Como fazer uma fachada de loja

Como fazer uma fachada de loja absolutamente perfeita

20 fevereiro, 2016 9:10 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Sabemos como o design é importante para o marketing e o seu negócio. A criação de identidade visual e ícones que representarão sua empresa são desenvolvidas para aderirem o mais facilmente possível na memória dos consumidores. Nesse contexto, é muito importante saber como fazer uma fachada de loja que atenda esses requisitos.

Assim como a marca, a embalagem e o visual de propaganda, a sua loja ou unidade também deve passar por um processo de implementação de design corporativo. E é aí que a estética deve se unir com a funcionalidade. Nem sempre a fachada é apenas colocar seu logo e encher de informações como telefones, por exemplo. É muito importante respeitar a identidade visual de sua marca.

identidade visual da marca

Confira o infográfico: Inovar é preciso! Renovar a identidade visual vende mais.

Dicas de como fazer uma fachada de loja

Existem vários pontos para se considerar antes de começar a desenhar sua fachada no computador.

Na We Do Logos nossos designers usam técnicas variadas para compor o visual de uma fachada de loja. Dê uma olhada neste projeto de criação de fachada de loja desenvolvido para uma empresa de certificação digital. Um ponto a se destacar é que para criar fachadas comerciais, é muito importante que sua loja já tenha uma marca definida.

CTA-Blog2016-600x200px-logo-moda-loja-roupa

Uma empresa que usou os serviços de design da We Do Logos para criar toda identidade visual de sua marca e de suas lojas foi o restaurante carioca Point do Macarrão. Conheça em detalhes o Case do Point do Macarrão.

Confira agora algumas dicas de nosso time de designers de como fazer fachadas de lojas.

1. Reconhecendo o local

Primeiramente, fotografe todo o quarteirão ao redor de sua loja. Com as imagens no computador, o designer saberá como fazer uma fachada de loja usando técnicas que conseguirão destacá-la mais do que o normal entre os seus vizinhos comerciantes.

2. Saiba o que é proibido ou liberado

Antes de começar a fazer o layout, procure saber as legalidades regionais quanto a fachadas e propagandas. Algumas cidades, ou até ruas especiais podem ter restrições relacionadas à cores, formas ou materiais.

3. Entenda o comportamento das pessoas no local

Lembre-se que, apesar dos aumentos em vendas online, a maior parte do bolo das receitas em vendas ainda é de lojas físicas — e a fachada é a primeira impressão de sua loja, para quem ainda não é cliente.

Portanto, não há como fazer uma fachada de loja se separar algumas horas de seus dias para observar como os clientes olham para as lojas e fachadas da sua região. O que eles procuram? Para onde eles olham? O que faz com que eles desviem o olhar enquanto andam? Algumas boas ideias e insights surgirão.

4. Fique atento à poluição visual

Uma regra sempre falada e sempre repetida é: menos é mais. Procure não encher sua fachada com muitos ícones e informações. Para alguns ramos é ótimo ter o telefone na fachada, mas para muitos outros é apenas uma poluição visual. Faz sentido seu telefone estar na fachada?

5. Adeque a fachada com a Identidade visual

Procure também harmonizar a sua fachada com o conceito visual da sua empresa, marca e produtos. Se é uma loja pouco conhecida, tente inserir elementos que já comuniquem às pessoas o que sua empresa oferece. Tão impontante como fazer uma fachada de loja bonita é fazê-la de modo a passar sua identidade visual.

6. Sai da caixinha

Não é apenas com tinta e pincel em um muro reto que se faz uma fachada. Talvez sua identidade visual abra alternativas para o formato da fachada. Pesquise também novas tecnologias que podem ser aplicadas, letreiros eletrônicos e vidraças pintadas. Mas cuidado para não se empolgar e exagerar! Uma dica simples e que pode dar muito resultado: uma placa presa em perpendicular com sua fachada.

7. Acompanhe o boca a boca

Nunca se esqueça de saber o que as pessoas estão falando. Entre no Foursquare da sua loja, acompanhe menções em todas redes sociais. Pergunte as pessoas o que seria legal. Soluções bem simples e que seu time não pensou podem surgir de qualquer pessoa.

Saiba maisComo usar comunicação visual nas fachadas

E sua loja, como está a fachada? Se você vai abrir um negócio e precisa de um projeto de fachada ou quer renovar o visual de sua loja, conte com a We Do Logos. O maior site de concorrência criativa da América Latina oferece muitos outros serviços, como criação de logos e de embalagens, por exemplo.

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

Comentários estão fechados.