4 boas práticas para gestão de consultórios e uso de software para médicos

16 agosto, 2016 7:46 am | Criado por | sem comentários | 1 ano

Com tantos afazeres envolvendo os pacientes e o ambiente de trabalho, gerir um consultório pode não ser uma tarefa fácil.

A boa notícia é que atualmente existem sistemas de gestão que informatizam e otimizam os processos. Sendo assim, você pode melhorar a sua rotina com algumas dicas simples aliadas a um software para médicos.

Melhoria dos processos internos

Prontuários escritos à mão e o preenchimento dos documentos de convênios eram alguns dos grandes problemas que os profissionais da saúde enfrentavam.

Afinal, no primeiro caso, a caligrafia complicada poderia dificultar a leitura do paciente ou de outro médico. Já no segundo, qualquer informação errada poderia inviabilizar o pagamento do valor da consulta.

Com um software para médicos, essas situações deixam de acontecer porque você pode ter prontuários eletrônicos e preenchimentos automatizados. A partir daí, os processos serão padronizados e feitos rapidamente, pois o programa já tem um modelo para esses e outros tipos de documentos.

Gestão financeira e monitoramento de métricas

Para visualizar a saúde financeira do seu consultório, é essencial ter uma boa noção do seu fluxo de caixa. Afinal, conhecer os seus lucros e gastos ao longo do mês é imprescindível para entender o que está sendo mais rentável e o que está dando prejuízo.

Pensando nisso, um software para médicos pode ajudar porque com ele fica bem fácil saber quais contas precisam ser pagas, fazer o controle de convênios, e qual foi a entrada de dinheiro  do mês. Mas, além disso, você também pode usá-lo para coletar outros tipos de dados que gerem métricas úteis ao seu consultório.

Por exemplo, é possível mensurar:

  • quantas consultas foram realizadas num mês
  • quem são os pacientes mais frequentes
  • quais são os principais motivos de agendamentos cancelados
  • etc…

Com esses dados em mãos, é possível criar estratégias que eliminem os pontos negativos gerando um aumento da receita do seu consultório.

Gestão da agenda com o software para médicos

É sempre bom saber antecipadamente quem vai faltar para poder gerenciar os encaixes com facilidade.

Usando um aplicativo, você pode ter as informações da sua agenda em qualquer lugar a partir de um dispositivo móvel.

E mais: com o software para médicos, você ainda pode integrar a agenda com os seus e-mails para melhorar o relacionamento com os pacientes enviando informações, mensagens de aniversário etc.

Informações unificadas

Como você pode ver ao longo do texto, um software para médicos pode agilizar muito os processos dentro consultório.

Primeiramente, porque toda a busca de informações — como o histórico de pacientes, movimentações financeiras, agendamentos, exames feitos etc — se torna tão prática quanto uma pesquisa no Google. Sendo assim, nem você, nem a recepcionista precisam perder tempo procurando dados.

Outra grande vantagem é que com um software para médicos não é necessário ter centenas de folhas de papel alocadas no consultório. Ou seja, você não perde espaço físico, ajuda o meio ambiente e ainda protege todas as informações dos seus pacientes de uma maneira muito mais segura!

Fazendo a gestão com o uso de um bom software para médicos, é bem provável que você consiga aumentar seus lucros e realize outros investimentos, como apostar no marketing digital.

Quer saber um pouco mais sobre ele? Então leia também O que é Marketing Digital? Explicações simples para entender melhor!

Confira também:

 

Sobre o autor

Felipe Lourenço é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura

Comentários estão fechados.