5 aplicativos de gestão financeira para pequenos negócios

16 outubro, 2016 1:00 am | Criado por | sem comentários | 10 meses

Iniciar um novo negócio é difícil, mas mantê-lo sob controle é um desafio ainda maior. Além de equilibrar todos os compromissos na agenda, um empreendedor precisa ter as rédeas das contas da sua empresa. Contar com aplicativos de gestão financeira pode ser uma forma estratégica e muito eficiente de ajudar nessa tarefa.

Dentre todas as possibilidades que a tecnologia proporciona, uma das mais revolucionárias dos últimos anos é a inovação trazida pelos aplicativos para smartphones e outros dispositivos móveis. Eles melhoram a acessibilidade, a facilidade de utilização e, o melhor para empreendedores, ajudam de diversas formas no controle empresarial.

Muitas ferramentas de gestão, que antes eram produzidas em maior porte e se tornavam inacessíveis aos microempreendedores — tanto pelo preço alto demais para um profissional autônomo, como por seu porte inapropriado a uma gestão próxima e minuciosa —, se tornaram uma realidade muito útil para os gestores.

O que são aplicativos de gestão financeira?

Um aplicativo — ou simplesmente app — de gestão financeira é uma plataforma que possibilita o controle do fluxo financeiro de seu negócio. O seu objetivo maior é agilizar e facilitar a rotina dos empreendedores, evitando erros e retrabalhos e fazendo com que seja possível focar em outras áreas da empresa, o que dá segurança ao processo decisório.

Quais as vantagens de um app de finanças?

Um bom app possui diversas funções que permitem entender o impacto das despesas no resultado da sua empresa, acompanhar suas receitas e tomar decisões em relação a elas. Algumas delas são:

  • Possibilidade de geração de diferentes relatórios;
  • Obtenção de controles individualizados de contas correntes;
  • Controle de diferentes meios de pagamento, como o cartão de crédito;
  • Gestão de seus débitos empresariais.

Outra grande vantagem de um bom app é a praticidade: comumente eles permitem o registro offline de suas finanças, atualizando-as assim que o seu dispositivo se conecta à internet.

Também há a possibilidade de acesso por múltiplas plataformas, de dispositivos móveis a notebooks e PCs. Os aplicativos promovem a integração das informações alimentadas nos vários canais, permitem o cadastro de múltiplos usuários e, em alguns casos, importam dados de planilhas externas que centralizam o acesso de terceiros às informações. Tudo isso garante a acuracidade dos dados.

Vamos conhecer algumas dessas ferramentas?

1. Guia Bolso

Com versões disponíveis para Android e iOS o Guia Bolso é um dos mais famosos aplicativos de gestão financeira do mercado brasileiro. Ele possibilita:

  • Atualizar automaticamente as informações das contas bancárias;
  • Acompanhar, em tempo real, a disponibilidade de recursos da empresa;
  • Categorizar as despesas automaticamente, conferindo clareza e organização a elas.

Tudo de forma segura, já que a plataforma oferece certificados de segurança e acessos controlados. Com o uso desse app, se torna simples criar e acompanhar metas que ajudam na expansão do seu negócio. Isso com um diferencial muito importante e atrativo: a gratuidade.

2. ZeroPaper

O ZeroPaper é um sistema de controle financeiro bastante simples e fácil. Também conta com versões disponíveis para iOS e Android e oferece 30 dias de uso gratuito, para que sejam conhecidas suas funcionalidades.

Porém, para ter acesso a todas elas é preciso pagar uma pequena mensalidade, que varia conforme:

  • O número de recursos escolhidos;
  • A disponibilidade de suporte;
  • A quantidade de usuários cadastrados;
  • O monitoramento das finanças e da contabilidade de sua empresa.

Além de permitir a elaboração e o controle do fluxo de caixa de sua empresa, esse app ainda disponibiliza diferentes relatórios para a tomada de decisão e auxilia sua empresa, evitando multas e juros por esquecimento e atraso de pagamentos: ele envia lembretes para deixar suas contas sempre em dia.

O ZeroPaper também pode ser acessado e atualizado por diferentes dispositivos, o que garante praticidade e agilidade no gerenciamento dos seus gastos.

3. ContaAzul

O ContaAzul é uma plataforma de controle e gestão online, ideal para micro e pequenos empresários. Com ele, é possível fazer o controle financeiro, além da gestão das vendas, dos estoques e da emissão de notas fiscais.

Assim como outros aplicativos de gestão financeira, o ContaAzul disponibiliza uma versão gratuita para testes por 7 dias. Suas funcionalidades variam conforme o plano contratado. A escolha é feita com base no número de boletos e notas fiscais emitidas e na quantidade de usuários com acesso ao sistema.

Disponível na versão iOS, ele proporciona:

  • Praticidade e segurança em suas transações, por meio de backup das informações, realizado de hora em hora;
  • Agilidade, ao permitir a integração das informações com o contador de sua empresa.

4. Organizze

A plataforma Organizze tem versões para Android e iOS, possui uma versão gratuita ou possibilidade de testes por trinta dias, além das versões pagas, cujo preço varia de acordo com as funcionalidades requisitadas.

A exemplo de outros aplicativos de gestão financeira, o Organizze permite a criação de metas e o acesso por computador ou dispositivo móvel, garantindo agilidade ao seu controle de gastos.

Um diferencial dessa plataforma é a emissão de uma newsletter que ajudar a entender e controlar suas receitas e despesas, fazendo com que o empresário entenda o que é preciso para tornar mais eficiente a sua gestão.

5. Money Wise

O Money Wise, com versão para Android, permite a elaboração e apresentação de resumos dos gastos, de acordo com os períodos desejados e é útil tanto para seus negócios como para as contas pessoais. Além disso, ele exporta informações para planilhas do Excel ou em formato HTML o que pode ser muito útil na integração com outras ferramentas.

Uma facilidade apresentada pelo Money Wise e que o torna diferente dos demais é a possibilidade de editar as categorias dos gastos e receitas, personalizando-as de acordo com as necessidades e características do seu negócio. Ele possui duas versões:

  • A básica, que é gratuita;
  • A profissional, que requer o pagamento de uma pequena mensalidade e dá acesso a diversas funcionalidades da plataforma.

Você acabou de conhecer alguns dos aplicativos de gestão financeira capazes de otimizar seu controle de receitas e despesas, tornando-o muito mais fácil, rápido e seguro. Além disso, essas plataformas oferecem a geração de gráficos, tabelas e relatórios; o que melhora sua capacidade de gestão e favorece a competitividade de seu negócio. Para receber mais conteúdos que ajudem no crescimento de sua empresa, assine nossa newsletter!

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.