A importância da contabilidade nas empresas

20 outubro, 2016 1:00 am | Criado por | sem comentários | 10 meses

Por Conube Contabilidade Online *

Você já imaginou uma empresa séria e organizada, com recorrentes emissões de notas fiscais, valores de várias espécies transitando nos extratos, folhas de pagamento de funcionários, pagamento de diversos tributos e tantas outras ações envolvendo o cenário contábil e fiscal do negócio, tudo isso sem um escritório de contabilidade por trás para controlar e organizar? Certamente a rotina da empresa ficaria bastante bagunçada, não é mesmo?

Esses já deveriam ser motivos suficientes para que os empreendedores se convencessem de que esse é um investimento necessário a ser feito e já deixassem clara a importância da contabilidade nas empresas. Talvez também por isso que o serviço de contabilidade é obrigatório, ou seja, de qualquer forma, o empresário deve escolher um contador ou um escritório de contabilidade para cuidar de sua empresa.

E se você pensa que a importância da contabilidade nas empresas se restringe à apuração do imposto de renda, lançamentos bancários e controlar o calendário de taxas, impostos e obrigações a pagar, está enganado. Um contador pode (e deve) ser muito mais útil do que isso. Ele também pode administrar controles gerenciais e sistemas de informações, podem ainda estar à frente de assuntos econômico-financeiros das empresas. Algumas corporações já têm essa visão e colocam contadores como responsáveis por suas análises financeiras, auditorias internas e controladorias.

O que informar para a contabilidade?

É necessário registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. A isso é dado o nome de registro da contabilidade, que é feito por um contador ou um técnico em contabilidade, mas ocorre em parceria com o empresário, que precisa colaborar neste momento com as informações passadas para que essa tarefa seja executada da melhor maneira possível.

Através do registro contábil, o empresário poderá conferir quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.

O registro da contabilidade de uma empresa é obrigatório, conforme a ITG (Interpretação Técnica Geral) 2000, aprovada pela Resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) 1330 de 2011, e é aplicado para qualquer tipo de empresa independentemente do formato jurídico ou do porte financeiro.

Algumas dúvidas sobre contabilidade

Regime tributário – A escolha do regime tributário já é algo que deve ter o auxílio de um contador, justamente porque é o momento em que já começa a ser desenhado o tipo da empresa e, por consequência, o nível de tributação a qual ela vai estar sujeita. Existem três tipos de regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. As características da empresa vão determinar a melhor opção para cada uma.

MEI – Muita gente ainda tem dúvida sobre a figura do MEI (Microempreendedor Individual), se é uma boa opção, quais são as limitações, entre outros questionamentos. Resumidamente, o MEI é um formato de empresa que enquadrada atividades tidas como mais operacionais. Alguns exemplos: Açougueiro, Borracheiro, Costureira, entre outros. Surgiu para tirar esses profissionais da informalidade. O MEI tem um limite de faturamento de R$ 60 mil por ano e só pode contratar um funcionário.

Contrato Social – É o documento através do qual se formaliza a abertura da empresa junto com um ou mais sócios. No caso de constituição de empresa limitada, esse é um instrumento que pode ser registrado tanto em Cartório quanto na Junta Comercial. No Contrato Social, será inserida a definição do tipo da empresa, a especificação do CNAE, a descrição dos sócios, o fechamento do capital social, entre outras informações.

Vantagens de uma contabilidade online

Algumas empresas de menor complexidade têm a vantagem de poderem ser atendidas por uma contabilidade online, o que traz muita praticidade e simplicidade ao dia a dia do empreendedor, proporcionando a ele um tempo precioso para ele dedicar ao que realmente importa, que é cuidar de seus negócios.

Optando por uma contabilidade online, o empresário pode acompanhar todas as movimentações que acontecem dentro da empresa através da internet, pode emitir notas fiscais eletrônicas, controla o calendário de atividades e tudo isso dentro de uma relação custo-benefício bastante interessante.

A contabilidade online oferece algumas vantagens, mas não atende a todos os tipos de empresas. Na maioria dos casos, os sistemas são voltados para empresas que emitem poucas notas fiscais. “Hoje, atendemos empresas de prestação de serviços que estejam enquadradas nos regimes Simples Nacional e Lucro Presumido. Nosso atendimento é voltado para empresas de baixa complexidade, com até 30 funcionários, e temos condições especiais para clientes com até três funcionários”, explica Taís Pinheiro, contadora e sócia-fundadora da Conube Contabilidade Online.

Além das restrições sobre a complexidade das empresas, também é necessário verificar a localização, já que, por ser online, é necessário que a cidade onde a empresa está localizada tenha o sistema de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), ou seja, a viabilidade depende da disponibilidade tecnológica da prefeitura local. Mas já são mais de 600 cidades atuando.

Outro ponto que pode ajudar e muito sua contabilidade é você ter uma política de reembolso clara e concisa. Isso vai fazer com que seus clientes e o seu contador já saibam todos os impactos financeiros e contábeis em caso de cancelamento de uma transação.

  • Se você quer mais dicas para melhorar o seu negócio, acesse Conube!

* A Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.

Sobre o autor dessa postagem

We Do Logos

Um pouco de Marketing, Design, Empreendedorismo e muita Inovação é o que você vai ver por aqui! Boa Leitura