5 dicas para planejar e criar a fachada de papelaria ideal

Se você possui ou está abrindo algum comércio de varejo, sabe que cada detalhe é importante. No caso de uma papelaria, após encontrar o local de instalação, é fundamental pensar na decoração do espaço e na fachada que a sua loja terá. Afinal de contas, a aparência externa do seu estabelecimento é fundamental para atrair clientes e para criar uma boa impressão frente ao seu público. Por isso, a fachada de papelaria deve ser atrativa e permitir que as pessoas vejam um pouco daquilo que vão encontrar dentro de sua loja.

Para que você possa fazer uma fachada de papelaria perfeita para os seus negócios, o design é fundamental! Separamos abaixo cinco dicas que irão deixar o ambiente perfeito para seus consumidores!

08 - eBook - Guia para criar sua id visual e divulgar sua marca-CTA-600x200px

Saiba mais: Como usar comunicação visual nas fachadas

5 passos para criar uma fachada de papelaria perfeita para seu estabelecimento

1- Entenda seu público

Sua papelaria é mais voltada para o segmento escolar ou tem uma temática mais direcionada para escritórios? Entender isso é fundamental para pensar na decoração e na fachada de sua papelaria. Se o objetivo é vender materiais escolares, é preciso ter um ambiente voltado para o público jovem. No entanto, é preciso não criar um local com apelos muito infantis ou muito adolescentes, já que esses dois segmentos não devem se sobrepor.

Por exemplo: em vez de uma fachada baseada em personagens infantis, como princesas e heróis, dê preferência a uma fachada colorida e que tenha elementos que atraem diferentes faixas etárias. Uma cor neutra em relação ao gênero, como vermelho ou verde, pode ser um excelente plano de fundo.

2- Considere seu espaço

Se sua loja tiver um bom espaço frontal, vale a pena investir na exposição de produtos do lado de fora. Os itens podem tanto ser artigos da loja, como mochilas, ou elementos que irão atrair a atenção dos passantes, como totens. É fundamental, contudo, pensar na viabilidade dessa exposição: em caso de chuvas ou ventos, os itens serão danificados? Os produtos podem atrapalhar o fluxo de pessoas, considerando ainda diferentes condições de acesso e mobilidade? Avalie bem todos esses pontos antes de optar pela exposição:

  • Caso a exposição não seja possível, vale a pena considerar uma fachada em vidro, que permita a visualização do interior da loja
  • Adesivar parte dos vidros é uma ótima maneira de deixar o ambiente mais dinâmico e personalizado, sendo de fácil manutenção e custo baixo.
  • Outra opção também é colocar estantes de vidro próximas a entrada, garantindo que os produtos fiquem à mostra ao mesmo tempo em que estarão protegidos de agentes externos.

Veja também: Como fazer uma fachada de loja absolutamente perfeita

3- Defina a paleta de cores

Escolher a paleta de cores que a sua fachada de papelaria vai ter é fundamental, já que as tonalidades escolhidas também irão influenciar a forma como a decoração do interior será feita.

Se a loja for voltada a um público corporativo e profissional, aposte em cores sóbrias e que remetam à ideia de organização. Azul, verde e preto são excelentes opções, que permitem composições de fachada de loja que vão desde as opções mais tradicionais até as mais chamativas e direcionadas a seus clientes. Dê preferência a tons menos convencionais – azul queimado e verde musgo, por exemplo, são opções menos usadas e que irão dar o destaque necessário para a sua loja.

Se seu foco for o público escolar, você pode ousar mais na utilização das cores. Como já dissemos, não dê muito destaque a uma faixa etária específica e tampouco determine cores específicas para cada gênero. Crie uma fachada de papelaria que combine um fundo destacado com elementos pontuais e diversificados. Um letreiro com fontes coloridas ou mesmo em formato cursivo pode ser uma ótima pedida, da mesma forma que a combinação de cores fortes e livres, fazendo alusão à criatividade de crianças e adolescentes.

Veja mais: Infográfico: curiosidades sobre cores para design de marcas

4- Escolha materiais duráveis para a fachada da papelaria

De nada adianta criar uma fachada de papelaria extremamente atrativa se ela for feita para durar pouco. Tintas de má qualidade podem deixar a aparência envelhecida, da mesma forma que letreiros simples demais podem criar um efeito inverso ao que se espera. Dessa forma, tenha sempre a certeza de que sua papelaria terá uma fachada bonita e durável, com elementos que reiteram a qualidade de seus produtos e a confiabilidade de sua marca.

Além disso, preste atenção ao trabalho de fornecedores. Tenha o cuidado de escolher bons serviços de reforma, instalação e criação de artes para a fachada de sua papelaria. O investimento implica em melhores resultados e reduz a necessidade de futuros reparos ou correções, reduzindo os custos a longo prazo.

5- Confira normas e leis

Antes de colocar seus planos em prática, confira a legislação local referente à fachada de papelarias e lojas em geral, para que seu estabelecimento não sofra penalizações ou complicações futuras. Alguns bairros e ruas também costumam ter regras específicas acerca desses elementos; por isso, cheque antes e não infrinja as normas.

Se a sua papelaria for ser instalada em um shopping ou galeria de lojas, o cuidado deve ser redobrado. Certifique-se de que as suas ideias estão dentro dos parâmetros do local e veja se é necessária a aprovação prévia da administração local.

Confira: 10 vitrines criativas para você se inspirar

Se sua loja precisa de uma fachada, logo, folders ou diversos outros materiais de comunicação, pode contar com a We Do Logos, a maior plataforma de criação da América Latina.

CTA23-Blog2016-600x200px-fachada-001

Você se cadastra no site, envia seu pedido, define preço e prazo e rapidamente recebe as primeiras opções. Em seguida pode pedir quantas alterações quiser, até tudo ficar do jeito que você quer para obter os melhores resultados em seu negócio!

We Do Logos