeira e administrativa e a possibilidade de ter um contato mais próximo com cada cliente.

O sistema para salão de beleza também proporciona praticidade e otimização de processos, já que pode ser acesso em qualquer lugar. Assim, mesmo de casa ou viajando, você pode, com o uso da internet, administra seu negócio e ter acesso a todos os dados. Interessante, não é?

Mas, para que o sistema realmente atinja os seus objetivos, é necessário um estudo aprofundado e uma análise detalhada do que realmente será útil para o seu empreendimento.

Saiba mais: Entenda a importância de um programa para salão de beleza

Como usar um sistema para salão de beleza

Para ajudá-lo nessa questão, listamos a seguir as principais vantagens da implementação de um sistema de gestão para salão de beleza e quais as funções mais utilizadas. Confira as dicas e implemente já em seu negócio!

O que é um sistema de gestão

O sistema de gestão é uma plataforma que tem o objetivo de contribuir com o funcionamento de todas as demandas de uma empresa, auxiliando na organização de cada processo interno.

Ao implementar a ferramenta no salão de beleza, o trabalho em geral poderá ser feito de maneira integrada, otimizando tempo e garantindo a segurança de todas as informações.

Atualmente, um dos sistemas de gestão mais comuns no mercado é o CRM (Costumer Relationship Management), que basicamente gerencia a base de clientes como um todo.

Ele pode ser utilizado em diferentes áreas da empresa, e armazena todas aquelas informações básicas que costumamos anotar no papel e acabam se perdendo entre tantas anotações.

Existe também o ERP (Enterprise Resource Planning) que é mais voltado para o gerenciamento de dados financeiros e dos processos do negócio.

Veja também: Confira as últimas novidades para salão de beleza

Vantagens do uso de um sistema para salão de beleza

Inúmeros benefícios podem ser observados quanto se trata da implementação de um sistema para salão de beleza. Confira algumas das principais vantagens de sua adesão:

  • Controle da evolução de seu salão;
  • Estreitamento na relação com o cliente;
  • Administração da agenda;
  • Controle financeiro;
  • Otimização de processos;
  • Melhora na qualidade dos serviços prestados;
  • Colabora com o crescimento da empresa;
  • Contribui para a tomada de decisões adequadas;
  • Diferencia sua empresa de outras disponíveis no mercado;
  • Praticidade em acessar as informações de qualquer lugar;
  • Oportunidade de conhecer cada cliente;
  • Detectar o momento de oferecer novos serviços e promoções.

Se a crise está te atrapalhando, além de um sistema de salão de beleza para trazer mais produtividade ao negócio, que tal conferir mais dicas?

Confira também: Propaganda para salão de beleza: aprenda a encantar seus clientes

Funções mais utilizadas no sistema de gestão

O sistema para salão de beleza que você escolher deve contar com uma série de funcionalidades práticas que vão facilitar o trabalho do seu dia a dia, além de melhora o atendimento aos clientes e trazer mais resultados para o seu negócio.

Veja alguns dos itens que você deve procurar em um sistema de salão de beleza:

  • Agenda: com essa função, é possível realizar o agendamento de atendimento aos clientes em tempo real de maneira prática e intuitiva. Você ainda poderá personalizar a agenda para que seja classificada por segmento;
  • Cadastro: organize dados pessoais dos clientes como nome e telefone e tenha acesso ao histórico de todas as visitas já realizadas no salão. Também é possível verificar quais são os procedimentos mais procurados por cada consumidor e quais foram os últimos tratamentos realizados;
  • Gestão financeira: excelente maneira de evitar que pequenos descuidos prejudiquem o fechamento do caixa ao final do dia ou do mês. Implementando o sistema de gestão no seu salão de beleza, você poderá ter controle total de cada custo e vendas;
  • Controle de estatísticas: que tal saber quais procedimentos são os mais procurados no seu negócio? Com essa função, você também poderá conhecer quais são os clientes mais assíduos do salão e o que faz mais sucesso para cada um deles. Aproveite esses números para elaborar promoções e descontos especiais visando promover serviços pouco procurados;
  • Estoque: evite que um cliente vá embora do salão porque um produto específico para o seu tipo de cabelo acabou e você não percebeu. Com o controle de estoque, é possível administrar não só os produtos recebidos, mas também os que já se esgotaram no estoque. Assim, você poderá garantir lucros e evitar desperdícios!

Na dúvida de quais programas para salão de beleza disponíveis no mercado escolher? Então confira este post de nosso blog: Qual o software para salão de beleza ideal para seu negócio?

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.