Gestão financeira no primeiro ano de negócio

28 julho, 2017 11:16 am | Criado por | sem comentários | 5 meses

Muitas coisas são importantes ao iniciar uma empresa são questões burocráticas, questões sobre canais de vendas, aluguel entre outras coisas que sempre acabamos deixando uma série de questões importantes para trás.

Grande parte das empresas não sobrevive aos primeiros 4 anos por erros cometidos logo no início e também na sua trajetória. Grande parte desses erros está diretamente ligado a aspectos financeiros afinal qual empreendedor saber escolher o seu regime tributário?

Preparamos um artigo falando dos principais pontos que o empreendedor deve saber para obter sucesso no primeiro ano do seu negócio.

A importância de conhecer sobre finanças

Temos como principal premissa que devemos delegar algo que não sabemos fazer da melhor forma possível, portanto se você tem pouco conhecimento em finanças contrate um escritório de contabilidade ou uma assessoria financeira. Essa contratação vai poupar o maior tempo possível afinal a sua empresa não pode correr o risco de correr atrás de refis por não conseguir pagar seus impostos no tempo correto e com exatidão.

Provisão de contas a pagar e receber não podem ser palavras escutadas invariavelmente na sua empresa afinal trabalhar sem ter uma previsibilidade é uma tarefa complexa. Não podemos faturar sem ter previsão de receita ou ter capital de giro para isso por isso ter o controle financeiro é uma tarefa de suma importância.

Minha empresa vai quebrar?

SIM. Raríssimas são as empresas que sobrevivem sem ter conhecimento ou pessoas com expertise em finanças. Não são poucos os casos de empresas famosas que quebraram por erros financeiros ou fraudes na contabilidade vide ENRON.

Uma das maiores dificuldades das empresas é em relação ao seu capital de giro, captar dinheiro no brasil é muito caro basta observamos as taxas de juros. A grande maioria das empresas não sabe para que ter dinheiro e como alocar o recurso em suma a bagunça começa desde o início.

Qual o peso dos impostos?

Tal questão é de suma importância afinal a nossa carga tributária não é nenhum um pouco baixa, mas temos possibilidades de reduzir a mesma com a ajuda de um planejamento tributário. Atualmente temos 3 regimes tributários no Brasil que são os seguintes:

Simples Nacional – O regime tributário mais utilizado pelas empresas brasileiras afinal em tese é o mais fácil de apurar e é uma alternativa para algumas empresas. A Lei Complementar nº 147/2014 trouxe diversas alterações para empresas do simples nacional entre elas agora uma série de atividades podem optar por esse regime tributário. Para algumas atividades isso foi muito vantajoso mais cabe analisar cada atividade em separado para saber o seu real benefício afinal o Anexo VI trouxe uma série de novidades.

Lucro Presumido –  No lucro presumido os impostos são calculados utilizados como base de cálculo o faturamento da empresa. Devemos tomar cuidado no cálculo do lucro presumido no seu impacto na folha de pagamentos afinal o INSS no regime é muito maior que no simples nacional, o que em alguns casos acaba não valendo a pena optar por tal regime.

Lucro Real – O regime tributário que muitas empresas de contabilidade não querem fazer talvez por desconhecimento ou medo de errar, o lucro real carrega muitos benefícios um deles é poder contar com a oportunidade de utilizar benefícios fiscais, o que em outros regimes tributários isso não é possível, por exemplo, no lucro real podemos utilizar a lei do bem um benefício fiscal procurado por diversas empresas.

De acordo com o artigo 247 do RIR/1999, lucro real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação fiscal.

E agora?

Agora você sabe da importância de conhecer sobre as suas finanças, sobre planejamento tributário entre outras questões, mas não devemos deixar de observar alguns pontos como:

* Este post foi criado pela equipe da Leandro Markus Consultoria Tributária, a empresa de consultoria tributária que mais traz resultados para os seus clientes.

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura