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Como Fazer Flyer – 9 passos para ter resultado na sua divulgação!

30 janeiro, 2016 12:38 pm | Criado por | sem comentários | 2 anos

Como toda ação de marketing que você for criar, para saber como fazer um flyer é preciso conhecer todos os passos corretos e planejar muito bem para executar, assim conseguirá aumentar o retorno do seu investimento. Quer um exemplo? Me fala se nunca passou por isso:

Viu uma oportunidade, rapidamente resolveu criar o material necessário para divulgar e colocou a ação para rodar, preparou sua equipe para receber os contatos dos clientes, porém, pouquíssimo retorno ou nenhum.  Um tanto quanto frustrante, certo?  Nesse artigo, vamos explicar o passo a passo da estratégia perfeita para se fazer, distribuir, organizar e mensurar os resultados. Assim você saberá exatamente como criar um flyer que traga resultados!

Veja também: 7 dicas de como fazer panfletos você mesmo

Como fazer flyer em 9 passos

1 –  Defina o que irá divulgar, qual o seu objetivo e público alvo 

Parece algo simples, mas faça o teste, esse passo é importantíssimo para o restante funcionar. Defina de forma muito clara, vamos usar como exemplo um salão de cabeleireiro:

  • Quero Divulgar: Um serviço. – exemplo: Um novo formato de massagem;
  • Meu Objetivo: Ter 100 novos clientes utilizando;
  • Público alvo: Mulheres acima de 40 anos;

2- Crie uma estratégia ou promoção!

Flyers de promoção podem dar excelentes resultados. Usar de ferramentas como desconto, vouchers, brindes, adicionais de pacotes, sempre ajuda e todo mundo gosta. Dessa forma você aumenta a motivação para a pessoa consumir e testar o seu produto, além do mais, promoção está enraizado em nossa cultura.

*Dica: Não tem como fazer flyer de promoção sem colocar bem visível a data final da promoção. E nunca coloque um tempo grande, assim você criará um senso de urgência.

3 – Defina o Título ou uma Chamada matadora  

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Flyer de divulgação de pet shop.

Quanto mais simples melhor, afinal você tem pouquíssimos segundos, talvez milésimos para convencer a pessoa a continuar lendo, se quiser inclua um subtítulo que complemente e aumente a vontade de ler, por exemplo:

*Explicação: Primeiro mexemos com algo que todo mundo gosta, relaxar e massagem, logo em seguida demos o motivo para que a pessoa queira experimentar e depois falamos que estamos bem pertinho, afinal ninguém quer fazer massagem e pegar uma hora de transito para voltar.

Nada com fazer um flyer com um bom título para chamar a atenção do público! Capriche na hora de pensar na chamada do seu flyer, vale a pena!

Veja também: Não erre a mão no Flyer e chame atenção do seu público

4 – Organize o conteúdo de forma inteligente

  • Crie uma de hierarquia com conteúdo do flyer, como regra, coloque o que mais influência os consumidores até o que menos influência.
  • Coloque imagens. Em nosso exemplo de um salão de beleza, a imagem de uma pessoa tranquila, feliz, que parece estar relaxada, assim, inconscientemente a pessoa também deseja aquele sentimento.
  • Seja extremamente objetivo.
  • Não coloque frases grandes.
  • Use a linguagem do seu público alvo.

Confira aqui alguns exemplos de flyer de divulgação de salão de beleza.

5 – Invista no layout e impressão do flyer

Veja agora como fazer um flyer com um belo layout:

  • Acredite um bom design e uma diagramação profissional dará ao seu flyer, profissionalismo, aumentando a percepção de valor do cliente e por consequência o seu resultado, acredito que esse é o melhor custo benefício de sua ação, tendo em visto o impacto que pode causar.
  • Alinhe o seu material com as cores e tipografia seu logotipo ou identidade visual.
  • Quando mais alto o padrão do que está oferecendo melhor o material tem que ser, inconscientemente fazemos essa comparação.
  • Acima de tudo, no design, menos é mais, seja objetivo caso inclua muitas cores ou itens, aconselhamos que contrate um bom profissional de design ele fará um mágica com o seu material.
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Flyer de divulgação de doceria.

*Caso queria ajuda de um profissional clique no link ao lado e comece agora, quero criar o meu flyer.

6 – Defina como, onde e quem irá divulgar

Não basta saber como criar um flyer, é preciso pensar em como distribuir!

  • Mapeie os locais próximos ao seu comércio em que o seu público alvo frequenta;
  • Treine as pessoas que entregarão, explicando o que você faz, onde funciona, local e sobre a promoção;
  • Pode ainda dar uma comissão, se colocar um número ou carimbo nos flyers, com isso, saberá quem mais enviou clientes;
  • A pessoa que está divulgando deve mostrar credibilidade para o negócio, como exemplo, no salão, não posso colocar alguém com o cabelo mal feito ou sem maquiagem, parece algo simples, mas ajuda muito;

*Dica: Sempre dê o flyer na posição em que o cliente lê, jamais dê virado ou de cabeça para baixo, assim aumenta o impacto rápido e melhora a ação.

7 – Alinhe a sua promoção com toda a empresa  

Quantas vezes você chegou em um local e perguntou sobre as informações que viu em um flyer de promoção  e ninguém sabia informar? Pelo menos comigo acontece sempre!

  • Informe para a equipe interna sobre a promoção, engaje todos a promover e vender para quem é cliente da casa;
  • Promoção é para todos! Sempre tentamos fazer promoções apenas com novos clientes, mas isso deixa o cliente da casa bem desconfortável, então pense de duas forma, o cliente da casa ganha um benefício e pode começar a consumir um novo serviço seu;
  • Alinha com a equipe sobre sua meta e faça todos trabalharem em conjunto para bater.

8- Mensure o resultado da sua ação

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Analisar seus resultados ajuda você a se aperfeiçoar em como fazer um bom flyer

Um retorno de uma boa ação de flyer varia entre 0,25% á 2%, assim quanto melhor fazer os passos anteriores, melhor será o retorno.

  • Faça a conta reversa, para entender o retorno que terá e quantos flyers precisa entregar para que o seu investimento e objetivo se pague.
  • Caso o seu serviço já exista, faça uma média de serviços feitos 6 meses antes da ação e em seguida acompanhe semanalmente o acréscimo dessa média.

9- Retenha e fidelize o cliente! 

Jamais faça uma ação para ter novos clientes sem pensar em uma ação para retê-los! Repito, jamais!

  • Receba esses clientes muito bem!;
  • Mantenha um cadastro, pegue os dados dele, como e-mail, telefone, assim poderá falar com ele diretamente em um segundo momento;
  • Surpreenda o seu cliente! Dê mais um brinde, ofereça algum adicional que ele não esperava;
  • Quando ele estiver saindo, ofereça mais um benefício, uma oportunidade para continuar usando o seu serviço, por exemplo 10 massagens com 25% de desconto ou apresente sua empresa e outros serviços que presta.

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E ai? Já sabe como fazer flyer? Realmente são muitos detalhes e pontos importantes que você deve ficar atento. Quer saber como criar um flyer de uma maneira fácil, ágil e com ótimo preço? Use o We Do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina.

Saiba mais: Como funciona a We Do Logos

Descubra muitos projetos já realizados na We Do Logos:

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Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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