Folder institucional: uma mostra da qualidade de sua empresa

Folder institucional é um material nobre, de alta qualidade, que apresenta sua empresa ou negócio como um todo, sem focar em produtos ou serviços específicos, mas em sua estrutura, nível de atendimento, ramo de atuação, cases de sucesso, instalações, filiais, tecnologia empregada e outras informações que forneçam um quadro amplo de sua empresa. Eventualmente, um pequeno portfólio dando uma visão geral dos serviços e produtos ofertados também pode fazer parte de seu folder institucional.

eBook-2015-11-06-Marca-forte-ajuda-a-vender-Blog-e-Email-CTA-600x200px

Saiba mais: A importância do design de comunicação visual na empresa

Para criar materiais de qualidade, sejam institucionais ou de promoção e divulgação de produtos ou serviços, é preciso contar com profissionais de design capacitados. Mas como conseguir isso por um preço justo?

O restaurante carioca Point do Macarrão conseguiu isso usando um site de concorrência criativa. Fez pedido de logotipo, cardápio, embalagens e outras peças de marketing para a We Do Logos e conseguiu um excelente resultado que logo se refletiu em suas vendas.

Saiba tudo sobre essa história de sucesso:

Blog-BannerCTA - HistoriasDeSucesso

Veja também: Design – um grande fator de competitividade

Confira também todos nossos artigos sobre folder e entenda melhor o que é um folder.

10 dicas para fazer folder institucional com perfeição

As recomendações para fazer um folder institucional se dividem em técnicas, de layout e de conteúdo.

Dicas para produzir seu folder institucional

1- Escolha do papel

O mais usado é o couché fosco, que dá muito mais elegância e qualidade ao material. O couché com brilho também é uma opção, mas confere uma aparência mais de varejo, devido ao brilho.

Leia nosso artigo completo sobre o tipo de papel para folder.

2- Gramatura do papel

Folders institucionais devem ser firmes, sem amassar ou dobrar com facilidade. Por isso, a gramatura sugerida deve ser de 150 mg/m2 ou mais, mas não muito além disso.

3- Tamanho do papel

O usual é usar o tamanho A4 quando o folder está fechado. Mas é possível fazer um folder menor, com um A4 deitado e 3 dobras. Fica mais semelhante a um folheto, tudo vai depender de seu orçamento.

Saiba tudo sobre o tamanho do folder.

4- Número de dobras

Com 2 dobras você terá 3 folhas, o que corresponde a 6 páginas, um espaço que costuma ser suficiente para um folder institucional. Mas é possível fazer com mais dobras, se achar necessário, ou fazer um grande folder, incluindo páginas internas afixadas com grampos e formando uma brochura com material de qualidade.

CTA21-Blog2016-600x200px-Folder-001

A We Do Logos conta com quase 80 mil designers preparados para fazer seu folder. Confira aqui este projeto de criação de folder para uma empresa que fornece suprimentos para navios. Realmente os folders enviados por nossos designers ficaram muito bonitos!

Estruturando o conteúdo institucional do folder

Normalmente se divide o conteúdo em capa, miolo e verso. Confira nosso artigo completo sobre como definir a estrutura de um folder institucional.

5- Capa

A capa de um folder institucional deve ter uma imagem muito bonita e, normalmente, inclui o logotipo da empresa e seu slogan. Mas, se você quiser aproveitar melhor o espaço interno, também pode incluir na capa:

  • Chamada curta com no máximo umas 8 palavras explicando melhor seu negócio.
  • Parágrafo curto, máximo de 3 linhas, para explicar mais alguns detalhes do negócio.
  • Lista de bullets já antecipando o que aparecerá no interior do folder.

6- Miolo

Miolo são as páginas internas do seu folder. Se você tiver optado por não colocar a chamada, parágrafo curto e bullets na capa, pode colocar isso na primeira página. Em seguida, detalhe cada um dos assuntos dos bullets, sempre começando por uma chamada criativa. Os temas devem ser os diferenciais de sua empresa e outras informações gerais, como tecnologias usadas, porte, segmento de atuação, mercados em que opera, lista de produtos e serviços, endereços de matriz e filiais, missão, visão e valores, detalhes sobre as instalações, prêmios e certificações, depoimentos de clientes, lista de clientes e muito mais.

7- Verso da última aba

Usualmente se reserva esta parte para dados como endereços, contatos, site, e-mail, mapas de localização etc.

Confira nesse artigo dicas para criar o conteúdo do seu folder institucional.

Layout para folders institucionais

É realmente muito importante que o layout de seu folder institucional retrate o posicionamento de sua empresa e destaque seus diferenciais.

8- Elementos

Use as cores de seu logo de forma a respeitar a identidade visual da empresa. Além das cores é preciso definir elementos como tipografias (que são os tipos de letras), ícones, formas, grafismos, fotos, ilustrações e infográficos. O ideal é contratar um designer profissional para isso.

9- Fotografias

Vale um alerta especial para as fotos: sempre em alta definição e de nível profissional. Fotografias de suas instalações e colaboradores com baixa qualidade podem comprometer seu folder.

10 – Ilustrações e infográficos

São maneiras excelentes de explicar melhor para seus clientes os processos usados em sua empresa, números contábeis, mercados em que atua e muitos outros dados que necessitam de uma ajuda visual para ficarem mais claros.

Confira: Guia: tudo para fazer uma excelente impressão de folder

Como você viu, é muito importante produzir um folder institucional de alta qualidade. E para isso, nada melhor que usar a maior plataforma de criação da América Latina e conseguir essa qualidade desejada com um ótimo preço e diversas outras vantagens.

Tabela-comparativa-1

Seja para fazer folder, logotipo, papelaria ou diversos outros matérias, é muito fácil usar a We Do Logos. É só fazer seu pedido, escolher o prazo e quanto quer pagar. Você recebe as primeiras opções de arte rapidamente e solicita quantas alterações desejar. Além disso, temos um compromisso de satisfação total com nossos clientes, ou devolvemos seu dinheiro em até 5 dias úteis!

We Do Logos