Folhetos criativos

Folhetos criativos: exemplos e dicas para atrair o público

22 junho, 2016 1:22 pm | Criado por | sem comentários | 1 ano

Folhetos criativos são uma maneira inteligente de transformar um material de comunicação que muitos não valorizam em uma ação de marketing com muito mais resultados do que se espera.

Todo mundo gosta de sacadas inteligentes e é esse diferencial que você tem que buscar para marcar seus folhetos criativos e torná-los atraentes para o público, algo que ele queira guardar e mostrar para outras pessoas. Assim, além de ser impactado de forma bastante positiva pelas mensagens de seu folheto, ele também acaba ajudando a distribuir por ai!

Existem alguns truques para deixar seu folheto mais criativo: textos empolgantes, imagens de qualidade, recortes e formatos especiais e outros que vamos apresentar nesta postagem.

Mas antes de pensar em como deixar seus folhetos criativos é preciso definir o objetivo de sua ação e relembrar seu posicionamento e diferencial competitivo.

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Veja mais: Como criar folhetos de propaganda para atrair mais clientes

O que fazer antes de criar folhetos criativos:

  • Defina seus objetivos: Você pode estar divulgando uma promoção, pode estar apresentando sua nova loja e convidando para a inauguração ou apenas reforçando sua marca na memória dos clientes, entre outros objetivos. Defina isso, pois para cada objetivo haverá uma criação diferente. Além disso, determine como o folheto será usado ou distribuído: pelo correio (marketing direto), distribuição na rua (verifique a legislação de sua cidade sobre panfletagem!), entregar em reuniões, manter sobre o balcão, usar em uma feira de negócios ou eventos, para tudo isso, etc.
  • Qual seu posicionamento? Posicionamento é o lugar que você quer ocupar nos corações e nas mentes dos consumidores. Dependendo dele, o estilo de seus folhetos criativos pode mudar. Por exemplo: se você quer divulgar uma balada ou uma agência de propaganda, seu folheto poderá ser bastante ousado. No entanto, se você vai divulgar um restaurante refinado ou uma empresa de consultoria, terá que ser criativo sem extrapolar excessivamente em suas ideias!
  • Diferencial competitivo: O que você faz melhor que seus concorrentes e é responsável por atrair seus clientes? Empresas com um benefício forte que as diferenciam da concorrência precisam explorar isso sempre que possível.

Com estes três elementos definidos, agora podemos partir para a criação de um folheto criativo!

Confira: Saiba a diferença entre folder, flyer, panfleto e folheto

4 Maneiras de criar um folheto criativo

Estas 4 dicas podem ser usadas em conjunto, cumulativamente. Assim, uma vai potencializar ainda mais a eficiência da outra. Nem sempre isso é possível e quando se consegue os resultados costumam ser muito bons!

Chamada muito criativa

Esta é a maneira mais usual de criar folhetos criativos e, na verdade, é usada em diversas outras formas de propaganda, principalmente em anúncios e outdoors. Uma vantagem desse tipo de chamada é atrair a tenção para o que está escrito no resto do folheto, fazendo o público ler. Veja alguns exemplos:

Imagine um folheto com este texto:

Cachorro perdido!

Se encontrar o cachorro da foto, traga para o endereço abaixo.

Recompensa: banho grátis.

E no lugar da imagem do carrocho haveria um quadrado vazio com a seguinte inscrição: cole aqui a foto do seu cachorro!

Não seria uma maneira criativa de atrair clientes para um Pet Shop?

Ou este:

Consegue ler este texto?

Imagine que a frase acima comece bem grande é vá sendo repetida várias vezes, diminuindo de tamanho até ficar ilegível. Depois disso vem o texto:

Se você não passou da linha X, procure seu oftalmologista.

Não seria um folheto bem criativo para uma campanha de saúde pública?

Imagens cativantes e direção de arte perfeita

Fuja do comum e procure um bom designer para criar seus folhetos! Imagine um folheto em que a capa fosse a foto de uma fruta, um limão por exemplo, muito bem tirada e sobre um fundo em outro tom de verde. E nada escrito. Isso chama a atenção e pode fazer a pessoa virar o verso dos folhetos e descobrir que se trata de uma quitanda orgânica ou uma loja de sucos. Veja alguns exemplos parecidos que achamos no Pinterest:

Folhetos criativos

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Recortes e dobras criativas no folheto

Esta é uma ideia que funciona muito bem. Se faz um corte na capa do folheto (neste caso um folheto com dobra) que revela parte de um desenho dentro do folheto. Ao se abrir, o contexto é outro, revelando algo que o cliente não esperava. Outra tática que traz efeito semelhante é dobrar seu folheto de uma maneira bastante diferente. Confira mais exemplos colhidos no Pinterest para entender isso melhor:

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Formato de outras coisas

Imagine uma loja de antiguidades cujo folheto de propaganda fosse uma daquelas capas grandes de discos de vinil antigos? Ou uma loja de sapatos que acrescenta furos e os próprios cadarços de um sapato entrelaçados no folder, com um laço, e dizendo:

Solte o laço e descubra a surpresa que preparamos para você!

Ao abrir o folheto, o cliente descobre que há uma promoção para quem levar o folheto até a loja.

Confira mais este exemplo colhido no Pinterest em que um aparente singelo folheto se transforma na maquete de um quarto decorado:

Folhetos criativos

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Veja também: 20 modelos de folhetos sensacionais para você se inspirar

Independente da maneira que você achou mais adequada para a criação de folhetos, você pode contar com a We Do Logos para isso, a maior plataforma criativa da América Latina.

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Você faz seu pedido de folheto criativo, site, logo e muitos outros materiais de comunicação, já definindo preço e prazo, e rapidamente recebe diversas opções. E pode pedir quantas alterações quiser.

Saiba mais: Como funciona a We Do Logos

We Do Logos

Sobre o autor dessa postagem

Gustavo Mota

Fundador e CEO da We Do Logos, 35 anos, formado em design gráfico, pós-graduado em Marketing pelo IBMEC. Trabalha com internet há 17 anos. Possui larga experiência em soluções online e fundou uma das primeiras plataformas brasileiras de crowdsourcing, a We Do Logos. Apaixonado por empreendedorismo, é professor de inovação e planejamento, é mentor de startups, consultor do Sebrae/RJ, colaborador e palestrante da Endeavor além de mentor e palestrante de diversos eventos em todo Brasil como o Startup Weekend, Semana Global de Empreendedorismo, Semana do Micro Empreendedor e Feira de Empreendedorismo.

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