Como conseguir empréstimo

Como conseguir empréstimo e alavancar investimentos em seu negócoio

13 maio, 2017 7:44 pm | Criado por | sem comentários | 1 semana

A maneira mais fácil de como conseguir empréstimo é solicitar um quando você não precisa dele.

Pode parecer irônico e até contraditório, mas é exatamente quando a administração financeira de sua empresa está em ordem que os bancos vão ver em você um cliente ideal para receber um empréstimo com juros adequados.

Já, quando surge o aperto, aí fica bem mais difícil arrumar uma maneira de como conseguir um empréstimo para seu negócio. Mas existem meios de como usar isso a seu favor.

Veja essa e outras dicas de como conseguir empréstimo em nossa postagem.

Veja também: Linha de crédito e investimentos: como conseguir financiamento para abrir empresas?

5 dicas de como conseguir empréstimo para turbinar sua empresa

Uma coisa que muitos empresários não entendem, é que fazer empréstimo só nas horas de aperto é um grande erro.

Em alguns casos, a chamada alavancagem de capital deve ser feita exatamente quando sua empresa vai bem, tem certeza que poderá honrar o empréstimo e, assim, investir mais rapidamente na ampliação de sua empresa, com segurança, e não com a corda no pescoço.

Vamos ver estas e outras maneiras de como conseguir empréstimo.

1- Como conseguir um empréstimo quando você não precisa

Imagine que seu negócio vai bem, você trabalho duro, mas é recompensado com uma lucratividade adequada e está pagando as despesas com folga. Tem até uma pequena reserva.

Esta é a hora de reinvestir seus lucros, mas com cuidado.

Pense assim: você tem uma reserva de 50 mil Reais e um plano de comprar, digamos, mais uma máquina, que custa 100 mil.

Será que vale a pena aproveitar que você está com o nome superlimpo, as contas em dia, um faturamento bacana e demonstrativos de dar inveja, para conseguir uma taxa de juros muito boa, pesquisando em vários bancos?

Como você não está desesperado por dinheiro, consegue ser mais objetivo e pode dizer na cara do gerente do banco: – Olha, no banco tal estão cobrando só X% de juros, se você não melhorar sua proposta, vou fechar com eles.

Para isso, use o cálculo do ROI  (Return on Investment) para ver se a lucratividade do seu projeto vai compensar os juros pagos.

Além disso, empresas que fazem empréstimos e pagam direitinho, vão construindo a fama de boas pagadoras, algo que os bancos adoram. Assim, em um momento de dificuldade, seu histórico de bom pagador vai ajudar também!

Não sabe o que é ROI? Aprenda agora com nosso e-book gratuito:

calculo de roi

2- Como evitar um empréstimo quando você realmente precisa

Cheque especial, o crédito pessoal de sua conta corrente pessoa física e o cartão de crédito são a pior maneira de como conseguir empréstimo.

Evite este tipo de coisa ao máximo. Na verdade, quando um empresário chega nesse ponto, lamento dizer: é sinal de que o fim está próximo!

Mas não desamine! A primeira dica de como evitar um empréstimo nessas situações é vendendo bens que talvez você possa dispor, principalmente seu carro pessoal. Nada de vender imóveis!

Às vezes, vender aquele carro de 50 ou 65 mil reais que você usa no dia a dia, é bem mais vantajoso do que se pendurar em um aprestação mensal difícil de honrar.

O mesmo vale para carros de entrega da empresa, por exemplo: trocar por um modelo mais barato. O mesmo vale para máquinas ociosas, empilhadeiras e outros ativos de pequeno porte.

Outra alternativa, mais arriscada, é refinanciar um imóvel. Os juros sempre serão melhores que nos casos citados acima.

Veja também: Como organizar o financeiro de uma empresa com API e a nuvem

3- Procure o BNDES

Bancos oficiais costumam ter linhas de crédito feitas especialmente para ajudar empreendedores. E o BNDES é uma das melhores alternativas de como conseguir um empréstimo.

Empresas com faturamento anual de até 300 milhões, legalizadas e em ordem, podem conseguir diversas modalidades de empréstimos e financiamentos.

Consulte neste link o que este banco de desenvolvimento pode proporcionar para seu negócio: Empréstimos BNDES.

É possível até usar um simulador de empréstimo para capital de giro, veja: Simule o seu financiamento.

Leia mais: Confira como abrir seu próprio negócio com pouco dinheiro

4- Proger Urbano Capital de Giro do Banco do Brasil

Com carência de 6 meses, prazo de financiamento de até 24 meses e isenção de IOF, está é um ótima alternativa de como conseguir um empréstimo com taxas de juros bastante atrativas.

Confira: Proger Banco do Brasil

5- Microcrédito Produtivo Orientado

Outra linha de crédito muito procurada, também oferecida pelo Banco do Brasil, é o MPO – Microcrédito Produtivo Orientado.

Além dos recursos, o Banco do Brasil oferece orientação aos empresários e até acompanhamento no local de seu empreendimento.

Se você precisa de recursos para melhoria do fluxo de caixa, para comprar máquinas e equipamentos ou para realizar outros investimentos, esta é uma ótima alternativa.

Algumas vantagens do Microcrédito Produtivo Orientado:

  • Isenção de IOF
  • 4 a 12 parcelas para empréstimos referentes a capital de giro
  • 4 a 18 parcelas para pagamento de empréstimos referentes a investimentos

Para poder usufruir do MPO é necessário ser correntista do Banco do Brasil.

Veja mais detalhes neste link: MPO Banco do Brasil

Confira também: Comece agora! 6 dicas para redução de custos na empresa

Agora que você viu 5 maneiras de como conseguir empréstimo, aprenda a evitar ter que fazer este tipo de financiamento de aporte de capital para sua empresa, sempre que possível.

Aumente suas vendas antes que um empréstimo seja necessário. Saiba como baixando nosso e-book:

Saiba mais sobre a We Do Logos:

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.